Clara versus Gema de ovo: quem é mais saudável?

Olá pessoal!

Hoje vim falar de um dos protagonistas da nossa cozinha: o ovo! Lotados de proteína, os ovos são uma maneira fácil e rápida de obter esse nutriente essencial. De omeletes na parte da manhã a um quiche no jantar, ele está sempre presente, principalmente no cardápio de quem deseja perder gordura e aumentar massa muscular. Já fiz um post sobre ele, mas muitas pessoas têm dúvidas e me mandam perguntas sobre como ou quanto consumir de ovo por dia. Como já falei por aqui, os estudos são extremamente contraditórios, mas muitos deles defendem o consumo tanto da clara como da gema. A grande questão é: quanto consumir? É seguro consumir quantas gemas você quiser por dia? Isso varia muito de acordo com a conduta do profissional, mas se a pessoa já possui o colesterol elevado, é necessário olhar o caso com mais atenção.

Mas a gema não pode ser deixada totalmente de lado e levar a fama de vilã… Apesar de oferecer gordura, ela fornece MUITAS vitaminas e nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do seu organismo.

Se você procura por vitamina A, vitamina B12, vitamina D, cálcio, ácido fólico e Ômega-3, coma a gema. Além disso, ela oferece retinol, nutriente essencial para a regeneração da pele e mucosas e a colina, vitamina do complexo B fundamental para o funcionamento das células do sistema nervoso, melhorando a sua memória e concentração (se você é estudante, experimente acrescentar de 1 a 2 ovos cozidos em seu café da manhã … Facilita o aprendizado e deixa sua memória afiada!) A colina também previne o envelhecimento precoce das células e por isso é considerada um nutriente essencial na prevenção de doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer.

Alô grávidas e mulheres que estão amamentando: um aporte adequado de colina é MUITO IMPORTANTE para a formação do cérebro do bebê!

A gema do ovo também é rica em biotina, outra vitamina do complexo B importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e para você manter unhas e cabelos saudáveis, fortes e bonitos! E o que seria de cabelos e unhas bonitas se os olhos não estiverem bons para olhar?! Por isso, mais uma boa notícia: a gema também é fonte de luteína e zeaxantina, carotenoides essenciais para saúde dos olhos, prevenindo a catarata.

Olhem a tabelinha que fiz para vocês compararem os nutrientes da clara e da gema e tirarem suas conclusões:

    1 clara     1 gema
Calorias

16

54

Gordura total (gramas)

0

5

Gordura saturada (gramas)

0

2

Colesterol (miligramas)

0

210

Sódio (miligramas)

55

8

Carboidrato (gramas)

0

1

Fibras (gramas)

0

0

Açúcares (gramas)

0

0

Proteína (gramas)

4

3

Vitamina A (IU)

0

245

Vitamina B12 (microgramas)

0

0.3

Vitamina D (IU)

0

18.2

Cálcio (miligramas)

2.3

21.9

Folato (microgramas)

1.3

24.8

Potássio (gramas)

53.8

18.5

Selênio (microgramas)

6.6

9.5

Omega-3 (mg)

0

38.8

Se sua preocupação é o colesterol, saiba que a recomendação diária desse nutriente é de 300 miligramas por dia. Isso significa que você pode desfrutar de uma gema por dia com tranquilidade. Na realidade, alguns estudos mostram que o colesterol da gema do ovo é inofensivo, mas na dúvida, fique de olho no consumo exagerado de outros alimentos ricos em colesterol quando consumir ovos, como carne vermelha, leite e derivados.

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

6 Comentários

  1. por DORANICE CAJE DE CARVALHO - 18 de maio de 2014  22:30 Responder

    PECO QUE PASSE ALGUMAS INFORMAÇÕES QUERO QUE AS PLAQUETAS DA MINHA FILHA SUBA QUAL A MELHOR ALIMENTAÇÃO QUE POSSO DA PARA MINHA FILHA

    • por giovana - 21 de maio de 2014  11:06 Responder

      Olá Doranice!

      Primeiro precisaria saber a causa da queda de plaquetas no caso de sua filha. Mas em caso de anemia é necessário aumentar o consumo de ferro. Inclua alimentos como espinafre, filão, agrião, lentilhas, fígado... A cenoura, o aipo e a beterraba também são alimentos indicados, crus ou cozidos. O alho também pode ajudar e a alimentos ricos em vitamina C como kiwi, morangos, limão, melão, laranja, acerola... Espero ter te ajudado e qualquer coisa me procure. Super beijo!

    • por giovana - 22 de novembro de 2014  13:29 Responder

      OBRIGADA Doranice!!!
      Fico feliz em fornecer essas informações a todos vocês. Espero ajudar SEMPRE!
      UM SUPER BEIJO,
      GIOVANA MORBI

  2. por Julio Laghetto - 30 de novembro de 2014  7:12 Responder

    Olá . É domingo e espero que o seu seja ótimo. Preciso saber quais alimentos são mais ricos em ferro. Parabéns por suas dicas na Transamérica. Obrigado.

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