Suco verde e hipotireoidismo: ele é realmente ruim para você?

Olá pessoal!

Na semana passada uma revista de circulação nacional fez uma matéria sobre o suco verde. O artigo deixou muitas dúvidas no ar: “Então o suco verde faz mal?”, “Devo parar de tomar?”. Primeiramente gostaria de me posicionar sobre o que vem acontecendo. A internet, as revistas, a televisão… A mídia em geral bombardeia o público quando o assunto é Nutrição. Mas esta ciência é coisa séria e deve haver responsabilidade ao se transmitir qualquer tipo de informação sobre alimentação. As pessoas estão alucinadas e confusas com  tanta informação contraditória e por isso darei o meu parecer sobre o suco verde, mais especificamente sobre a couve, que ficou como a  vilã da história.

A primeira matéria sobre o assunto foi publicada no jornal The New York Times e sugeria que a couve pode não ser um bom alimento como se pensava. Na verdade, dizem os autores, a couve não seria um alimento saudável e poderia causar problemas de tireoide. Entendo a preocupação, porém não há necessidade de pânico e nem que você jogue fora toda sua couve. Pelo contrário.

A INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA

suco verde 2

Temos que entender uma coisa para começar a debater este assunto: nós somos diferentes! NINGUÉM É IGUAL! Cada organismo é um e, portanto, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Todos os dias vivencio isso em meu consultório: pessoas e organismos completamente diferentes. Enquanto o leite faz bem a uns, é um verdadeiro veneno para outros, o que não dá a esse alimento título de mocinho ou vilão. Ele simplesmente age de formas diferentes, dependendo do organismo. Se você apresentar algum tipo de intolerância ao leite, ele será um veneno para sua saúde, o que não o torna um alimento ruim. Por isso é importante você consultar um(a) nutricionista antes de retirar ou incluir alimentos em sua rotina alimentar. Eu, Giovana, como couve quase todos os dias… Seja na refeição ou em sucos e minha tireoide é extremamente saudável. Mas só porque EU não tenho problemas ou sintomas decorrentes disso, não quer dizer que isso não possa acontecer. Na verdade, isso é uma grande dúvida e mais estudos são necessários para bater o martelo. A questão é que A MAIORIA das pessoas não tiveram problemas com o consumo diário de couve e não é a toa que ela foi e é considerada um SUPERALIMENTO.

Vamos entender como começou essa história…

A maioria dos estudos que colocam a couve como “vilã” envolvem quantidades consumidas em excesso, ou melhor, em quantidades absurdas. Já falei por aqui e sempre repito: NADA EM EXCESSO FAZ BEM. NADA! O equilíbrio é a palavra-chave quando o assunto é alimentação. Por exemplo: em um dos casos expostos, uma chinesa de 88 anos comeu de 1 a 1.5 Kg de couve (cerca de 15 copos), diariamente durante meses na tentativa de controlar sua glicemia, pois era diabética. Resultado: ela desenvolveu um quadro de hipotireoidismo grave e entrou em coma. Existe uma explicação fisiológica complexa para isso: em vegetais como a couve, repolho e outros existe uma substância chama pró-goitrina que dá origem a goitrina. Esta, por sua vez, é uma substância inibidora dos hormônios tireoidianos, o que pode levar ao desenvolvimento do hipotireoidismo. No caso da chinesa, por seu consumo EXCESSIVO (extremamente excessivo!!), esta substância estava em quantidades altas em seu organismo, o que impediu a síntese do hormônio da tireoide.

couve

Outra explicação está nos íons de tiocianato, também presente na couve, que competem com o iodo no organismo.  Ou seja, se esta substância está em maior quantidade, impede a absorção do iodo, nutriente essencial para o bom funcionamento da tireoide. É comum acontecer isso quando a pessoa já apresenta deficiência de iodo. Outra coisa que não foi mencionado neste estudo de caso foi: o que mais ela comeu durante esses meses? Será que estava sacrificando o consumo de outros nutrientes, provenientes de outros alimentos, que poderiam impedir que o quadro de hipotireoidismo se instalasse?

Acho difícil consumir 15 copos de couve todos os dias, por isso, antes de tirar qualquer conclusão sobre qualquer assunto, é importante verificar de onde surgiu a informação e considerar as diferenças entre os indivíduos quando você ouvir afirmações como “Tal alimento faz mal”. Afinal, nem tudo é o que parece. Devemos levar em conta o interesse econômico por trás de toda “nova moda” na Nutrição. A indústria movimenta MUITO dinheiro com a venda de suplementos. Seria interessante considerar ALIMENTOS DE VERDADE como grandes vilões da alimentação, ou não seria?

Variando a dieta…

suco verde não diferente

O ideal é ter uma alimentação balanceada e variada. Costumamos comer AS MESMAS COISAS TODOS OS DIAS, e isso pode resultar em excesso de alguns nutrientes e deficiência de outros. Os alimentos se complementam e é importante varia-los para garantir seu consumo de todas as vitaminas e minerais. Dessa forma, evitamos desequilíbrios fisiológicos. Repetindo: QUALQUER COISA PODE SER PREJUDICIAL QUANDO CONSUMIDA EM EXCESSO, até mesmo água! Uma folha de couve pela manhã em seu suco verde certamente não causará hipotireoidismo ou qualquer desordem metabólica. Agora, se você tomar suco verde o dia todo, todos os dias, durante meses, ai sim pode haver problemas. Assim como se você consumir whey protein (proteína do soro do leite) todos os dias, durante o dia todo em shakes e receitas, pode ser que desenvolva problemas renais, principalmente se tiver predisposição ao problema. Brinque com as frutas e vegetais e modifique sempre as receitas de seus sucos. É divertido experimentar novos sabores e cores.

Outros desequilíbrios podem levar ao problema…

Como mencionei acima, TODOS SÃO DIFERENTES e, portanto, os problemas com a couve podem aparecer sob duas condições: a pessoa consumir couve em excesso e já apresentar algum tipo de desequilíbrio hormonal ou nutricional. Alguém sem nenhum problema como esses, talvez possa consumir um quilo de couve por dia e nada desenvolver, afinal ela não tem PREDISPOSIÇÃO ao problema.

O Suco Verde

Com toda essa história, o suco verde entrou em pauta. Hoje é um “modismo”, mas eu tomo há anos e só me trouxe benefícios. O suco, principalmente o prensado à frio, é uma  maneira fantástica de fornecer nutrientes rapidamente ao seu organismo, mas deve haver moderação, como tudo na vida. No desespero de emagrecer, muitas pessoas acabam fazendo dele uma refeição. O problema é que fazem isso em TODAS as refeições e durante alguns dias (ou muitos dias) na esperança de conquistar a barriga dos sonhos. Infelizmente isso é ilusão: se usado de maneira incorreta e se a pessoa já possuir predisposição ao hipotireoidismo, pode SIM haver complicações. Os nutrientes são muito concentrados em sucos e quuando consumidos de uma só vez,  pode agravar condições de saúde PRÉ-EXISTENTES. Pense em quanta couve e outros produtos são utilizados na preparação do suco. Você consumiria tudo isso, em sua versão sólida, ao mesmo tempo? Portanto, tomar seu suco verde pela manhã ou no lanche da tarde não oferece riscos. O problema seria você, que apresenta predisposição ao hipotireoidismo, tomar o suco verde o dia todo, durante um tempo indeterminado.

A couve não é culpada de tudo: causas da disfunção da tireoide

delícia de couve

Depois disso tudo, a couve ficou com má reputação quando o assunto é tireoide, como se fosse a única culpada pelo aparecimento de disfunções da glândula, quando na realidade, o excesso (e estou falando de quantidades absurdas!) é que PODE gerar o problema. Existem outras causas comprovadas que levam a problemas tireoidianos e uma delas é a deficiência de iodo. Hoje, o sal que consumimos no Brasil é iodado. Por outro lado, muitos evitam o consumo de sal pelos problemas decorrentes de seu consumo e aqui caímos na mesma questão do EXCESSO. Mas se você prefere reduzir o sal de sua dieta, há outras fontes excelentes de iodo como frutos do mar, alga marinha, spirulina, peixes de água salgada, chorella e leite e ovos (desde que provenientes de animais que tenham pastado em solos ricos em iodo ou alimentados com rações que contém o nutriente), além de vegetais provenientes de solos ricos em iodo.

Ingestão de flúor também pode influenciar a eficiência da glândula tireoide. Muitas vezes, ele é utilizado no tratamento do HIPERTIREODISMO, pois pequenas quantidades podem afetar a eficiência da mesma.

Por último, existem produtos químicos comuns a que somos diariamente expostos que também podem influenciar a função da tireoide. Um estudo descobriu que um produto químico utilizado em tapetes e outros produtos de uso doméstico têm sido associados a mudanças adversas na tireoide de homens e mulheres.

Na raiz dos desafios relacionados a glândula ainda há o debate sobre qual a porcentagem da doença é hereditária/genética versus causas ambientais. De qualquer forma pessoal, existem inúmeros fatores além do consumo de couve que poderiam levar ao desenvolvimento do hipotireoidismo. Não acho que a couve deve ser o alvo e, definitivamente, não deve estar na “linha de tiro” da forma como foi colocada, sendo o seu consumo considerado insalubre.

Você deve se preocupar?

Então, você ainda está preocupado(a) com seu consumo de couve? Provavelmente não. A menos que você apresente algum problema de saúde que pode ser agravado pelo consumo de vegetais verdes crucíferos ou se você toma o sucos repletos de couve o dia todo, sem adicionar outras fontes de alimentos em sua rotina.

No mais, espero que o recente “susto” com o suco verde sirva para EDUCAR as pessoas e trazer uma maior consciência da complexidade dos desafios da área da saúde e como pode ser injusto ou perigoso simplificar assuntos como este. Nem tudo que é bom para seu amigo ou amiga, pode funcionar para você. Você tem predisposição a doenças? Você possui intolerâncias? Então, consulte um(a) nutricionista para ver o que realmente fará bem a você. E viva o suco verde!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

233 Comentários

  1. por Lucimar spSilva - 17 de maio de 2014  9:30 Responder

    Bom dia. Li sua explicação a respeito da couve. Eu tomo todos os dias pela manhã, sempre acompanhado de alguma fruta como, maçã, maracujá, pera, laranja, abacaxi. Todos os dias adiciono uma fruta diferente. Comecei a tomar como um suco detox. Tenho problema de tireoide mais nunca tinha visto como algo que prejudicasse, mais apenas como um suco em meu cafe da manhã. Nunca comentei com a minha nutricionista, mais na proxima consulta falarei, ja tenho 50 anos e ja tomo a mais de tres meses e raramente deixo de tomar. Gostei da forma em que explicou. Obrigada.

    • por giovana - 21 de maio de 2014  11:01 Responder

      Olá Lucimar! Certamente não te prejudica... O que prejudica é o excesso! Na época em que fiz essa matéria havia saído uma matéria de grande circulação que abordou sobre este assunto e achei melhor explicar para as pessoas não ficarem assustadas! Super beijo!

    • por tania - 18 de junho de 2015  7:42 Responder

      Bom dia! Meu nome é tania tenho 52 anos e tenho hipotiroidismo,mas fiquei triste com todo este comentário sobre a couve,pois eu amo soco de couve e tomava todos os dias varias vezes ,mas quando soube eu parei,porem ele me faz muito bem. Gostei muito da sua matéria.

      • por giovana - 22 de junho de 2015  15:31 Responder

        Oi Tania!

        Pode tomar com tranquilidade. A mídia espalha coisas muitas vezes de forma errada, e foi o que aconteceu com a couve. Mas é um ótimo alimento para a saúde e duas folhas não alteram o funcionamento da tireoide. Um beijão, Giovana Morbi

    • por Rosa Souza - 15 de setembro de 2015  12:27 Responder

      Eu tinha algumas dúvidas sobre o suco verde! Mas foram esclarecidas depois que eu li sua matéria. Faz um mês que eu comecei a tomar suco verde pela manhã. Coloco couve e outras frutas como maçã verde, kiwi, banana, limão e pepino, para ajudar a triturar coloco um pouco de água de coco ou um pouco de chá verde gelado. Giovana parabéns pela sua excelênte matéria!

      • por giovana - 16 de setembro de 2015  11:35 Responder

        Oiii Rosa!!!
        Obrigada minha linda, fico feliz que tenha gostado e principalmente te ajudado a esclarecer dúvidas.
        Um beijão,
        Giovana Morbi

  2. por Viviane - 26 de maio de 2014  22:18 Responder

    Olá!!
    Amei sua explicação!
    Tenho Tireoidite de Hashimoto, tomo o Puran de 0,25 mcg. também possuo 3 nódulos na tireoide.. Estava tomando o suco com uma folha de couve, fruta, gengibre e limão. Um copo por dia, mas depois de ver algumas coisas na internet resolvi trocar a couve por espinafre. Depois fiquei sabendo que o espinafre além de não poder ser consumido cru, também prejudicaria a tireoide. Conclusão: Parei com tudo.. Não tomo mais suco verde. O que vc me aconselha? E quanto ao espinafre? Não pode ser cru? E o efeito dele na tireoide?

    Muito obrigada.

    • por giovana - 28 de maio de 2014  11:41 Responder

      Olá Viviane! Pode continuar tomando... O suco verde só é prejudicial para tireóide se tomado em quantidades absurdas! Equilíbrio é tudo na vida! Super beijo, Giovana Morbi

      • por Viviane - 30 de maio de 2014  20:07 Responder

        Oi!! muito obrigada pela rapidez em responder!!!!!
        E quanto ao espinafre? Pode ser consumido cru?
        Muito obrigada mesmo,
        Viviane

        • por giovana - 4 de junho de 2014  13:42 Responder

          Pode sim Viviane! Sem problema...Só o consumo exagerado pode te causar problema... Não é o caso! Super beijo!

          • por Viviane - 4 de junho de 2014  21:08

            Muito Obrigada!!

  3. por juliana - 29 de maio de 2014  0:47 Responder

    oiee queria saber se tomar o suco verde mais de uma vez ao dia faz mal?

    • por giovana - 30 de maio de 2014  16:22 Responder

      Oi Ju! Não faz mal não... O que faz mal é tomar o dia todo como única opção de alimento. Super beijo, Giovana Morbi

  4. por Marco Antonio de Souza - 13 de junho de 2014  22:28 Responder

    Boa noite,
    Acompanhando suas dicas pela manhã no programa esportivo Esporte de Primeira da Transamérica, gostaria primeiro de te parabenizar pelas dicas, e gostaria também saber melhor sobre alimentação como: frutas e Legumes para o tratamento de de Gordura no fígado e tb gastrite, pois infelismente estou com esteatose hepática e como disse tb estou com gastrite, vc poderia me dar uma dica do que eu posso ou não posso comer, e principalmente alimentos e frutos ricos em Potássio.

    desde de ja agradeço pela atenção e compreensão e parabéns pelas dicas.

    Abraços
    Atenciosamente,

    Marco Antonio de Souza

    • por giovana - 22 de junho de 2014  23:28 Responder

      Olá Marco Antonio,

      Tudo bem?

      Primeiramente, obrigada pelos elogios! Fico feliz que goste das dicas na Transamérica. Bom, para começar você deve fazer uma boa reeducação alimentar. Alimente-se de forma adequada, ingerindo frutas, legumes e verduras, cereais integrais, carnes magras, leite e derivados magros também. A quantidade adequada ao seus objetivos devem ser estimadas por um profissional, por isso indico a consulta com um (a) nutricionista, pois isso certamente te ajudará a se alimentar melhor e conhecer as necessidades do seu organismo. Evite alimentos industrializados, ricos em condimentos, refrigerantes, que podem irritar a mucosa e piorar a gastrite. Os melhores alimentos são os naturais! Comer bem, em quantidade adequada, praticar atividade física, e principalmente, controlar as emoções: esse é a fórmula para tratar tanto a gordura no fígado como a gastrite. Todas as frutas, verduras e legumes são indicados, de 2 a 3 porções de cada um por dia. Mantenha uma alimentação diversificada para garantir todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do seu corpo. Espero ter te ajudado de alguma forma.

      Com amor e saúde,
      Giovana Morbi

  5. por Vanessa - 8 de julho de 2014  12:53 Responder

    Oi Giovana,

    Adorei suas dicas! Mto boas e sensatas!
    Me diz uma coisa eu não tenho problemas hormonais na tireóide mas tenho um nódulo na tireóide.
    Isso seria um porblema para tomar suco verde todos os dias pela manhã?

    Abraços,
    Vanessa

    • por giovana - 10 de julho de 2014  12:22 Responder

      Oi Vanessa! De forma alguma... Pode tomar com tranquilidade!!

      Super beijo,

      Giovana Morbi

  6. por josiane jardim de oliveira - 10 de julho de 2014  16:44 Responder

    passei a tomar suco verde, de manha e de tarde, uso abacaxi,couve, maçã, laranja, senti que minha urina ficou mais escura e tive infecção urinaria, gostaria de saber se tem alguma relação com o suco.

    • por giovana - 11 de julho de 2014  13:11 Responder

      Oi Josiane! Eu acredito que não, porém algumas pessoas ao comerem frutas cítricas e abacaxi sente exatamente o mesmo. Tente tirar a laranja e o abacaxi! Faça o suco com a maçã, couve, hortelã e gengibre! Super beijo!

  7. por ellen - 17 de julho de 2014  13:18 Responder

    oi giovana!!! adorei sua materia!!! eu tomei por 4 meses o suco verde ,eu variei bastante nos ingredientes : abacaxi,maça,laranja,cenoura,gengibre,berinjela,melao melancia,enfim ...mais sempre com a couve
    parei por um tempo e quando voltei a tomar no segundo dia tive forte tonturas, parei de novo e agora , depois de 6 meses
    voltei a tomar, e já no primeiro dia voltei a ter as tonturas. tem relação com a couve??? eu uso 2 folhas grandes.
    desde já agradeço ;)

    • por giovana - 21 de julho de 2014  12:56 Responder

      Eu acredito que não Ellen. A tontura pode ser um leve processo de desintoxicação. Os sintomas variam... Pode dar dor de cabeça também, mas só nos primeiros dias. Tente tomar, e se o sintoma persistir, não insista! Super beijo!

  8. por Donizete - 26 de julho de 2014  21:15 Responder

    Ola temo puran 50 todos os dias de manha.Em seguida posso ingerir o suco ou devo esperar quanto tempo?
    Gostaria de saber quantas folhas de couve posso usar por dia?pois estava querendo fazer o suco verde como cubinhos de gelo para utilizar no dia seguinte.Acho mais pratico assim. Quantos copos por dia posso tomar desse suco verde?
    Desde ja agradeço.

    • por giovana - 28 de julho de 2014  16:56 Responder

      Oi Donizete, pode sim, sem problemas. Eu indico de 1 a 2 folhas de couve. Você pode fazer os cubinhos sim. Não terá a mesma quantidade de nutrientes da couve fresca, mas é bem prático e também tem seus benefícios. Beijos, Giovana Morbi

  9. por sonia Paula - 5 de agosto de 2014  15:54 Responder

    Oi, estou tomando o suco verde com linhaça ou mix de cereais pela manhà e á noite, e academia de 40 minutos 5 vezes por semana, já a 30 dias, não emagreci nada neste período, eu já tinha emagrecido 5 kgs com dieta e ração humana antes do suco verde. O que será q está acontecendo?

    • por giovana - 6 de agosto de 2014  12:13 Responder

      Oi Sonia! Provavelmente seu corpo se adaptou a nova condição e precisa de um novo estímulo para continuar perdendo peso. Te aconselho a procurar ajuda profissional para que isso não aconteça... Beijos, Giovana Morbi

  10. por marcelo morato - 19 de agosto de 2014  21:47 Responder

    boa noite, comecei a tomar suco de couve, mas estou preocupado pois tenho glaucoma este nutriente seria prejudicial para o meu problema. obrigado

    • por giovana - 22 de agosto de 2014  12:29 Responder

      Não se preocupe! Couve é um ótimo alimento. Misture de uma a duas folhas em um suco de frutas, como maçã ou abacaxi. Beijos!

  11. por ELIANE - 21 de agosto de 2014  16:07 Responder

    Boa Tarde! Ouvi falar que a couve faz mal para quem tem problemas circulatórios. Isto procede? pois tenho vontade de consumir, mas tenho receio devido a esta informação. Abraços.

    • por giovana - 22 de agosto de 2014  12:28 Responder

      Oi Eliane! Não procede... Pode consumir sim! Beijos!

  12. por Priscila - 18 de setembro de 2014  10:59 Responder

    Oi, Bom Dia

    Vou começar a tomar o suco verde, com espinafre, só que tenho hipertireodismo e tomo 6 comprimidos ao dia.

    Gostaria de saber se isso pode prejudicar em algo no meu tratamento.

    Obrigada

    • por giovana - 18 de setembro de 2014  21:52 Responder

      Oi Pri!

      Não, de forma alguma! Só se você tomar MUITO suco verde, o dia todo, todos os dias e sei que não fará isso!

      Beijos,
      Giovana Morbi

  13. por solange - 23 de setembro de 2014  9:59 Responder

    Olá, bom dia Giovana
    Sei que o assunto aqui é outro, mas estou com uma dúvida, sofro de hipotireoidismo, posso usar o adoçante à base de sucralose?
    obrigada.

    • por giovana - 24 de setembro de 2014  13:49 Responder

      Oi Solange!
      Use com moderação... Tente usar poucas gotas por dia!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  14. por Gabriele - 26 de setembro de 2014  8:59 Responder

    Bom dia!

    Aproximadamente há 12 meses desenvolvi um processo de pigarro muito intenso. Já procurei otorrino, gastro e alergista. Fiz exame de sangue e nada apontou na tireóide! Tomo o suco verde diariamente, é possível existir alguma relação negativa entre o suco e o pigarro?! Poderia fornecer alguma dica de como tratá-lo!
    Obrigada!
    Obs: a forma que você utiliza para explicar é incrível, pois é simples!

    • por giovana - 29 de setembro de 2014  11:14 Responder

      Oi Gabriele!

      Muito obrigada linda! Minha ideia é justamente essa: tornar a nutrição algo simples e aplicável em nosso dia dia, sem mistério!
      Então, não vejo relação entre o pigarro e o suco verde, sinceramente. Eu aconselharia fazer um exame de alergia tardia, um pouco diferente desses feitos com alergistas. Você toma leite? Se a resposta for sim, tente retira-lo da alimentação e observe se o problema é amenizado... Espero ter te ajudado! Super beijo,
      Giovana Morbi

  15. por Letícia Santos - 2 de outubro de 2014  10:27 Responder

    Olá Giovana!
    Ufa! Já estava preocupada gosto tanto de couve e consumo todos os dias (crua) na salada com cenoura.
    Eu não estou exagerando não é? É apenas uma folhinha, no máximo duas por dia!

    Um abraço!

    • por giovana - 3 de outubro de 2014  7:53 Responder

      Não!! Essa quantidade só vai te ajudar... Beijos!!!

      • por andreia - 6 de outubro de 2014  16:31 Responder

        oi tenho hipotireoidismo tomo puran T4 100mg não consigo emagrecer quando começo uma dieta fico ruim parece que não como nada mas com sim so diminuo muito a comida , queria saber se posso tomar o suco de couve todo dia, e saber se tem que ser em jejum estou aguardando resposta.

        • por giovana - 6 de outubro de 2014  19:20 Responder

          Oi Andrea!

          Você já procurou um (a) nutricionista? Com certeza você não está fazendo uma dieta que atenda às necessidades do seu organismo, porque esta sensação não é normal. Quando começamos uma nova alimentação, a tendência é se sentir bem e com disposição.
          Você pode tomar o suco verde todos os dias e não precisa ser necessariamente em jejum. Na verdade ele é uma forma de se consumir muitas vitaminas e sais minerais provenientes de vegetais de uma só vez. A absorção desses nutrientes também é mais fácil, já que o suco é líquido e por isso tem sua absoração facilitada! Te fará muito bem!

          Beijos,
          Giovana Morbi

  16. por enilde - 16 de outubro de 2014  10:05 Responder

    Parabéns!
    Amei a sua matéria, mais explicado do que isso é impossivel! Está bem claro!

    um grande abraço

    Enilde

    • por giovana - 17 de outubro de 2014  11:19 Responder

      Que bom que gostou Enilde!!!

      Fico muito muito muito feliz =D

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  17. por michaela gerstner - 23 de outubro de 2014  22:42 Responder

    Olá Giovana!
    Estou tomando o suco verde com gengibre, 1/2 limão. couve, espinafre, suco de laranja, abacaxi, caldo de beringela. Me sinto muito bem parei de tomar leite com capuchino trocando por dois copos de suco. A noite como somente verduras ou legumes e isto a um mês. Tenho hipotirodeimo. Sempre tive alto colesterol acima do limite e achava que era hereditário, depois começou a aumentar o triglicérios, e no último exame estava no limite para desenvolver diabetes, foi quando decidi tomar o suco verde. Fiz a pouco os exames e todos os índices de colesterol, triglicérios e até a ameaça de uma diabete passou a índices normais. Fiquei tão contente que vou ao médico e perguntar se paro de tomar todos os remédios que tomava até então pois todos os índices estão normais. Porém o hipotiroidismo o índice diminuiu inclusive já me alertaram que preciso aumentar a dose. É por causa do suco verde que diminuiu os índices da tiróide? Mas os outros índices foram para o índice normal devo me preocupar e parar com o suco? Ou tirar a couve? E outra todos dizem que emagrecem eu não emagreci nenhuma grama com toda esta alimentação regada.

    • por giovana - 29 de outubro de 2014  10:01 Responder

      Oi Michaela, você toma 2 copos por dia e só come vegetais à noite? Eu reduziria para um copo pela manhã e não limitaria o jantar somente a vegetais. Não posso afirmar que o hipotireodismo é por conta disso. Para responsabilizar a couve por isso você teria que consumir uma quantidade absurda deste alimento e o hipo tireoidismo tem diversas causas. Esta alimentação é muito benéfica para reduzir o colesterol e triglicérides, mas talvez esteja faltando outros nutrientes importantes, e por esse motivo você não consegue emagrecer. Marca uma consulta pra gente conversar melhor, assim dou uma olhada em exames e consigo entender melhor seu caso. O telefone é 2769-1603. Espero te ajudar!

      Beijos,
      Giovana Morbi

      Beijos

  18. por MARIA DE FATIMA RODRIGUES SILVA RIOS CATE-D1B1-G9 - 24 de outubro de 2014  0:07 Responder

    Boa Noite Giovana!
    Eu faço uso diário pela manhã em jejum do couve já tem algum tempo, as vezes com leite desnatado ou só com água, porque tenho gastrite. Tenho percebido que melhorou bastante e até as dores que sentia nas pernas não tenho mais. Gostaria de saber se posso continuar ou parar por um tempo.Sou hipertensa e uso medicação de uso contínuo para a pressão, que é Clortalidona e Sinvastatina para o colesterol.
    Aguardo sua resposta, Abraços.

    • por giovana - 29 de outubro de 2014  10:02 Responder

      Oi Maria!

      Pode continuar, sem problema nenhum! É bom para saúde...

      Beijos,
      Giovana Morbi

  19. por Rosangela Oliveira - 28 de outubro de 2014  13:25 Responder

    Tenho Hipertiroidismo, os hormônios estão altíssimos e a glândula 5x o seu tamanho... Passei 3 anos sem sintomas, tomava suco verde e comia muitas frutas e vegetais... Se voltar a tomar o suco com mais couve será que pode baixar um pouco os hormônios?

    • por giovana - 29 de outubro de 2014  10:07 Responder

      Oi Rosangela!

      Não!!! Só se tomar MUITO suco verde TODOS os dias em TODAS as refeições... Difícil, né?! Vegetais são muito benéficos e não devem ser retirados da alimentação de pessoas com hipotireoidismo. Inclua algas e castanha do pará em sua alimentação que ajuda um pouco no tratamento do problema. Duas castanhas por dia é mais que suficiente... Beijos,

      Giovana Morbi

  20. por Elaine - 30 de outubro de 2014  12:00 Responder

    Boa tarde, amei a materia.
    Descobrir q tenho hiper tireoide, e amo tomar suco verde, teria problema se eu tomase nos intervalos das refeiçoes?entam seria 3 vezes ao dia! Tem problema?

    • por giovana - 3 de novembro de 2014  14:07 Responder

      Oi Elaine! Fico feliz que tenha gostado!
      Não tem problema, mas tente variar sempre a alimentação para garantir todos os nutrientes!
      Super beijo,
      Giovana Morbi

  21. por regina araujo - 12 de novembro de 2014  13:35 Responder

    Eu adorei as explicaçoes mas gostaria de saber doutora se o suco verde faz mal pra quem tem problema de estomago por que comecei a tomar o suco verde mas minha boca nao para de sair afta tem alguma coisa a ver com o suco

    • por giovana - 16 de novembro de 2014  12:30 Responder

      Depende do que você está colocando no suco Regina... O que costuma colocar?! Beijão!

  22. por Fernando - 17 de novembro de 2014  20:30 Responder

    Boa noite!
    Entrei na onda do suco verde, na tentativa de controlar meu peso depois de parar de fumar.
    O suco (2 folhas de couve+berinjela+outros), tomado 2 litros em media por dia ou dia sim e dia não, junto com exercícios moderados 3x por semana e mudando alguns hábitos alimentares, me fez perder 6 kg em 1 mês.
    Comi normalmente durante esse tempo e de final de semana continuei com alguma guloseima também.
    Não senti nenhum efeito até agora. Nenhum estranhamento no organismo.
    Pelo contrário, me sinto mais leve e sem vontade de comer tanto quanto comia antes.
    Parece que 2 litros é muita coisa mas pensando em um dia inteiro, os alimentos presentes no suco estão bem distribuidos, pois tomado ao longoo do dia, varias vezes, sem substituir refeição nenhuma.
    Será que mesmo assim posso sofrer algum efeito?

    • por giovana - 22 de novembro de 2014  13:29 Responder

      Oiii Fernando!

      ADOREI seu relato... Você não terá problema algum! Acho que está fazendo algo bem saudável e deve ter perdido peso sem nenhum tipo de restrição por fornecer ao organismo o que ele precisa para funcionar bem. O que acho interessante que faça (não só você, mas todas as pessoas devem fazer) são alguns exames periódicos, que podem comprovar o quanto a dieta foi boa ao seu organismo. O exame de composição corporal por uma nutricionista (pode ser eu =D) também vai mostrar se a dieta foi eficiente...Assim você poderá ver quanto de massa magra e gordura tem no corpo.
      Mas se você está se sentindo BEM, creio que está saudável! E o que você disse está certo: a distribuição dos vegetais ao longo do dia deve ter feito toda a diferença. Você deve ter acertado na dose!

      PARABÉNS!
      BEIJOS,
      GIOVANA MORBI

  23. por ADRIANA - 23 de novembro de 2014  21:44 Responder

    Olá, Geovana!

    Parabéns pela matéria e pela disponibilidade em responder aos inúmeros questionamentos!Retirei a tireoide, tomo diariamente puran de 150 e gostaria de saber se posso tomar o suco verde. Costumo tomá-lo com couve, maçã( ou abacaxi), pepino, gengibre e, às vezes limão.
    Desde já agradeço.
    Abraços,
    Adriana.

    • por giovana - 25 de novembro de 2014  11:25 Responder

      Pode tomar sim Adriana!!! Sem problemas... Um beijão!!!

  24. por elisangela - 26 de novembro de 2014  8:10 Responder

    Comecei a tomar o suco hoje, mas estou sentindo enjoo no estomago e uma leve dor de cabeça. Tomei no café da manhã, coloquei 2 folhas de couve e exprimi dois limões e coloquei gengibre. Queria uma dica de como faze-lo no café acho que não fiz certo.

    • por giovana - 30 de novembro de 2014  19:27 Responder

      Oiii Elisangela! Acho que ficou muito forte para você essa combinação... Tente essa> 1 copo (150 m) de água de coco + 1 fatia média de abacaxi + 1/2 maçã + 2 folhas de couve ou espinafre. Essa versão fica bem doce e leve... Um beijo, Giovana Morbi

  25. por Juliane - 27 de novembro de 2014  13:24 Responder

    Olá, tomo o suco com couve todos os dias, um copo em jejum, geralmente bato duas folhas de couve, alguns pedaços de gengibre com suco de laranja, sempre tomo em jejum, indiquei á uma amiga e ela me falou que leu que é perigoso tomar suco com a couve pq aumenta a ferritina no sangue. Gostaria de saber se isso é verdade? obrigada

    • por giovana - 30 de novembro de 2014  19:29 Responder

      Oi Juiane! Fala para sua amiga que a informação está errada. A ferritina reflete inflamação ou resistência a insulina. O suco verde sozinho jamais poderia fazer isso... Um beijo, Giovana Morbi

  26. por roberto - 30 de novembro de 2014  22:20 Responder

    Eu tomo herbalife duas vezes ao dia, uma eu adiciono couve e aos finais de semana nas duas, me disseram que tem muito ferro, pode me prejudicar?
    Eu ando e troto em media 12 km por dia, e tenho me sentido otimo com adição da couve, o que fazer.


    Obrigado!

    • por giovana - 3 de dezembro de 2014  7:51 Responder

      Pode continuar! Mal a couve não faz... Só não sei quanto ao Herbalife porque nem sei a composição deste produto. Acho duas vezes por dia muito! Tente diversificar tua alimentação. Um beijo, Giovana Morbi

    • por giovana - 21 de dezembro de 2014  18:33 Responder

      Não irá prejudicar sua tireoide... Isso pode acontecer se for consumida em excesso, que não é o caso. Um beijo, Giovana Morbi

  27. por Marlei Valverde - 17 de dezembro de 2014  22:46 Responder

    Boa noite,tenho hipo,nodulos e cistos na tireoide,estava usando adoçande de sucralose, li em algum lugar que não é indicado para quem tem esta disfunção,gostaria de saber qual o adoçante é indicado.

    obrigada!

    • por giovana - 21 de dezembro de 2014  18:34 Responder

      A estévia é um adoçante natural. No início você pode estranhar o sabor, mas com o tempo se acostuma. Considero uma boa opção! Um beijo, Giovana Morbi

  28. por Cristiane - 22 de dezembro de 2014  18:36 Responder

    Gostaria de fazer uma pergunta. Minha mãe tem 52 anos e já tem alguns anos que ela entrou na menopausa, no início um ginecologista até receitou um hormônio para ela tomar, mas algum tempo depois ela foi em outro médico e o mesmo suspendeu o uso do remédio, falou que ela não precisava tomar. E isso já tem uns 4 anos, ela nunca mais consultou um médico, mesmo sofrendo com a menopausa.
    Enfim, tem alguns meses que ela adquiriu um hábito que está começando a me preocupar. Minha mãe comia folhas verdes, mas bem pouco, ela não gostava muito de hortaliças, mas ela está consumindo uma quantidade anormal dessas folhas.
    Segundo ela surge uma vontade incontrolável de comer todo tipo de hortaliça, em nossa casa tem uma pequena horta, já vi que as vezes ela vai até a horta e come as folhas de couve, almeirão entre outras, até sem lavar....
    Estou achando muito estranho, tem alguma explicação para essa vontade dela? Porque já falei muitas vezes para ir ao médico, mas ela se recusa.

    Desde já agradeço!

    • por giovana - 20 de janeiro de 2015  11:42 Responder

      Olá Cristiane,

      Tudo bem?

      Fica difícil saber apenas com o seu relato, mas existem algumas pesquisas que apontam o seguinte: quando uma pessoa tem atitudes "estranhas" em relação a alguns alimentos, pode ser que seja um sinal de deficiências nutricionais. Também pode ser algo psicológico. Se eu puder ajudar de alguma maneira, me procure e marcamos uma consulta!

      Um beijão,
      Giovana Morbi

  29. por Gisa - 24 de dezembro de 2014  3:12 Responder

    Olha só...tenho problema com hipotiroedismo, tenho tomado 1lt e suco verde todos os dias, de manhã em jejum, antes de algumas refeições e substituo a janta por um copo......tem algum problema nisso? minha receita é o seguinte: -2 folhas de couve, 2 laranjas, 1 lt água e um pedacinho de gengibre.....Obg

    • por giovana - 20 de janeiro de 2015  11:43 Responder

      Acho que você pode reduzir a quantidade de suco. Tome antes da refeição, mas faça uma refeição completa no jantar para não sobrecarregar seu organismo com os minerais. O suco verde é saudável, mas substituir refeições com ele por longos períodos pode levar ao desenvolvimento de deficiências nutricionais, certo?

      Um beijão,
      Giovana Morbi

  30. por Eliane Barbosa - 26 de dezembro de 2014  16:30 Responder

    Boa tarde doutora!!!
    Há uma semana fiquei sabendo do diagnóstico do meu exame que é hipotireoidismo, e comecei tomar o remédio pelo médico, dos sintomas só senti que as unhas estão demorando crescer e passei 3k do meu peso normal que não quer voltar mesmo depois de estar sempre fazendo caminhadas normalmente. Gostaria de saber se mesmo tomando o remédio ainda vou ter mais sintomas, e perguntar também seja posso ir tomando o suco verde que muitos já tomam.
    Obrigada.

    • por giovana - 20 de janeiro de 2015  11:54 Responder

      Olá Elaine!

      Com o tempo o remédio controla os sintomas e você voltará ao peso normal. É importante que continue com atividade física... Não tem problema tomar o suco verde! Pode tomar sim, tá?

      Um beijão,
      Giovana Morbi

  31. por Fabiana de Marcos - 7 de janeiro de 2015  11:28 Responder

    Ameiiiii sua matéria... Tenho hipotireoidismo tomo puran112mg sinto mts dores no corpo e dores d cabeça todos os dias,estou 13k acima do peso sinto mt calor e desânimo como se meu corpo todo estivesse mt pesado....gostaria d saber se posso tomar todos os dias 1folha d couve com maçã laranja e morango pois tomei uns 7dias gostei mas parei devido essa reportagem q a couve faz mal p qem tem hipotireoidismo.... Aguardo a resp.Obrigada

    • por giovana - 20 de janeiro de 2015  15:07 Responder

      Olá Fabiana,

      Tudo bem?

      Pode sim, sem problemas!

      Beijão,
      Giovana Morbi

  32. por [email protected] - 22 de janeiro de 2015  9:36 Responder

    fiquei sabendo sobre a couve ontem por isso procurei no google e achei esta tua reportagem fantastica parabens, tomo o suco com as folhas a mais ou menos um mês, couve, cenoura, maçã, gengibre, abacaxi, beterraba e agua de coco, coloco um pouco de cada o sabor fica otimo e bem equilibrado, esta correto ou exagerado?

    • por giovana - 22 de janeiro de 2015  15:51 Responder

      Eu acho esse suco ótimo!!! Está correto sim... Um beijão e obrigada!!!!

      Giovana Morbi

  33. por eliete chaves - 23 de janeiro de 2015  16:01 Responder

    parabéns pela matéria, pela disposição e o interesse em ajudar!minha preocupaçao é:estou tomando o suco verde(couve,limão,gengibre,maça e adoçante)minhas fezes estão verdes eu fico preocupada em influenciar no meu sangue alguma alteração,como por exemplo a beterraba que ajuda na anemia pela sua cor!tire minha dúvida!obrigada! bjs!

    • por giovana - 26 de janeiro de 2015  15:44 Responder

      Não vai te acontecer nada de ruim... Pode tomar tranquila!

      Um beijo,
      Giovana Morbi

  34. por Leonardo Aguirre - 25 de janeiro de 2015  20:14 Responder

    Olá eu comecei a tomar o suco verde recentemente e tenho problema de hipertireoidismo, tomo o puran 0,25 mcg todos os dias em jejum.
    O suco verde tomo ele no lanche da manhã sempre entre as 9 e 9 e meia da manhã. Gostei muito da sua explicação, logo quando minha tia disse para minha vó eu vim correndo pesquisar, eu gostaria que vc me passasse uma dieta que me ajudasse a controlar a minha tireoide, pois no momento eu estou sentindo que o remedio não está fazendo efeito, e estou sem plano de saude para ir no medico. Eu tomo bastante leite, porem é aquele de caixinha, ele também contem iodo?

    • por giovana - 26 de janeiro de 2015  15:44 Responder

      Oii Leonardo!

      Então, para te passar uma dieta você teria que marcar uma consulta porque não consigo fazer nada direito via online. Anotaq aí o telegone do consultório: 2769-1603. Espero te ajudar!!!

      Ah, leite não tem iodo!

      Beijos,
      Giovana Morbi

  35. por Lana - 29 de janeiro de 2015  10:14 Responder

    Ola, fiquei com uma duvida, eu posso fazer o suco na hora do almoço pra consumi-lo no lanche da tarde, ou ele perde nutrientes?

    • por giovana - 31 de janeiro de 2015  12:17 Responder

      Oi Lana,
      Sempre perde, mas ainda assim vale a pena!!! Pode fazer no almoço e tomar a tarde... Sem problemas!!
      Beijos,
      Giovana Morbi☮

  36. por COIMBRA - 3 de fevereiro de 2015  17:47 Responder

    oi, gostaria de saber se a mistura de certos alimentos, folhas, frutas e legumes trazem algum risco alimentar. E quais?
    Isso durante o preparo do suco.
    Pois vejo uma imensa mistura e o que me deixa um pouco receosa.

    • por giovana - 5 de fevereiro de 2015  13:33 Responder

      Nenhum risco alimentar... A não ser que você seja alérgica ou intolerante a algum componente da mistura. De resto, é muito saudável! Beijo, Giovana Morbi☮

  37. por Sônia macedo - 8 de fevereiro de 2015  15:08 Responder

    Doutora VC é muito gentil agradeço pelas dicas do detox p o figado muito bom

    • por giovana - 9 de fevereiro de 2015  11:44 Responder

      Obrigada linda!!! Um beijão, Giovana Morbi ♡

  38. por Margareth - 10 de fevereiro de 2015  12:41 Responder

    Oi Giovana

    Tenho hipotireoidismo, tomo puran t4 todos os dias de 50,tomei pela primeira vez o suco verde me sentir bem, pois costumo inchar muito no final do dia devido que trabalho de salto alto e sentada.

    Pergunto posso tomar suco verde em jejum e a noite depois que chego da academia, substituindo uma refeição ( jantar)

    Suco: 3 folhas de couve, suco de limão, pedacinho de gengibre, maçã verde e adoçante.

    Obrigada

    • por giovana - 11 de fevereiro de 2015  11:40 Responder

      Olá Margareth!

      Pode sim,sem problemas. Só não substitua o jantar pelo suco muitas vezes, tá? A longo prazo pode desencadear um monte de deficiências, certo? Mas é tranquilo... Para a couve afetar sua tireóide teria que comer MUITA couve!

      Um beijão,
      Giovana Morbi

  39. por Isabellly - 14 de fevereiro de 2015  17:42 Responder

    Olá, tenho hipotireoidismo, gostaria de saber se posso tomar um suco de 200 ml de couve no almoço e de 400ml a tarde todos os dias? e se posso fazer o suco apenas com a couve?. obrigada!

    • por giovana - 21 de fevereiro de 2015  20:49 Responder

      Oi Isabelly,

      Pode fazer só de couve, mas não precisa tomar essa quantidade todos os dias. Tome os 200 ml da manhã e 200 ml a tarde. Beijão, Giovana Morbi ♡

  40. por Fabiana - 16 de fevereiro de 2015  8:44 Responder

    Olá!
    Tomo suco verde todos os dias pela manhã, geralmente rende 2 copos. Uso couve, rúcula, maçã ou kiwi, pepino... Mas adiciono uma colher e meia de mel. Sem mel fica difícil de tomar. Tem algum problema?

    • por giovana - 21 de fevereiro de 2015  20:50 Responder

      Problema nenhum Fabiana! Aliás, deve ser bem gostosa essa receita, hein? Adorei... Um beijo, Giovana Morbi ♡

  41. por Mari - 18 de fevereiro de 2015  10:38 Responder

    Suco da couve com limão pela manha em jejum emagreci?

    • por giovana - 21 de fevereiro de 2015  20:52 Responder

      Não! É nutritivo, faz bem à saúde e pode até ajudar, mas não faz milagre. O que emagrece é comer bem e se exercitar mesmo... Não tem segredo! Um super beijo, Giovana Morbi ♡

  42. por Glaciele - 18 de fevereiro de 2015  19:21 Responder

    boa noite, moro fora do pais e aqui nao encontra a couve, teria um outro tipo de folha que eu pudesse substituir ? Posso tomar esses sucos e amamentar ao mesmo tempo? Obrigada'

    Ps minha mae sempre nos deu suco de couve com laranja cenoura e beterraba eu amava

    • por giovana - 21 de fevereiro de 2015  20:54 Responder

      Oi Glaciele! Onde você mora?
      Pode substituir por qualquer folha verde escura, como espinafre ou escarola. Será que tem aí?
      Essa combinação de frutas e legumes da sua mãe é bem poderosa... Se der, continue tomando!
      Super beijo,
      Giovana Morbi ♡

  43. por Fabiana - 25 de fevereiro de 2015  17:25 Responder

    Gostei mt da sua matéria... Tenho hipotireoidismo tomo puran T4 112 mg, estou 14k acima do peso ,todos os sinto mts dores no corpo todo,estou mt inchada sinto meu corpo mt pesado....estou tendo mt dificuldade p emagrecer e gostaria de saber se eu tomar o suco com uma folha d couve laranja maçã e gengibre me fara mal pq tenho hipotireoidismo,pois estou tomando 4hrs depois do cafe da manha a uns 4dias e gostei mt....

    • por giovana - 2 de março de 2015  12:52 Responder

      Oi Fabi!

      Pode tomar minha linda. O suco vai ajudar a eliminar essa sensação de inchaço e uma folha de couve não fará mal algum para sua tireoide, certo? Espero ter te ajudado.

      Um beijo,
      Giovana Morbi ♡

  44. por MariaTerezinha da Silva - 4 de março de 2015  21:30 Responder

    Boa noite!!

    Acabei de ler sua reportagem e gostei muito! poderia passar algumas receitas de detox para quem já tem o hipotireoidismo?
    Fico sempre na dúvida de quais ingredientes devo misturar?

    Agradeço desde já,

    Maria Terezinha da Silva

    • por giovana - 9 de março de 2015  17:44 Responder

      Oi Maria! Aqui no site você encontra várias receitas de sucos... Você pode consumir todos, desde que tome com equilíbrio, sem exageros, como tudo na vida.Pode tomar tranquila, certo?

      Um grande beijo e obrigada pela mensagem =D

      Giovana Morbi

  45. por Roberta - 7 de março de 2015  22:58 Responder

    Olá, Giovana.

    Tudo bem?

    Fiquei maravilhada com sua matéria e com sua atenção e dedicação com cada um que passou por aqui, respondendo TODAS as perguntas.
    Parabéns pela dedicação e pelo seu profissionalismo.

    Hoje tomei meu primeiro copo de suco verde. Há 1 mês e uma semana estou fazendo dieta com acompanhamento de uma nutricionista muito interessante, onde ela entrega comida na minha casa para todas as refeições do dia. Apenas nesse período eu emagreci 5kg e estou extremamente feliz. De final de semana amo e acho indispensável ver um filminho e comer pipoca feita em casa. Minha nutricionista permitiu, com tanto que eu tomasse um copo de suco de limão (sem adoçar) em seguida. Estava fazendo sem nenhum problema, mas me interessei pelo famoso suco verde.
    Meu suco: uma folha grande de couve manteiga, uma maçã verde, um limão inteiro expremido, mais ou menos um dedo de gengibre e uns 200ml de Feelgood de chá verde. Ficou absurdamente maravilhoso!!! E estou com vontade de tomá-lo o dia todo rs. Gostaria de saber quantas vezes posso tomar por dia? Estava pensando em tomar de manha em jejum, antes do almoço (Pq as vezés tenho vontade de comer mais do que há na porção do almoço), janto umas 19:00, pois estudo a noite e sinto muita fome, e quando voltasse da aula, umas 23:00 tomar mais um copo na ceia. Seriam 3 copos ao dia. O que você acha? Acho importante falar que faço exercicio 3x por semana e tenho um lanche umas 10am (barrinha ou iogurte ou um pouco de passas e etc) e um lanche a tarde, umas 15:30 (mesma coisa). Poderia tomar esse 3 copos ao dia? Pode engordar no meio dessa minha dieta que está fazendo tanto efeito?

    Obrigada e desculpa pelo grande texto rs
    Um grande beijo

    • por giovana - 9 de março de 2015  17:48 Responder

      Oii Roberta, eu acho bem tranquilo tomar esses 3 copos por dia.Eu não sei direito como está sua dieta, mas acredito que não haverá problema algum... Quanto mais nutrientes na alimentação, melhor! Um beijão e muito obrigada pela mensagem, Giovana Morbi.

    • por giovana - 9 de março de 2015  17:55 Responder

      Linda, eu não sei se minha resposta sumiu, então vou mandar novamente. Eu acho bem tranquilo tomar os 3 copos de suco, viu? Creio que não terá mal algum. Obrigada pela mensagem minha linda! Um beijão!

  46. por Neuza Terra - 9 de março de 2015  17:43 Responder

    Então, assisti a entrevista da Marília Gabriela com a Bela Gil e a Bela falou sobre isso mas não explicou. Disse somente que não pode todos os dias pq a couve compromete a absorção do iodo pelo organismo podendo vir a ter problemas de tireóide...fiquei preocupada, pois em casa a família toda consome o suco verde diariamente com couve, hortelã. salsinha, maçã, gengibre e limão!! E agora, nossos exames estão normais, fazemos anualmente, então não devemos nos preocupar? Obrigada.

    • por giovana - 9 de março de 2015  18:02 Responder

      Oi Neuza! Como eu escrevi na matéria, segundo estudos recentes não há comprovação alguma de que uma quantidade adequada de couve prejudica a tireoide. Para isso acontecer você teria que comer uma quantidade absurda por dia desse alimento. Um grande beijo e obrigada pela mensagem! Um beijão, Giovana Morbi

  47. por Neuza Terra - 10 de março de 2015  11:09 Responder

    Muito obrigada pelas informações!! Bjos.

  48. por Raquel - 18 de março de 2015  13:41 Responder

    Oiii Giovana eu tomo suco verde todos os dias coloco 2 folhas , Será que é muito?
    Tomo todos os dias não falho um, será que faz mal ?

    • por giovana - 21 de março de 2015  20:12 Responder

      Não faz! Pode tomar tranquila... Um beijão, Giovana Morbi

  49. por Jozi Gois - 24 de março de 2015  17:25 Responder

    Olá! Já tomo, diariamente, o suco de couve puro há uns 3 meses (batido com água e sem açúcar). Fiz cirurgia de hipertireoidismo e não tomo nenhuma medicação, mas tenho notado dores nas juntas (mãos e pés). Será que tem relação com o suco de couve?

    • por giovana - 30 de março de 2015  11:13 Responder

      Qual a quantidade que você toma e em que momento do dia?

      Você faz exames periódicos? Isso pode ser ácido úrico elevado. Peça ao seu médico! Um beijo, Giovana Morbi

  50. por asoliveira - 27 de março de 2015  17:04 Responder

    Giovana, li todos os comentários e suas respostas. Muito esclarecedor. Este é o meu caso também: hipoglicemia e o receio de consumir a couve (coisa que faço sempre - suco verde diariamente e às vezes couve no almoço - onde pensei até em parar com o suco. Mas agora sei que posso continuar com o divino , o maravilhoso Suco Verde dos deuses. Ah! Até a minha pressão regularizou depois que comecei tomar o suco verde ( faz um ano) e parei de tomar o Losartan. Um abraço.

  51. por Symone - 30 de março de 2015  11:16 Responder

    Amei suas orientações e sua disponibilidade em atender aos seus leitores.
    Tinha uma dúvida (nunca tomei suco detox por ter hipotiroidismo e ouvir que não podeira toma-lo, pois isso me prejudicaria), porém, lendo suas respostas as perguntas anteriores, já entendi e vou começar.
    Obrigada.

    • por giovana - 31 de março de 2015  10:15 Responder

      Oiii Symone, que bom! Fico realmente feliz em ajudar... Super beijo, Giovana Morbi

  52. por Lina Leme Cezário Garcia - 31 de março de 2015  9:48 Responder

    Olá, Giovana!

    Gostei muito do seu posicionamento sobre a nutrição, principalmente por considerar as diferenças individuais!
    Realmente, há muitas diferenças entre os seres humanos! Tenho amigas de diversas procedências, uma é de origem árabe, toma leite todos os dias e fica ótima, no dia em que experimentou tofu, passou mal... Outra é de origem oriental, come tofu frequentemente, e fica ótima, se toma leite, passa mal... Assim fui aprendendo que muita coisa é relativa em matéria de nutrição, o difícil é encontrar profissional que leve isso em conta, a maioria se baseia só em teoria, sem capacidade de aprender também com a prática.
    Gostei tanto das suas orientações, que tomei nota do seu telefone, só que não sei a cidade, rerere... Pode informar?

    Sobre a questão do potencial tóxico de hortaliças, me interesso particularmente pelo caso do espinafre. Li recentemente um artigo da Prof. Jocelem Salgado sobre uma pesquisa realizada na USP com essa hortaliça, que me deixou bastante preocupada.
    Gostaria que você comentasse esses resultados, com o bom senso e clareza que emprega em seus posicionamentos, para saber se, face a esses resultados da pesquisa, devemos eliminar esse vegetal de nossa dieta...
    O endereço é:
    http://www2.uol.com.br/vyaestelar/espinafre.htm

    Fico muito grata pela sua atenção!

    Lina

    • por giovana - 31 de março de 2015  15:43 Responder

      Oi Lina!

      Adorei seu recado! Obrigada pelo comentário, exemplificou exatamente o que tento passar!

      Vou dar uma olhada na matéria e farei um post com meus posicionamentos... Obrigada novamente pela sugestão de pauta, é sempre enriquecedor!

      Um beijo com carinho,
      Giovana Morbi

  53. por ROSICLER ANTONIO - 3 de abril de 2015  12:08 Responder

    Olá, bom dia!

    Minha querida, estou com uma dúvida.
    Tenho pressão alta, tomo remédios para controlar. Tive hipetiroidismo, tomo remédio para controlar. Com o tempo de 60 quilos, passei a 70 kgs. Consegui controlar o peso, mas não emagrecer.
    Gostaria de saber no suco verde, o que seria legal misturar para me ajudar?
    grata

    abçs

    • por giovana - 7 de abril de 2015  9:07 Responder

      Olá Rosicler,

      Você poderia misturar água de coco com maçã, abacaxi, hortelã e um pedacinho bem pequeno de gengibre. Fica maravilhoso! Um beijão, Giovana Morbi

  54. por lucineia - 4 de abril de 2015  7:48 Responder

    Eu comecei a tomar suco verde e desenvolvi uma alergia terrivel ainda sofro as consequencias o medico desconfia que seja a beringela que eu colocava minha mae toma o mesmo suco e so fez bem .

    • por giovana - 7 de abril de 2015  9:09 Responder

      Olá Lucineia,

      Por isso sempre digo que cada organismo reage de uma maneira aos alimentos. O que é bom para uma pessoa pode ser veneno para outra. Um beijão, Giovana Morbi

  55. por Morgana - 8 de abril de 2015  15:54 Responder

    Olá!

    Tenho hipotireodismo e comecei a 8 dias tomar diariamente um copo de suco detox em jejum (couve, hortelã, gengibre, limão e 1 fruta), após o sexto dia comecei a ter dor de cabeça intensa e constante, prescentia ser em decorrencia do suco pois não tive nenhuma outra alteração na rotina. Assim, ao pesquisar sobre possíveis causas me deparei com essa questão do hormônio da tiróide. No meu caso creio que mesmo um copo por dia está atrapalhando o efeito do medicamento (dosagem 112) que tomo para completar o hormônio. Ou seja, percebo que pra mim que já tenho hipotireodismo, ele se agrava com o consumo diário da couve.

    • por giovana - 14 de abril de 2015  15:55 Responder

      Oi Morgana,

      Se você percebeu que foi o suco e tem certeza disso, com certeza deve suspender. Ninguém melhor que nós mesmos para conhecer o próprio corpo, não é? Obrigada pelo relato... Um beijo, Giovana Morbi

  56. por will - 19 de abril de 2015  15:43 Responder

    Excelente abordagem. Esclarecedora e didática!
    Vivi 13 anos no JP e lá é muito comum os sucos prontos, de legumes e verduras. Tanto o verde quanto o vermelho/vinho.
    Lá esse tipo de suplemento é muito acessível com relação ao preço, ao contrario do Brasil, onde tudo é inexplicavelmente caro.
    O que posso dizer, especialmente sobre o suco verde, é que se percebe a diferença no corpo rapidamente. Inclusive, no controle do peso.
    Aliás, lá tem um refrigerante, que por incrível que pareça, ajuda na eliminação de gordura. Imagino que aquilo por terra brasilis, subiria de menos de um dollar lá, para uns cinco por aqui.
    Saúde!

    • por giovana - 23 de abril de 2015  21:28 Responder

      Oii Will!

      Nossa, meu sonho conhecer o Japão! Concordo 100% com você, com tudo que falou. Inexplicavelmente caro... Ou explicável, diante da quantidade de impostos que pagamos aqui.Um absurdo! Com certeza o suco verde é EXCELENTE para a saúde, carregado de vitaminas e minerais. O corpo funciona bem quando está nutrido! Um beijão, Giovana Morbi ♡

  57. por andrea - 20 de abril de 2015  11:59 Responder

    ola

    • por andrea - 20 de abril de 2015  12:02 Responder

      - Boa tarde giovana, eu tenho hipertiriodismo, eu tomo tres vezes ao dia de manhã em jejum de tarde e a noite o suco de couve com 2 suco laranja e uma colher de sobremesa de gengibre seco, posso adicionar ,mais o suco de um limao junto tdos os dias?

      • por giovana - 23 de abril de 2015  21:30 Responder

        Oii Andrea!

        Com certeza! Limão é um alimento EXCELENTE para a saúde... Pode adicionar sim!! Um beijão, Giovana Morbi ♡

  58. por maria couto de melo Freitas - 25 de abril de 2015  0:29 Responder

    olá tudo bem? eu gostaria, de tirar algumas duvidas, tenho hipotiroidismo, e tomo Levoide 150) a mais de 18 anos, tirei a tireoide toda, e fiquei como muitos problemas um deles é meu cálcio é sempre baixo, é 6.7) e sinto muita fraqueza!! queria saber se esse é ó motivo, tem dia que não consigo levantar da cama pra fazer nada fico o dia todo desanimada, desde de já agradeço, e fico esperando sua resposta.

    • por giovana - 25 de abril de 2015  20:19 Responder

      Oi Maria,

      Com certeza! Quando algo está desregulado em nosso organismo, o corpo dá sinais. Você tem acompanhamento médico? Relatou isso a ele? Precisa ajustar o remédio e suplementar cálcio com vitamina D. Fora esses nutrientes você precisa dosar magnésio, vitamina K, fósforo e zinco! Beijos, Giovana Morbi ♥

  59. por gislaine - 27 de abril de 2015  8:33 Responder

    olá Giovana bom dia, no sabado preparei um suco detox laranja,couve,gengibre,agua e hortelã, amanheci no domingo com uma infecção de urina, será que foi causada pelo suco?

    • por giovana - 29 de abril de 2015  16:01 Responder

      Oi Gi!
      Eu acho difícil, viu? Infecção urinária é causada por bactérias... Acredito que não tenha sido o suco não! Um beijo, Giovana Morbi

  60. por ANA PAOLA - 2 de maio de 2015  17:28 Responder

    Boa tarde, Giovana!

    eu ouço a radio vida, e sempre gosto de ouvir suas dicas de alimentação, eu tenho hipotireoidismo, e não consigo perder peso, faço hidroginástica apenas uma vez por semana tenho 43 anos, tem alguma coisa que eu possa fazer para perder o peso, na alimentação, desde já agradeço

    • por giovana - 6 de maio de 2015  10:31 Responder

      Oi Ana!! O que eu posso te dizer é que ao comer "comida de verdade" você sentirá MUITA diferença em seu peso. Sempre que puder, dê prioridade aos alimentos naturais mesmo. Isso já dará uma enorme diferença em sua vida. Você também pode aumentar a frequência dos exercícios... O que você acha de acrescentar uma caminhada de 30 minutos em um dois dias da semana, além da hidro? Ajuda muito! Um beijão, Giovana Morbi

  61. por Adriana Oliveira - 14 de maio de 2015  0:20 Responder

    Olá Giovana! Tudo bem?
    Parabéns pelo excelente trabalho que você desenvolve, auxiliando-nos a adquirir ou manter uma alimentação equilibrada. Por favor, se possível me tire uma dúvida...Tenho um cálculo no meu rim (6 mm) e gosto muito de acrescentar a couve e o hortelã aos meus sucos. Este hábito torna-se um agravante ou não?
    Desde já agradeço. Abraço!

    • por giovana - 18 de maio de 2015  10:15 Responder

      Olá Adriana,

      Muito obrigada! Não tem problema acrescentar a couve e hortelã em seus sucos... Pode ficar tranquila! Beijão, Giovana Morbi

  62. por Fernanda - 27 de maio de 2015  16:00 Responder

    Olá Giovana, você está de parabéns... Está nos ajudando bastante!
    Vou começar a tomar o suco verde pela seguinte receita:

    2 maçãs (cortadas e com casca);
    3 folhas de couve ou espinafre;
    3 raminhos de hortelã, erva-cidreira, ou até mesmo capim-limão;
    2 colheres (de sopa) de semente de girassol (germinada e sem casca);
    1 cenoura (cortada em pequenos pedaços);
    1 inhame (cortado em pequenos pedaços);
    1 pedaço pequeno de gengibre;
    Suco de 1 limão

    1. A receita pode ser desta forma?

    2. Estou tentando engravidar e gostaria de saber se posso tomar o suco verde sem riscos?

    3. Gostaria de saber também, se tem um tempo certo para parar com o suco, ou posso tomar sempre?

    Aguardo!

    Obrigada desde já...

    • por giovana - 31 de maio de 2015  13:15 Responder

      Olá Fe!

      Que receita maravilhosa... Pode sim!!!
      O suco verde só te trará benefícios, então pode tomar 1 copo (200 ml) desse todos os dias lindona.
      Espero ajudar cada dia mais...
      Um beijão,
      Giovana Morbi

  63. por Fernanda - 29 de maio de 2015  9:49 Responder

    Olá bom dia,

    Parabéns pela matéria!
    Gostaria de saber se posso consumir o suco verde mesmo tentando engravidar?

    Obrigada!

    • por giovana - 31 de maio de 2015  13:23 Responder

      Pode sim linda! Só te deixará mais saudável... Um beijo, Giovana Morbi

  64. por Lusalete - 4 de junho de 2015  11:13 Responder

    Bom dia. Li muitas das suas respostas mas ainda restaram algumas dúvidas. Tenho hipotireoidismo que controlo com pura 75. Tenho tb colesterol alto e a pressão um pouquinho elevada. Tudo controlado com remédios. Aí as dúvidas: tomo suco verde com couve gengibre hortelã maçã daí li que o gengibre eleva a pressão e a couve crua não faz bem pra tiróide. E que o repolho, couve flor, brócolos tb faz mal cruz. Como repolho cru todos os dias e os demais as vezes. Gostaria de saber se devo cortar o gengibre por causa da pressão e os demais por causa do hipotireoidismo, apesar de tudo estar controlado por remédios?

    • por giovana - 8 de junho de 2015  10:07 Responder

      Oi Lu,

      o gengibre só aumenta a pressão quando consumido excessivamente. Um pedaço de um centímetro não te fará mau.Quanto aos legumes crus, não faz mau de forma alguma. Há pessoas que são crudivoristas, ou seja, comem todos os alimentos crus e possuem ótima saúde... Lá fora é bem comum esse tipo de alimentação. Pode comer sem medo... Só não coma nada em excesso! No caso do repolho, consuma 1 prato de sobremesa por dia no máximo para evitar desconfortos gástricos, certo? Um beijão, Giovana Morbi

  65. por silvia isabel salles mugnaini - 11 de junho de 2015  15:57 Responder

    Boa tarde!
    Primeiramente parábens pelo site e pelos esclarecimentos tão importantes.
    Descobri à pouco que tenho tireoidite de Hashimoto, por enquanto não tomo nenhum medicamento, mas gostaria de mudar a dieta para prevenir que se transforme em Hipotiroidismo, como também excluir alimentos que podem atacar mais ainda a tireóide...
    Tenho lido muito a respeito, como cortar o glúten, a lactose, água clorada... Mas fico em dúvida com muitas informações às vezes desencontradas... Ia começar a tomar Spirulina em cápsulas, mas depois de muitas leituras não sei dizer se faz bem ou não... O iodo afinal tenho que reduzir ou aumentar o consumo? Tenho também SII, isso pode agravar o quadro da tireoidite? E por último, whey protein isolada pode agravar a SII e fazer mal à tireoide no meu caso que já tenho tireoidite? Ia começar a tomar nos dias de treino somente, mas na dúvida ainda não tomei.
    agradeço a atenção! bj Silvia

    • por giovana - 15 de junho de 2015  9:56 Responder

      Oi Silvia!

      Então, primeiramente você deve consultar o endocrinologista para saber se o tratamento medicamentoso vai ajudar. Uma alimentação rica em alimentos naturais como verduras, oleaginosas (castanha do Pará e castanha de caju principalmente), frutas, etc, certamente vai ajudar. Quando ao iodo, ele pode ajudar a tireoide a trabalhar. Algas marinhas (usadas na culinária japonesa) são muito indicadas. Vou fazer um post completo sobre isso! Quanto ao whey, como tem SII, pode ser que agrave os sintomas... Eu te indicaria uma proteína vegetal, como a de arroz, se houvesse necessidade de suplementação. Bom, vou preparar um post sobre hipotireoidismo e depois você me conta se ajudou, senão a resposta vai ficar gigante! Beijão, Giovana Morbi

  66. por Camila Epifânio - 13 de junho de 2015  23:27 Responder

    Olá Giovana amei seus posts. Eu mudei completamente minha alimentação isso já tem 9 meses e o suco que melhor me adaptei foi o verde (couve, laranja e gengibre) tomo no café da manhã com mais alimentos e também no jantar todos os dias cheguei a ter dúvida se poderia fazer mal mas minha nutricionista diz que não. Não pretendo parar nunca porque me sinto ótima tomando todos os dias.

    • por giovana - 15 de junho de 2015  9:58 Responder

      Oi linda!
      Que bom que gostou, fico feliz!!!
      É bom demais o suco verde... Lotado de nutrientes! Realmente muda a vida quando passa a ser um hábito... Fico feliz que tenha melhorado a alimentação! Um beijão, Giovana Morbi

  67. por Bruna - 15 de junho de 2015  15:42 Responder

    Boa tarde, Giovana! Adorei seu esclarecimento a respeito do suco DETOX. Tenho uma dúvida: sou super magrinha, mas saudável...rs. Sou também super adepta a boa alimentação e tudo que diz respeito a cuidados naturais e boa alimentação costumo seguir, ou seja, muita fruta, verduras, legumes e alguma atividade fisica para evitar o sedentarismo. Tenho muita dificuldade em ganhar peso apesar de me cuidar bastante. Será que tem alguma receita desses maravilhosos sucos DETOX que ajudem no ganho de massa muscular e aumento de peso? Agradeço sua atenção. Abraços, Bruna.

    • por giovana - 16 de junho de 2015  16:03 Responder

      Oi minha linda!

      Olha, o que pode ajudar a ganhar massa muscular é aumentar a quantidade de proteína da dieta e associar isso a atividade física. Quem tem dificuldade em ganhar peso, pode ser que necessite de suplementação! Procure uma nutri linda!!! Vai te ajudar com toda certeza... Pode ser eu =D Rs! Beijãoo, Giovana Morbi

  68. por suely - 16 de junho de 2015  17:33 Responder

    Hoje estar fazendo 50 dias que eu tive nenê, estou amamentando, gostaria de saber si eu posso tá consumindo o suco verde.

    • por giovana - 22 de junho de 2015  15:24 Responder

      Com certeza Suely! Só vai te fazer bem... Beijão!

  69. por Carlos - 17 de junho de 2015  12:11 Responder

    Bom dia Giovana,

    Tenho 33 anos e minha alimentação até o ano passado era com poucos nutrientes, basicamente: arroz, feijão, farofa, batata frita e bife. Raramente comia alguma coisa diferente nas refeições e meu café da manhã era um copo de iogurte.
    No início deste ano (fevereiro) fiz alguns exames de rotina e minhas taxas estavam alteradas: colesterol ruim alto, colesterol bom baixo, triglicerídeos e glicose altos, e também descobri o hipotireoidismo.
    Desde então, passei a tomar remédio para controlar a tireoide e mudei um pouco minha alimentação passando a variar a carne vermelha com frango e peixe, incluindo também alguns legumes. No café da manhã substitui o iogurte por suco verde.
    Acontece que em aproximadamente 1 mês para tenho sentido um desconforto estomacal muito grande na parte da manhã e após realizar alguns testes, percebi que o desconforto só aparecia quanto tomava o suco verde.
    Pesquisando na internet sobre o assunto descobri o seu site, que explica muito bem o assunto, porém estou com dúvida se eu que já possuo o hipotireoidismo poderia tomar uma dose diária do suco verde sem que afetasse meu problema?

    • por giovana - 22 de junho de 2015  15:29 Responder

      Olá Carlos,
      Tudo bem?
      Primeiro você precisa descobrir qual alimento está te fazendo mal. Uma boa maneira de fazer isso é comer os alimentos que você coloca no suco isoladamente, assim fica mais fácil de identificar uma possível intolerância a algum alimento. Quanto ao suco verde e o hipotireoidismo, é muito alarde por pouco motivo. No suco vão no máximo duas folhas de couve, o que não vai alterar nada em sua saúde. Quando foi divulgada (erroneamente, diga-se de passagem) essa matéria da couve, esqueceram de comentar que o estudo foi feito com uma chinesa que comia quilos e quilos de couve por dia. Não faz o menor sentido culpar um alimento maravilhoso e cheio de propriedades como a couve pelo problema na tireoide. Se sua preocupação era essa, pode tomar com tranquilidade. Mas aconselho investigar esse desconforto estomacal depois que toma o suco, certo? Abraços, Giovana Morbi

  70. por Luciana - 23 de junho de 2015  18:46 Responder

    Olá, tudo bem? Eu estou em tratamento oncológico e por causa disso estou super anêmica . Me mandaram tomar suco verde pra melhorar, então estou tomando dois copos por dia, sendo um pela manhã e outro no final da tarde. Será que essa quantidade já é considerada exagerada?

    • por giovana - 25 de junho de 2015  15:59 Responder

      Olá Luciana! Não é exagerada não... Tranquilo! Pode tomar 2 copos... Beijão!

  71. por CAMILA - 29 de junho de 2015  12:29 Responder

    Giovanna querida parabéns, to boba de ver sua paciência em responder a todos com muito carinho dedicação respeito comprometimento e muito bom senso. Parabéns. Vc com certeza é uma excelente profissional. Que vc tenha muita saúde e Deus te ilumine sempre.
    Meu caso, acabei de descobrir que sou celíaca, há 15 anos descobri que tenho hipotiroidismo, acompanho faço exames duas vezes por ano e tomo remédio todos os dia Eutirox 100 em jejum pela manhã, junto com eutirox tomo anticoncepcional (posso tomar junto?? em jejum) depois de 30 minutos café da manhã, tomava suco verde mas ano passado com endosopia descobri que tenho esofagite grau B (refluxo) ai parei suco verde, agora tenho mais um remédio para tomar antes do café e antes da janta.
    ESTOU perdida com horário dos remédios , suco verde , café da manhã (de celiaco).
    Muita coisa para administrar. Tomo o que primeiro?, de quanto em quanto tempo? tomo suco depois cafe da manhã? (com essa coisa de celiaco to administrando bem não gostava de pão nem de macarrão, mas fiquei sem opção para café da manha, to fazendo tapioca com queijo, tapioca com banana e canela cada dia um recheio diferente, só sofri com restrição da aveia comia muita aveia com banana e canela com yogurte). To meia perdida
    super abraço
    Camila

    • por giovana - 2 de julho de 2015  21:52 Responder

      Oi Camila!!!
      Então linda, eu colocaria somente o remédio para tireoide em jejum, sozinho. Depois do remédio, dê um tempo (uns 20 minutos, se possível) e tome o suco verde. Depois do suco, o café da manhã. Tente tomar o anticoncepcional em outro horário para não te sobrecarregar... Lindona, no lugar da aveia você pode usar a quinua em flocos, igualzinha a aveia e tão nutritiva quanto (sem glúten =D)! Com frutas e iogurte fica uma delícia... Experimenta!! Espero ter te ajudado.. Beijão enorme, Giovana Morbi

  72. por Miryanne - 30 de junho de 2015  0:42 Responder

    Couve pode ser ruim? Porque será que eles não fazem uma matéria sobre o caramelo 4? Suco verde é maravilhoso e está curando muita gente! Abs!

    • por giovana - 2 de julho de 2015  21:54 Responder

      Exato!! Penso o mesmo... =D Beijão!!

  73. por Giovani Alexandre - 11 de julho de 2015  17:55 Responder

    Tenho 49 anos,sou hipertenso e desde meus 25 anos sofro com uma esofagite de refluxo,tomei por muito tempo, o omeprazol 20mg, depois de descobrir que ele só inibe sintomas, nunca mais tomei, mudei radicalmente, minha alimentaçao, deixei de comer arroz branco pelo integral,tirei o sal( CLORETO DE SÓDIO), uso o sal rosa do himalaia,não uso mais açucar branco e sim o mascavo ou mel em pequenas quantidades, passei a comer também bastante frutas,e tirei quase todo alimento que contem muito carboidratos,retirei todo alimento que contem trigo e substitui,pelos a´base de polvilho, milho ou farinha de arroz, também á 3 meses não tomo nenhum tipo de refrigerante,e passei a consumir muito tipos de chás diferentes, como: Erva cidreira,Camomila,Erva-doce e um chá de espinheira santa, também diminui bastante o consumo de carnes vermelhas , por ovos cozidos,peixes e frango,e ainda fiz uma troca pelo óleo de cozinha por banha de porco, mais nada em excesso.antes de toda essa mudança havia feito vários exames e a única coisa que estava anormal com taxa de 225 era me colesterol, por isso que fiz, depois de mostrar os exames a médica ela me disse que não havia nada de errado comigo, pois pelos resultados, eu estava muito saudável, tudo bem, então perguntei o porque de tantas dores abdominais,sem saber se pode ter desencadeado alguma coisa nos rins, fígado,pancreas, sei lá, só sei que dói muito, agora estou fazendo uso do suco de 1 folha de couve e um copo dagua pela manhã 40 ou 50 minutos antes de tomar café,me indicaram, porque dissseram que após o uso do couve no prazo de 45 dias é o suficiente pra curar essa esofagite. Então por favor, já que compreendendo que vc é uma profissional de grandes qualidades e também a parabenizando pelo seu trabalho, gostaria que me esclarecesse algumas dúvidas, pode ser? Posso continuar tomando o suco dessa forma, e se ele realmente me fara bem? Já que nesse período de tempo perdi 6kg,posso estar com alguma disfunção orgânica devido á dieta?
    Devo incluir algo mais na minha alimentação ou não? Desde já eu lhe agradeço e estou ansioso aguardando respostas, sucesso e beijos!

    • por giovana - 12 de julho de 2015  11:49 Responder

      Olá Giovani!

      Você fez grandes trocas em sua alimentação e pode ser que sua perda de peso seja em decorrência de todas essas mudanças. A couve certamente auxilia no tratamento nutricional de problemas estomacais, entre eles a gastrite e úlcera. Como sua médica não viu alterações em seus exames, você teria que procurar um profissional que investigasse uma possível intolerância alimentar. Para eu te dar respostas com mais certeza, teria que analisar eu caso mais afundo e pedir alguns exames, por isso prefiro não dar um parecer, pois nao tenho certeza. De qualquer forma, creio que o suco verde pode te ajudar sim, é muito nutritivo e com boas propriedades! Há outro remédio natural para dores de estômago: suco de batata. Basta extrair a água da batata crua e tomar 50 ml antes do almoço e jantar por 3 semanas. Muitas pessoas relatam a melhora dos sintomas depois desse remedinho natural. Abraços, Giovana Morbi.

  74. por Mirlene Fernandes Quina - 15 de julho de 2015  16:01 Responder

    Olá! Gostei muito da explicação! Eu estava tomando o suco todos os dias e a dois meses atras fiz um exame de rotina que acabou dando alteração na glândula. Fiquei bem chateada! Mas em uma conversa ,descobri o quanto a couve faz mal para quem acaba de fazer cirurgia. Sei que não tem nada a ver com o caso, pois não fiz cirurgia alguma, mas me despertou o interesse de pesquisar sobre o consumo do suco diário por um dos ingredientes principais ser a couve. E pra minha surpresa ta aí a resposta! Então agora só seguir o tratamento e parar de tomar o suco por um período. Obrigado!

  75. por Alda Stocco - 1 de agosto de 2015  14:32 Responder

    Querida Giovana, quero te dizer q o meu problema com o suco de couve é q sou alérgica a iodo, e estou tomando o suco uma vez por dia há quatro dias e, agora surgiu esta duvida. Tenho gastrite crônica por isso iniciei o consumo do suco. Vc acha q posso continuar ou não. Obrigada pela sua atenção e, um afetuoso abraço.

    • por giovana - 1 de agosto de 2015  17:13 Responder

      Olá Alda!
      Pode continuar sim, sem problemas. Só te fará bem! Um beijão, Giovana Morbi

  76. por Elaine - 11 de agosto de 2015  15:44 Responder

    Gostaria de saber se melão com couve desaparece os nódulos na mama?

    • por giovana - 13 de agosto de 2015  19:15 Responder

      Oi Elaine!

      Não faz desaparecer nódulos, mas o consumo frequente pode prevenir algumas doenças. Beijos!

  77. por helio - 12 de agosto de 2015  22:40 Responder

    Olá Giovana! Gostaria de saber como proceder com a alergia que tenho de alimentos verdes? Tenho diarréia e cólica. Já fiz Colonoscopia e está tudo normal.

    • por giovana - 13 de agosto de 2015  19:18 Responder

      Oi Helio!

      Você tem alergia a que componente especificamente?

  78. por MDIDA - 14 de agosto de 2015  6:05 Responder

    OLÁ QUERIDA ESTOU ME FORMANDO EM NUTRICIONISTA E AMO O SUCO VERDE, POREM ESTOU COM UM NÓDULO DE 1,6 CM E FIZ A PULSÃO.TOMO 1 COPO DE 300 ML DO SUCO TODOS OS DIA EM JEJUM.
    ME SINTO MUITO BEM, ISSO PODE COMPLICAR A MINHA TIRIÓIDE? E É VERDADE QUE ESSE SUCO TIRA O INCHAÇO .AMEI SUA MATÉRIA
    UM ABRAÇO

    • por giovana - 17 de agosto de 2015  11:10 Responder

      Oi linda!

      Que bacana, seremos colegas de profissão!!
      Esses nódulos na tireoide são bem comuns, principalmente em mulheres, e podem ter diversas causas. Se você toma apenas um copo de suco verde pela manhã, acho difícil ser a única causa do problema.
      Ela ajuda na retenção de líquidos quando se usa alimentos diuréticos na preparação, como o salsão.
      Qualquer dúvida me procure!!
      Beijos,
      Giovana Morbi

  79. por delianny rodrigues - 25 de agosto de 2015  20:49 Responder

    ola. comecei a tomar suco de couve a dois dias,
    li no livro medicina de A a Z que era dexintoxicante, e bom pra corrimento e algumas doenças,
    e verdade. se eu tomar 2 copos de 250 ml como manda la por dia 1 de manha e 1 de noite, pode me fazer mal?
    ou nao , notei q ontem e hj senti dor d cabeça. uns 20 minuts depois q tomei .
    aguardo respostas anciosa

    • por giovana - 26 de agosto de 2015  10:06 Responder

      Olá Delianny,
      Não vai fazer mal de forma alguma. Isso só vai acontecer se você for sensível a algum componente do suco, mas mal não faz! Pelo contrário!

      A dor de cabeça pode ter sido psicológica...Porque a princípio não há relação!

      Beijão,
      Giovana Morbi

  80. por wadivino b silva - 26 de agosto de 2015  14:29 Responder

    Dra parabéns pela matéria fiquei maravilhado de ver a dedicação o carinho que vc responde todas as perguntas que Deus continue te abençoando muito Eu e minha esposa fazemos uso do suco do couve frutas e gengibre a quatro anos pela manha nunca tivemos nenhuma complicação só benefícios com o suco, acabaram as dores nas articulações, melhorou a disposição para os exercícios físicos, espero que meu relato possa de certa forma ajudar algum leitor mais uma vez parabéns Dra

    • por giovana - 26 de agosto de 2015  16:32 Responder

      Oii Wadivino!

      Que maravilha!!!! Muitos me contam o mesmo!!! Realmente ajuda muito =D
      Obrigada, viu? Espero que continue acompanhando minhas matérias.
      Beijão,
      Giovana Morbi

  81. por Silvio - 22 de setembro de 2015  2:10 Responder

    Ola Doutora boa noite , eu tenho hipotiroidismo e tomo syntroid de 200 mg gostaria de saber se o detox seria contra indicado pra mim? E se nao, eu posso tomar de manha 30 minutos depois do remedio substituindo o café ds manha? Desde ja agradeço pela atencão e por estar me ajudando nas duvidas...

  82. por Maria Batista de Faria - 29 de setembro de 2015  18:01 Responder

    Dra Giovana
    parabéns pela paciência, e pela matéria
    Gostaria de saber:
    Se eu tomar um copo de suco de manhã todo dia ( meio copo de agua uma laranja picada e uma folha de couve) vai me prejudicar na Tiroide?

    • por giovana - 30 de setembro de 2015  9:27 Responder

      Olá Maria!
      Obrigada!!!! É um prazer ajuda-los...
      Não vai te prejudicar de forma nenhuma!Pode tomar tranquila.

      Beijão,
      Giovana Morbi

  83. por Natalia Tobar Soares - 20 de outubro de 2015  22:59 Responder

    Olá...escrevi na barra da Google.*suco verde faz Mal* e vim para aqui , mas num encontro a pessoa que diz sentir tonturas como eu.Olha...a tontura num é pouca .... chego a tomar bem devagar pois sinto ser muitoooooo perigoso ou tenho que jogar fora desperdiçando tudo. Sei que tenho 3 nódulos na tireoide, mas o médico só faz acompanhamento e diz que num preciso de remédio. Acho que coloco muita folha verde escura e deve ser isso. Não é de pepino, de cenoura, de beterraba, parece ser de couve ou rúcula, mas quando coloco muita folha. Não é sempre....acho que vou experimentar antes, pode ser que esteja fazendo muito forte. Realmente não tenho encontrado muita ajuda para ter a explicação que necessito.Gostaria de uma orientação se fosse possivel..Obrigada

    • por giovana - 21 de outubro de 2015  14:15 Responder

      Oi Natalia,

      Olha, sinceramente não sei te dizer. Pode ser que você tenha uma intolerância a essas folhas, mas seria necessário uma investigação mais profunda e realização de alguns exames para diagnosticar o problema.

      Beijão,
      Giovana Morbi

  84. por Rosita castelo - 8 de novembro de 2015  10:08 Responder

    Tenho hipotireoidismo. Tomo suco verde (1 folha couve maneira, 3 laranjas e um pouquinho de gengibre), em jejum. Ultimamente sinto a língua avermelhada e com ardência. Suspendi o gengibre, mas, continuou o problema, então suspendi o suco, há 3 das , ainda não está normal. Algo nesse suco pode causar essa reação?

    • por giovana - 11 de novembro de 2015  10:52 Responder

      Oi Rosita,

      Não é comum esse tipo de reação, mas tente trocar as laranjas por uma maça e veja como se sente melhora.

      Beijos,
      Giovana Morbi

  85. por Luana Sampaio / Jundiaí-SP - 30 de dezembro de 2015  8:29 Responder

    Oi Giovanna, bom dia.

    Meu nome é Luana, tenho 3.5 quase.. rs e tenho hipotireoidismo, todo dia o bendito Puran 88mg, vivo de dieta e nada resolve, emagreço pouco, super pouco, creio que a Hipo tenha alguma culpa nisso rs, já tive fases em que parei de tomar o remédio de tanta raiva. Há anos que tenho e sempre a mesma dosagem, ou seja tá controladinha, mas me chateia, estressa. Há algo que possa ajudar a medicação no caso do hipotireoidismo? Até mesmo amenizar os efeitos sonolência, fadiga, depressão (zinha), e até mesmo melhorar a saúde e diminuir o peso? Acredito que deve haver algo que não conheça que melhore a vida de quem trata o hipotireoidismo.

    Estou tomando o suco de couve a 2 dias, 1 por dia, na hora que fui saber melhor, me deparei com seu artigo aqui.

    Beijos e obrigada.

    • por giovana - 20 de janeiro de 2016  14:20 Responder

      Oiii Lu!

      Olha só, NÃO É NORMAL SE SENTIR ASSIM, MESMO QUE VOCÊ TENHA HIPOTIREOIDISMO. É normal até você descobrir a condição, mas depois de tratada, o paciente com hipotireoidismo não deve se sentir cansado ou ter dificuldades com o peso. Eu sugiro que você procure uma nutri (pode vir aqui no meu consultório, será um prazer!) para que avalie seus exames e sua dieta atual. Uma boa combinação de nutrientes pode te ajudar! Mas não consigo te indicar nada por aqui, de forma isolada, infelizmente...

      Um super beijo no coração,
      Giovana Morbi

  86. por Rafaela - 14 de janeiro de 2016  22:10 Responder

    Olá, tenho hipo e como resoluçao de inicio de ano resolvi adotar o suco detox de couve a minha dieta. Com menos de duas semanas tomando suco de couve, todos os dias, notei claramente a mudança do meu metabolismo. No momento, associei a outras possibilidades, e fui analisando o que estava acontecendo comigo, pois mesmo tomando a reposiçao hormonal (no meu caso 75mmg) eu voltei a me sentir extremamente cansada, sonolenta, preguiçosa, exausta ao extremo, fatigadíssima, como simplesmente nao estivesse tomando nenhum remedio, até que numa conversa com uma amiga ela pontuou o fato da couve ser tudo de bom embora seja vilá da tireoide. E não deu outra. Parei. Suco de couve agora só de vez em quando. Se nao me faz bem, nao dá. Não preciso pensar que devo consumir 1,5kg de couve por dia pra me fazer mal (pq realmente nao existe quem faça isso), mas o suco diário e fiel de couve todo os dias já bastou para me desrregular completamente. Então, como cada caso é um caso...

    • por giovana - 20 de janeiro de 2016  14:10 Responder

      Exatamente Rafaela! Cada corpo reage de uma maneira, não dá pra generalizar NADA quando se fala em nutrição. Cada corpo é ÚNICO!

      Obrigada por compartilhar sua experiência!

      Um beijão,
      Giovana Morbi

  87. por Marilúcia brito - 25 de janeiro de 2016  21:39 Responder

    Gostei muito do artigo, com certeza cada um tem seu organismo, pois tenho problema de Tireodi e notei que o fato de tomar suco detox como é chamado pelos nutricionistas me fez notar que quanto mais eu tomava o suco mais não via resultado, mesmo com a alimentação balanceada já tinha pesquisado sobre as propriedades do couve e vi que estava tomando em excesso. E estava me fazendo muito mal.
    sei que foi o excesso que estava me fazendo mal. Mas gostaria de substituir e queria uma dica .

    • por giovana - 26 de janeiro de 2016  14:42 Responder

      Oi lindona!!!!

      Tira a couve e faz com abacaxi, água de coco, maçã, acrescenta linhaça ou chia, gengibre... Faz igual, sem a couve. Também fornecerá muitos nutrientes para o seu corpo!
      Beijão,
      Giovana Morbi

  88. por Cristina - 27 de janeiro de 2016  10:04 Responder

    Oi bom dia
    Antes de começar essa modinha de suco detox...eu sempre utilizei em minha alimentação o suco de couve...meu pai sempre tomou e passou esse costume p mim.Meu pai hj tem quase setenta anos...nunca teve problema de tireóide e curou gastrite e ulcera tomando suco de couve todos os dias.
    Hoje em dia meu filho de 7 anos toma quase todos os dias. A couve só tem benefícios...as pessoas tem que ler mais e se informar sobre o que sai na mídia...o que prejudica o organismo de alguém é o excesso...e nada em excesso é bom!Essa senhora comia mais de 1kg de couve por dia...para tratar diabetes e que eu saiba couve nunca foi relacionada com cura ou controle da diabetes.

    • por giovana - 27 de janeiro de 2016  13:41 Responder

      Oi Cris! Adorei seu comentário! Obrigada por escrever!!

      Um super beijo,
      Giovana Morbi

  89. por Elaine de Fátima Monteiro - 10 de fevereiro de 2016  17:48 Responder

    Oi Giovana, gostei muito da sua matéria e gostaria de um esclarecimento. Tenho 42 anos, Tireoidite de Hashimoto, diagnosticada há 15 anos e faço tratamento com o Puran de 112 mg. Estive em uma nutricionista, e ela me disse que eu não posso consumir soja, gengibre e fluor... mas em algumas matérias eu vi que o gengibre e o flúor não são indicados pra tratamentos de Hipertireoidismo... ou eu entendi errado?
    Quanto ao suco, continuo fazendo, e gosto dos resultados, acabei tirando o gengibre, mas confesso que ainda tenho minhas dúvidas...

    • por giovana - 15 de fevereiro de 2016  15:13 Responder

      Olá Elaine,

      Tudo bem?

      Não há nenhum consenso sobre o assunto, mas eu acredito (e acredito de verdade por estudar muitoooo) que isso são bobagens criadas. Quem não se aprofunda no assunto fica nos "achismos". Eu diria que você deveria evitar produtos a base de soja, menos tofu ou alimentos em que a soja foi fermentada. O gengibre pode usar sim, até porque se usa muito pouco dele no dia a dia. Mesmo em pratos e sucos que levam gengibre, a quantidade é pequena e não é isso que afetará a tiróide. Quanto ao flúor, pergunte a qualquer dentista a respeito do assunto... É muita paranóia e teoria da conspiração. Um beijo minha linda.. Espero ter te ajudado!
      Giovana Morbi

  90. por genecilda da silva santos - 24 de fevereiro de 2016  6:26 Responder

    olá Giovana bom dia. eu tenho problema com tireoide e a menos de uma semana tô tomando o suco verde faço uma misturada de ingredientes como 3 folhas de couve. salsão. salsinha.um pedacinho de gengibre. hortelã.laranja e limão, gostaria de saber sua opinião. se são benéficos para mim ou não? mas isso eu tomo no decorrer do dia e não o faço como minha unica fonte de alimento, gostei muito da sua matéria e gostaria que você respondesse a minha pergunta,

    obrigada

    • por giovana - 24 de fevereiro de 2016  14:01 Responder

      Olá Ge!
      É benéfico sim, e um copo por dia não irá prejudicar sua tireóide!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  91. por Isabelly - 12 de março de 2016  20:53 Responder

    Boa noite
    Estou consumindo sucos detox a 20 dias sempre faço em jejum e uso os ingredientes:
    Couve
    Gengibre em pó
    Semente de linhça
    Abacaxi ou melancia
    E desde q comecei a tomar estou tendo MT dor de cabeça tem haver com o suco ou algum ingrediente? MT obg

    • por giovana - 14 de março de 2016  17:46 Responder

      Olá Isabelly,

      Para ter certeza que é algum componente do suco, pare de tomar. Se a dor passar, pode ser que você tenha problemas com algum desses alimentos e nesse caso, deve investigar para retira-lo da alimentação. Faça o teste!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  92. por Nadir Bentes - 13 de março de 2016  10:55 Responder

    Amei essa matéria e sanou todas minhas dúvidas. Parabéns.

    • por giovana - 14 de março de 2016  17:46 Responder

      Que bom Nadir!!! =D

      Beijão,
      Giovana Morbi

  93. por Raquel - 23 de março de 2016  15:32 Responder

    Giovana, tudo bem? Comecei tomar suco de couve regularmente há um tempo atrás por causa de gastrite. Foi, como diria minha mãe, um santo remédio. Acontece que me mudei do Brasil em 2014 e aqui não encontro couve com facilidade e quando encontro, é um outro tipo de couve. Uma crespa. Gostaria de saber se os benefícios são os mesmos. Agradeço desde já.

    • por giovana - 29 de março de 2016  14:28 Responder

      Oii Raquel,

      É a kale, né? Pode usar, mesmas propriedades!

      Um beijo lindona,
      Giovana Morbi

  94. por Roseni Silva Cavalcante Chagas - 11 de abril de 2016  13:09 Responder

    Oi Giovana, boa tarde estava lendo sobre a materia do couve e surgiou uma dúvida.
    Tenho hipotireoidismo e também pressão alta, posso tomar o suco de couve com gengibre todos os dias
    somente estes dois itens em jejum, pois li que quem tem pressão alta não pode consumir gengibre.
    Eu iria fazer assim
    01 - Folha de couve
    01 - rodela de gengibre
    01 - copo de água.
    Grata,
    Rosení

    • por giovana - 11 de abril de 2016  15:26 Responder

      Olá Roseli,

      uma folha de couve, sem problema nenhum! E o gengibre, depende da sua sensibilidade a esse alimento. Tem pessoas que não podem comer nem uma lasca que já sentem reação no organismo, por isso, se optar pelo uso de gengibre, coloque uma lasca bem pequena, com menos de 1 cm. Pode acrescentar uma fruta, como a maçã.

      Um beijo,
      Giovana Morbi

  95. por Samanta - 7 de maio de 2016  14:42 Responder

    Boa tarde! Estou comendo dois punhados de castanha de caju todos os dias em combate a depressão leve..
    Quero acrescentar na minha rotiba diária o suco de couve com limao..e 1 ou dois sucos de cenoura para cuidados com a pele..Gostaria de saber se existe algum risco de hipervitaminose ou se posso tomar tranquilamente. .Obrigada!

    • por giovana - 8 de maio de 2016  17:25 Responder

      Olá Samanta!
      ótimo, as castanhas vão te ajudar bastante, com certeza. Sem problemas! Aliás, farei nova matéria sobre isso... Acompanhe aqui!! Beijão, Giovana Morbi

  96. por LUCIA BERNARDES DOS SANTOS - 16 de maio de 2016  0:21 Responder

    POR FAVOR PRECISO SABER SE EU POSSO TOMAR O SUCO VERDE TENDO VARIZES E TOMANDO HESPERIDINA PARA CIRCULAÇÃO.ME RESPONDA POR FAVOR.

    • por giovana - 16 de maio de 2016  13:54 Responder

      Pode sim, Lucia!

      Sem problemas!

      Beijão,
      Giovana Morbi

  97. por LUCIA BERNARDES DOS SANTOS - 21 de maio de 2016  0:21 Responder

    Boa noite Giovana.....fiquei super feliz quando vi que vc me respondeu,seu site é muito útil ,PARABÉNS . Minha filha teve trombo embolia pulmonar recentemente ,ela toma o anticoagulante Xarelto ,eu quero saber se ela pode tomar o suco de couve com limão. OBRIGADA.....DEUS ABENÇOE VC E SUA FAMÍLIA.

    • por giovana - 25 de maio de 2016  11:32 Responder

      Oiii Lucia,

      Que bom que meu site te ajuda de alguma forma... Esse é meu objetivo aqui, por isso fico feliz demaisssss!!!!

      Um super beijo,
      Giovana Morbi

  98. por Jose Novaes Sobrinho - 25 de julho de 2016  15:52 Responder

    Olá Giovana, parabéns pela postagem aqui, vejo que tem ajudado muita gente com suas duvidas, e suas orientações tem resolvido essas duvidas. Estou começando usar a gengibre e tenho percebido que as dores de coluna tem diminuído pois quando acordava de manhã sempre levantava com dores não sei porque meu colchão e muito macio e isso talvez isso não contribui para um bom descanso ou mesmo um bom conforto para a coluna, devo continuar com o chá da gengibre e qual quantidade devo usa-la. Eu preparo o chá dessa forma, coloco um pouco de açúcar numa panela para queimar, ralo uma pequena porção de gengibre e deixo por alguns segundo para que ele ferva no açúcar queimado e depois coloco uma pequena quantidade de leite (200 ml) e deixo ferver por alguns minuto, o tempo certo do açúcar derreter e formar o chá e tomo ele ainda quente. Gostaria de ter a sua opinião a respeito. Grato...

    • por giovana - 27 de julho de 2016  18:32 Responder

      Olá José,

      Primeiramente obrigada pelos elogios, fiquei feliz!

      O gengibre ajuda mesmo a tratar dores na coluna por seu efeito anti-inflamatório. Se está te fazendo bem, continue! Você pode fazer o chá apenas com água mesmo, mas se quiser fazer com o leite, sem problemas.

      Beijão,
      Giovana Morbi

  99. por Diana - 29 de julho de 2016  18:08 Responder

    Olá Doutora, parabéns pela dedicação em responder os comentários com muita satisfação. Ótimo o seu trabalho e de grande ajuda pra todos nós. Sou diabética e também tenho hipodiroidismo, há 3 dias estou tomando o suco de couve com os seguintes componentes...2 folhas de couve, uma porção de salsinha, uma porção de espinafre e um limão com casca, tudo em pequenas quantidades. Estou tomando 400ml pela manhã, gostaria de saber se procede que esse tipo de suco ajuda no combate a diabetes e sem tem alguma contra indicação, estou tomando também clorela, algum problema em tomar os dois ?Desde ja sou grata pela sua atenção, um forte abraço.

    • por giovana - 1 de agosto de 2016  11:31 Responder

      Oiii Diana,

      Obrigada pelos elogios, linda!

      Esse suco pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e tem efeito diurético, o que ajuda muito os diabéticos que tomam insulina (não sei se é o seu caso). A clorella é um suplemento maravilhoso e não tem contra-indicações.

      Espero ter te ajudado!

      Mil beijos,
      Giovana Morbi

  100. por Eunice Tavares - 8 de agosto de 2016  9:03 Responder

    Eu sou hipertensa há 12 anos e tomo dois comprimidos uma em jejum e outra depois do pequeno almoço. Tomo suco de couve com maço todos os dias em jejum. será que isso me faz mal?

    • por giovana - 8 de agosto de 2016  17:03 Responder

      Oi Eunice,

      De jeito nenhum, só vai te ajudar!

      Beijos,
      Giovana Morbi

  101. por Priscila - 9 de agosto de 2016  9:25 Responder

    Olá Giovana, comecei a tomar suco detox, tomei pela noite a primeira vez e me sentir enjoada, meu estômago ficou enchado e estou com diarreia porque ser a? fiz com 2 folhas de couve 2 rodelas de abacaxi,1 limão e gengibre

    • por giovana - 9 de agosto de 2016  14:00 Responder

      Oii Priscila,

      Podem ser 3 alternativas: algum ingrediente estava estragado OU você tem intolerância ou sensibilidade a algum ingrediente do suco OU você não está acostumada com excesso de fibras e como o suco tem bastante, te causou mal estar.

      Espero ter te ajudado, linda.

      Beijão,
      Giovana Morbi

  102. por Paloma - 30 de agosto de 2016  15:52 Responder

    Boa tarde,

    Tenho Hipertireoidismo e tomo uma garrafinha de água com dois pequenos limões diários, isso pode me prejudicar ?

    • por giovana - 31 de agosto de 2016  11:49 Responder

      De forma alguma! Só ajuda!

      Beijos,
      Giovana Morbi

  103. por Monick Fernandes de Oliveira - 10 de setembro de 2016  10:53 Responder

    Bom dia Giovana!

    Me chamo Monick, tenho 26 anos. Amei sua matéria sobre a couve, mas queria saber se a combinação de couve+espinafre+hortelã+beterraba+laranja, pode exceder a quantidade de nutrientes diárias. Normalmente, só tomo esse suco pela manhã, antes de tomar café. A princípio, a intenção era apenas melhorar o nível de hemoglobina, mas com sua matéria, acredito que essa combinação possa me trazer mais benefícios, não é? Eu só fiquei meio preocupada com o hortelã, porque, apesar de já ter pesquisado suas propriedades, não sei ,de fato, qual a quantidade diária ideal.

    Ah, parabéns pelo seu trabalho!

    • por giovana - 13 de setembro de 2016  12:03 Responder

      Olá Monick!

      Essa combinação é MUITO nutritiva, mas não garante TODOS os nutrientes que você precisa durante todo o dia. Garante uma parte, mas não tudo. Com certeza esse seu hábito traz muitos outros benefícios a saúde... Continue!

      Quanto a quantidade de hortelã, não existe uma quantidade ideal... Isso pode variar, mas não há efeitos colaterais com o consumo de hortelã. Pode caprichar na porção porque ajuda na digestão e uma boa digestão resulta em boa saúde!

      Beijão,
      Giovana Morbi

  104. por valeria - 11 de setembro de 2016  15:59 Responder

    Amei sua explicação, coerente e racional!
    Obrigada!!!!

    • por giovana - 13 de setembro de 2016  12:05 Responder

      Que bom, Valeria!

      Fico feliz demais em saber que gostou do texto. Um super beijo,

      Giovana Morbi

  105. por Rachel Solon - 12 de setembro de 2016  20:09 Responder

    Olá! Gostei muito do seu blog e das suas explicações. Parabéns!!!
    Tenho hipotireoidismo e faço reposição hormonal com Puran de 75 mg, tenho feito o suco de couve e tomado em jejum , só que ele tem me causado enjôo e um pouco de não estar. Gosto de verduras ,frutas e sou acostumada a comer bem! Fiquei triste porque para as minhas amigas esse suco faz muito bem.Eu bato no liquidificador 1 folha de couve com suco de laranja, maçã e um pouquinho de limão. Será que o enjôo é devido ao meu hipotireoidismo? O que vc acha?

    • por giovana - 13 de setembro de 2016  12:09 Responder

      Oi Rachel,

      Acho que o enjoo não tem nada a ver com o hipotireodismo. Deve ser sua sensibilidade estomacal nesse momento do dia. Faz um teste e toma um dia a tarde para ver se também sente náusea. Se não der, é o horário mesmo. Nesse caso, respeite seu organismo e tome o suco em outro horário.

      Beijão,
      Giovana Morbi

  106. por lediane - 26 de setembro de 2016  13:33 Responder

    boa tarde! tenho metabolismo lento, mas malho pela manha. tomo suco verde em jejum, mas gostaria de saber se eu posso tomar o suco verde e depois o whey protein pra poder ir pra musculação pela manha?

    • por giovana - 27 de setembro de 2016  10:18 Responder

      Pode sim, Lediane. Se seu whey for de baunilha, pode até bater com o suco que fica uma delícia!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  107. por Michele - 27 de setembro de 2016  19:26 Responder

    Resolvi fazer uma dieta para um resultado mais rápido, apenas suco verde em todas as refeições POR 2 SEMANAS: porém: COUVE+ESPINAFRE+PEPINO+GENGIBRE+ÓLEO DE CÔCO+FARINHA DE LINHAÇA DOURADA E LIMÃO ou MAÇÃ VERDE, achei esse receita nutritiva e diversificada a ponto de substituir mesmo uma refeição, em algum momento do dia, a necessidade de mastigar, eu comia 1 ou 2 ovos cozidos, ou 1 pêra, ou 1 pedaço de queijo minas ou mesmo um prato de salada (verde). Me senti muito bem, sem fraqueza, ou sofrimento, perdi 3kg em 1 semana e pretendo manter essa dieta por mais 1 semana, e depois acrescentar um almoço light composto de arroz integral carne magra e salada. Acha ARRISCADO?

    • por giovana - 28 de setembro de 2016  19:08 Responder

      Oi Michele,

      Acho um pouco, sim. Não prolongue por muito tempo isso, certo?

      Vá reintroduzindo os alimentos!

      Beijos,
      Giovana Morbi

  108. por Alexandre - 28 de setembro de 2016  13:19 Responder

    Tudo muito bem explicado. Pergunta, não tenho tireoide, posso tomar o detox com couve??
    Posso tomar juntamenmte com Lugol 5%?

    • por giovana - 28 de setembro de 2016  19:08 Responder

      Pode sim, Alexandre.

      Beijos,
      Giovana Morbi

  109. por Rose - 24 de outubro de 2016  23:34 Responder

    Oi adorei seo artigo doutora tô faz a dieta de carboidratos e comecei a toma o suco de couve uma folha e um pedaço de gengibre e 1limao e adorei me sinto bem mais leve até minhas energias estão melhorando e tomo só duas vezes por dia posso continuar pois peso 61quilo e tenho 1.57 de altura quero perder 6 quilo posso continuar com essa dieta tô sentindo nada acho que tá me fazendo bem obrigado doutora pela oportunidade de tira as dúvidas .

    • por giovana - 25 de outubro de 2016  16:01 Responder

      Se você está se sentindo melhor, continue!

      Beijão,
      Giovana Morbi

  110. por edilene - 1 de novembro de 2016  21:45 Responder

    oi doutora adorei suas explicacoes eu tenho hipotiroidismo gostaria de saber se eu posso tomar o suco com gengibre.

    • por giovana - 3 de novembro de 2016  11:18 Responder

      Oi Edilene,

      Pode sim minha linda!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  111. por SILVIA D'AFLITA - 17 de novembro de 2016  16:09 Responder

    Oi Giovana,
    Tenho hipotiroidismo,
    precisa moderar com a couve...
    O mesmo para soja, repolho ,couve flor e brocolis??

  112. por Juliana Batista - 2 de dezembro de 2016  7:22 Responder

    Nossa que interessante mt bem explicado obg de vdd por essa preocupação e detalhes em explicação, com certeza salvou vidas desesperada no assunto. Tenho 25 anos descobri recentemente o hipotireoidismo estou tomando puran t4 75mcg e sou leiga no assunto, já estava achando que foi a couve a causadora do problema.. Bjss

    • por Juliana Batista - 2 de dezembro de 2016  7:23 Responder

      Mas ainda estou bem confusa do que posso ou não comer..

    • por giovana - 5 de dezembro de 2016  9:44 Responder

      Que bom que te ajudou, Ju!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.