Pimenta caiena: conheça suas propriedades emagrecedoras

Olá pessoal!

Existem maneiras de consumir pimenta caiena que podem te ajudar a perder peso. Ao consumir este tipo de pimenta com frequência, você pode aumentar seu metabolismo em até 25 por cento. Isso mesmo pessoal: 25%! Como isso funciona? O calor que você sente depois de comer alimentos picantes (ou outros alimentos termogênicos, como a canela!) faz com que a temperatura do seu corpo aumente. Para voltar a sua temperatura normal, você queima mais calorias.

Benefícios da pimenta caiena

A pimenta caiena é um alimento terapêutico poderoso utilizado ha muitos anos que ganhou mais notoriedade devido a suas propriedades desintoxicantes e ação na queima de gordura, já que possui a capacidade de estimular a circulação e neutralizar a acidez. Quente e picante, ela adiciona um sabor especial às refeições, alem de proporcionar muitos benefícios a saúde. Rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, potássio e cálcio, a pimenta caiena protege o organismo de doenças cardiovasculares e melhora a digestão. Aliás, as pimentas malaguetas levam a fama de contribuir para o aparecimento de úlceras no estômago. Porém, elas não causam úlceras e ainda podem ajudar a preveni-las, estimulando as células que revestem a parede do estômago a secretar sucos protetores que previnem lesões estomacais. A dose recomendada e de 1 colher de café por dia. Veja como você pode variar o uso deste poderoso alimento.

1) Na limonada

Você pode até pensar: “Ai que estranho, pimenta na limonada?”. Sim! E olha, acreditem, fica maravilhoso! A pimenta proporciona um sabor exótico a sucos. Inclusive muitos sucos feitos com o objetivo de desintoxicar o organismo são feitos a partir desses dois ingredientes: pimenta e suco de limão. Essa combinação é muito benéfica a saúde e ajuda a estimular o fígado a eliminar toxinas do corpo, além de potencializar a queima de gordura. Para o sabor não ficar tão forte, você pode acrescentar abacaxi ou maçã, frutas doces que vão “mascarar” o sabor forte da pimenta. Aliás pessoal, não é para colocar uma pimenta inteira. Um pedaço bem pequeno é suficiente. O ideal é usar a pimenta caiena em pó nesse caso. Se precisar adoçar mais um pouco, use mel ou melado de cana (o melado tem mais ferro que o mel!).

2) No chá de limão

Ótima combinação para aumentar seu nível de energia e acelerar o metabolismo: acorde e tome um delicioso chá de limão com mel, pimenta caiena e canela. UAU!!!!! Esses ingredientes despertarão seu metabolismo e farão uma verdeira limpeza em todos os seus órgãos. Adicione uma colher de café da pimenta caiena em pó para uma xícara de chá de limão quente. Você também pode acrescentar um pedaço pequeno de  gengibre para aumentar o poder do seu chá.

3) Em vegetais

Se você está cansado (a) de comer os mesmos legumes, com o mesmo sabor todos os dias, use pimenta para dar um toque a mais aos seus alimentos. Você pode polvilhar um pouco de pimenta caiena em pó e legumes frescos ou refogados.

4) Em carnes, aves e peixes

Quem não gosta de um sabor mais picante em carnes? Salpique a pimenta caiena em sua carne, aves ou peixes e dê um toque mexicano aos seus pratos.

5) No chocolate quente

Já experimentou a deliciosa combinação de chocolate com pimenta? O doce do chocolate misturado ao sabor picante da pimenta resultam em uma sensação única! Coloque uma pitada de pimenta caiena em pó ao seu chocolate quente e experimente essa mistura exótica que vai te esquentar e ainda aumentar a queima de gordura.

6) Na sopa

Esse tempinho frio me lembra duas coisas: chás e sopas. Adicione umas pitadas de pimenta caiena em pó em sopas e ensopados. Além de realçar o sabor dos caldos, ajuda a esquentar!

Se você não está acostumado (a) com um sabor mais picante, vá aos poucos… Até seu paladar acostumar. E nada de exagero, combinado? Aproveite o melhor que os alimentos podem oferecer!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

6 Comentários

  1. por Jornalista Kirk Douglas - 17 de abril de 2015  23:36 Responder

    Olá! Essa pimenta caiena funciona para combater a tontura em pessoa idosa?
    Pergunto pq li alguma coisa sobre o tema e minha mãe já começou a tomar.
    Quero saber a sua posição sobre o assunto.
    Obrigado.

    • por giovana - 23 de abril de 2015  21:21 Responder

      Olá!

      Olha, eu também já li algumas coisas a respeito. Procurei alguns estudos nesse sentido e o que afirmam é que por a pimenta aumentar a temperatura corporal, melhora a circulação sanguínea e assim o cérebro recebe mais sangue e consequentemente mais oxigênio, o que poderia melhorar crises de tontura. Seria uma pitada da pimenta em água morna para quente. Já tive o relato de pacientes que sentiram a melhora dos sintomas com suco de limão, 5 limões, mais ou menos, diluídos em água. Pode adoçar! Depois você me conta se ela está sentindo melhora... Beijão, Giovana Morbi ♡

  2. por SANDRA DE OLIVEIRA GOMES FERRAZ OLIVEIRA - 23 de maio de 2016  15:11 Responder

    como devo consumir a pimenta caiena por dia, 1 colher de chá, de sobremesa ou de sopa apesar de muito ardida eu acho uma colher de sopa muito.

    • por giovana - 25 de maio de 2016  11:33 Responder

      Oi Sandra,

      A quantidade depende, mas uma colher de café já é mais que suficiente!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  3. por Elizabete - 14 de junho de 2017  14:03 Responder

    Oi Giovana! Eu iniciei a toma da pimenta Caiena com gengibre e cravinho a noite antes de dormir. Entretanto, gostava de saber se pode ter efeitos colaterais e durante quanto tempo devo consumir. Porém, sinto me um pouco mais leve e tenho dormido melhor, mas tenho receiro de se calhar estar a prehudicar me. Favor, me ajuda. Beijo.

    • por giovana - 21 de junho de 2017  10:47 Responder

      Não há efeitos colaterais, Beth! Essa mistura é benéfica para o organismo!

      Beijos,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.