Os 10 superalimentos que você deve incluir em sua alimentação e a novidade: Lingonberry

Olá pessoal!

Vocês sabem que há uma abundância de alimentos saudáveis. Porém algumas estrelas merecem destaque. Simples de incorporar na dieta, estes alimentos vão melhorar (e muito) sua saúde! Acompanhe!

1) Cúrcuma ou Açafrão-da-terra

Superfoods_Turmeric_SLIDESHOW

Este tempero é um poderoso antioxidante, anti-séptico, anti-inflamatório e ainda ajuda a queimar as gorduras localizadas na cintura. É uma das ferramentas medicinais utilizadas na ayurveda, a antiga tradição médica que começou na índia. A cúrcuma tem sido amplamente utilizada em estudos relacionados á nutrição em doenças crônicas e inflamatórias, entre elas o câncer. Os pesquisadores atribuem o efeito a curcumina, um composto que dá uma cor dourada ao açafrão e  melhora a circulação, previne a coagulação sanguínea, protege contra o câncer e o Alzheimer e ameniza uma série de dores.

Como usar: você encontrará o açafrão em pó. Basta consumir 1/2 colher de chá por dia, em molhos, sopas, arroz, carnes ou polvilhe diretamente sobre sua comida.

2) Óleo de coco

Superfoods_CoconutOil_SLIDESHOW_0

Já falei muito dele por aqui! O óleo de coco pode ajudar a reforçar seu sistema imunológico contra vírus e bactérias que podem causar doenças. Também pode aumentar a função da tireoide e controlar o açúcar no sangue. Também ajuda a digestão e ajuda a manter o peso equilibrado. É uma ótima opção para diabéticos que precisam de energia sem aumentar a glicemia.

Como usar: este óleo funciona em assados, legumes, couve, cebola, alho refogado. Você também pode adicioná-lo na farinha de aveia, fazer omelete, fazer doces, enfim, as possibilidades são infinitas. Embora não se saiba a quantidade exata para se obter o benefício máximo, de 1 a 2 colheres de sopa por dia pode ser benéfico.

3) Semente de chia

Superfoods_ChiaSeeds_SLIDESHOW

Ela também é famosa por aqui. Rica em antioxidantes, minerais e fibras, este superalimento também contém 500% mais cálcio que o leite! Acredita? Contém a mesma quantidade de ômega-3 que o salmão selvagem. Além disso, ajuda a controlar o apetite e é um alimento indispensável em para quem deseja perder peso, especialmente para quem come por ansiedade.

Como usar: misture 2 colheres de sopa de semente de chia orgânica em um suco de sua preferência e beba sempre que sentir fome, principalmente antes das refeições. Você também pode polvilhar 1 colher de sopa de chia em frutas, iogurte, salada ou arroz.

4) Cacau

Superfoods_Cocoa_SLIDESHOW

Não diga “não” ao chocolate! O cacau pode ajudar a colocar um sorrisão em seu rosto, afinal contém centenas de componentes que aumentam os níveis de endorfina e serotonina, duas das substâncias mais conhecidas por nos fazer felizes. É lotado de flavonoides, substâncias encontradas naturalmente em plantas que podem ajudar a evitar o diabetes, derrames e doenças cardiovasculares, por exemplo. Os flavonoides também relaxam os vasos sanguíneos, reduzindo naturalmente a pressão arterial.

Como usar: para obter os benefícios dos flavonoides, certifique-se de que o chocolate escuro que irá consumir seja pelo menos 70% cacau. Se você não tiver certeza, consuma as barras que possuem no rótulo palavras como “puro”, “dark” ou “não processados”. Você também pode polvilhar o cacau em pó orgânico na farinha de aveia ou em outras preparações que levem chocolate. Tomar leite de amêndoas aquecido com 1 colher de chá de cacau em pó orgânico, é uma ótima opção para substituir o tradicional chocolate quente no inverno.

5) Lingonberries

Superfoods_Lingonberries_SLIDESHOW_0

Se você não conhece, te apresento esta superfruta potente. Com mais de 30% a mais de poder antioxidante do que o blueberry ou mirtilos, a lingonberry ajuda a prevenir o câncer e diabetes, é um antibiótico natural, podem evitar o colesterol ruim, que danificam as artérias, e assim evitam ataques cardíacos e derrames. Pesquisas têm demonstrado que esta fruta escandinava tem o poder de reduzir as moléculas inflamatórias e protegem os tecidos da oxidação, protegendo vasos e tecidos nervosos, protegendo-os do risco de inflamação. É realmente um superalimento.

Como usar: é uma fruta que ainda não está muito disponível. Aqui no Brasil ainda não é encontrada. Se você viajar e porventura encontrar lingonberry, experimente. Você pode encontrar nos Estados Unidos como suco em algumas lojas de produtos naturais, encomendá-los online em forma de pó ou compra-lo congelado (só em lojas de produtos naturais nos Estados Unidos). Se você encontrar a fruta e for diabético ou hipertenso, tente esta batida: adicione 1 colher de sopa do lingonberry em pó ou 2 bagas da fruta congelada (pode ser a geleia também) em 1 xícara de chá de leite de amêndoa, um pouco de gelo e misture.
6) Ovos

A dúvida de muitas pessoas: o ovo é vilão? Os estudos são controversos. Nenhum alimento deve ser consumido em excesso, porém pela maioria das pesquisas, o ovo é mocinho, inclusive a gema. Na gema do ovo, há nutrientes em abundância, incluindo minerais como cálcio e magnésio, além de vitamina A, D, E, B6, B12…Enfim, a lista é longa. Segundo cientistas, os ovos substituem tranquilamente os poli vitamínicos em cápsulas. E com vantagem. Possuem os nutrientes essenciais para a saúde dos olhos, protegendo-as da perda de visão. E mais: é um alimento riquíssimo em proteína, nutriente essencial para construção de músculos e tecidos.

Como usar: para garantir a proteína do café da manhã e começar o dia bem nutrido, faça uma omelete de baixa caloria e muita proteína!

Omelete de Baixa Caloria e Alta Proteína

  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de flocos de aveia
  • 1 colher de sopa de queijo cottage
  • 1 fio de azeite de oliva extravirgem

Como fazer: bata os ovos com a aveia (pode bater no liquidificador). Coloque a mistura em uma frigideira antiaderente com 1 colher (chá) de óleo de coco. Se quiser que fique como uma panqueca, tampe a frigideira com uma tampa. O calor “estufa” a preparação. Depois de dourar de ambos os lados, acrescente o queijo cottage e regue com 1 fio de azeite extravirgem. Você pode colocar o queijo por cima e adicionar 1 colher de sobremesa de geleia diet, se preferir um sabor doce pela manhã. Não esqueça de consumir uma fruta orgânica e fresca para garantir suas vitaminas e minerais, para seu corpo se manter nutrido durante o dia!

7) Suco de beterraba

Superfoods_BeetJuice_SLIDESHOW_0

Quando fala-se em legumes, todos já pensam no verde. Mas precisamos de cores! A cor da beterraba é sinal da quantidade de antioxidante que possui. Previne o câncer, protege seu fígado, dilata os vasos sanguíneos para que o sangue flua com facilidade e contém ferro, que ajuda a fornecer oxigênio para todo o nosso corpo, prevenindo contra anemia ferropriva.

Como usar: ao comer alimentos frescos, crus e orgânicos, você estará obtendo TODOS os nutrientes que precisa. O suco de beterraba garante 100% dos fitonutrientes que ajudam a baixar a pressão arterial (cozimento diminui seu teor de nutrientes!). Um ou dois copos de suco de beterraba por dia pode ajudar a reduzir sua pressão arterial. Uma suplementação fácil e barata, concordam? A natureza já tratou de fornecer tudo que precisamos. Não precisamos de NADA industrializado para sobreviver. Estamos desafiando a natureza e assim a população se torna cada vez mais doente. Acreditem. Quer uma receita de suco?

Suco Vemelho (Poderoso!)

1 porção

  • 1 beterraba orgânica (de preferência orgânica pessoal! Já falei muitas vezes dos malefícios dos pesticidas e por isso sempre coloco “orgânico” em minhas receitas, para lembrar a todos da importância dos alimentos orgânicos em nossa saúde)
  • 1 cenoura orgânica
  • 1 maçã orgânica

Bata tudo e coe o suco.

8) Mostarda

Superfoods_MustardGreens_SLIDESHOW

As sementes da mostarda são ricas em vitamina K, o que é ótimo para o seu sangue e resistência óssea (afinal, nem só de cálcio vivem os ossos). Também são ricas em sulfarofanos, um antioxidante capaz de estimular as enzimas desintoxicantes do organismo e ajudam o corpo a se livrar do ácido biliar em nosso intestino. Os ácidos biliares são utilizados para sintetizar colesterol, por isso é interessante que o corpo não acumule mais do que o corpo precisa desta substâncias, pois quanto menos ácidos biliares, menos colesterol.

Como usar: ferva as sementes e misture com azeite de oliva extravirgem e limão. Você também pode comer cru em saladas, porém pesquisas mostram que quando colocados em vapor, a capacidade da mostarda em diminuir o colesterol aumenta.

9) Batata doce roxa

batata doce

As mulheres de Okinawa, Japão, possuem a maior expectativa de vida do planeta. O segredo? Desfrutam de uma batata doce roxa todos os dias no café da manhã, almoço e jantar. Rica em betacaroteno e ostentando mais de 150% de antioxidantes do que os blueberries ou mirtilos, a batata doce roxa também é rica em vitamina A e vitamina C, mantendo seu sistema imunológico forte, especialmente durante a temporada de gripes e resfriados em que estamos. Se você sentir dificuldade em encontrar a roxa, a batata doce amarela é tão saudável quanto, se consumida assada.

Como usar: substitua sua batata inglesa ou baroa pela batata doce. Assadas ou cozidas em pouca água é o ideal, para manter seus nutrientes.

10)  Uma taça de vinho ou suco de uva integral orgânico

Superfoods_RedWine_SLIDESHOW

Deixei o melhor por último! Vinho tinto, feito com a pele escura e sementes da uva, é rico em polifenóis, entre eles o resveratrol, um composto vegetal natural com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Pesquisas mostram que ele pode impedir a formação de coágulos no sangue e inibir o crescimento de células cancerígenas. Outros estudos indicam que pode ter um impacto positivo na longevidade, vide pela dieta mediterrânea.

Como usar: uma taça de vinho tinto todas as noites te fará muito bem. Se não quiser somar as calorias do álcool, com o suco de uva integral orgânico também obterá os benefícios do resveratrol, porém o álcool aumenta o poder de absorção do composto bioativo. Use com Saúde!

 

Queridos e queridas, espero ajudar com estas dicas!

Com amor e saúde sempre,

Giovana Morbi

 

 

 

2 Comentários

  1. por Paula - 21 de julho de 2013  21:05 Responder

    Oi, Giovana, adoro todas as suas dicas. Te escuto também na Transamérica. Parabéns tanto pra vc como pra rádio. Quero deixar uma pergunta. Todos esses alimentos que vc falou que não podem faltar, podem ser consumidos ao mesmo tempo, no mesmo dia

    • por giovana - 21 de julho de 2013  23:38 Responder

      Oi Paula! Fico muitoooo feliz que goste das dicas!

      Então Paula, os alimentos podem ser consumidos no mesmo dia sim...Não tem problema! Tudo é muito saudável! Diversifique a alimentação todos os dias para garantir todos os nutrientes que precisa!

      Obrigada de coração pelo carinho! Continue acompanhando!!

      Beijos.
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.