Como pouco e não emagreço! O que está acontecendo?

Olá pessoal!

O nosso corpo é perfeito. Quando o metabolismo começa a ficar mais “lento”, existe uma causa por trás disso e pode ter certeza que ele faz isso para o seu bem, simplesmente para te proteger.

Quando seu corpo decide diminuir o gasto calórico é tudo por uma questão de SOBREVIVÊNCIA, não uma conspiração contra a sua pessoa para arruinar sua vida, senão seria no mínimo injusto! Isso pode acontecer por diversos motivos, mas entre os mais comuns estão os seguintes:

– Idade, a cada 10 anos seu metabolismo fica 2% mais lento, em média;

– Alimentação inadequada;

– Escassez de nutrientes/dietas restritas

A “desaceleração” do metabolismo permite que seu corpo vá mais longe com menos comida. E o que acontece em seguida? O organismo tende a “segurar” gordura como um mecanismo de proteção/defesa.

Mas vamos entender isso tudo melhor…

Afinal, o que é metabolismo e qual sua relação com o peso???

Todo mundo fala do tal metabolismo como se ele controlasse apenas a velocidade da queima calórica: “Eu não emagreço porque meu metabolismo é lento, já o da minha amiga é acelerado”. Em geral, está correto. Porém, metabolismo é o total das reações químicas que ocorrem em seu organismo, uma dança coreografada pelas moléculas do seu corpo que determinam a saúde ou a doença.Isso envolve uma série de coisas além das moléculas, como hormônios e neurotransmissores do trato digestivo e células de gordura que controlam, entre outras coisas, a velocidade com que queimamos as calorias. Muito complexo? Então vamos simplificar o papo… O metabolismo é o conjunto de reações químicas que acontecem em seu corpo, e entre outras coisas, ele regula a velocidade com que queimamos calorias. Ficou mais fácil? Então vamos em frente…

O que vai determinar se seu metabolismo é lento ou não? Vários fatores, entre eles o seu comportamento alimentar, a qualidade dos alimentos que você ingere, as condições em que se alimenta (estressado, angustiado, chateado…), o meio ambiente, nível de atividade física… Tudo isso vai influenciar o modo que seu metabolismo processa os alimentos, queima calorias e regula o peso.

Agora, vamos entender de uma vez por todas o porquê das dietas extremamente restritivas não darem certo?! É só voltar um pouco em nossa história…

Temos uma parte em nosso cérebro mais primitiva que chamamos de cérebro reptiliano. Esta região comanda nosso comportamento de sobrevivência criando respostas inconscientes a determinadas situações. Existem 3 comportamentos básicos de sobrevivência regulados pelo cérebro primitivo:

1) Reação de luta e fuga

2) Comportamento alimentar

3) Comportamento reprodutivo

O primeiro (reação de luta e fuga) trata-se de um conjunto de reações químicas e físicas que nos prepara para lidar com situações perigosas ou ameaçadoras. Isso se desenvolveu nos primórdios da história humana para que pudéssemos fugir dos ataques de animais selvagens famintos na época das cavernas, sabe?

Vamos trazer essa situação para os dias atuais:

 Você esta andando pela rua quando começa um tiroteio. O que acontece? Seu coração dispara, seus vasos sanguíneos dilatam, sua respiração acelera, seu organismo libera adrenalina e você sai correndo. E qual o objetivo de tudo isso? Por que seu corpo provoca todas essas reações?

Simplesmente para salvar sua vida, te proteger da morte. Algo semelhante acontece conosco quando o assunto é alimentação, pois é a mesma parte do cérebro que regula o seu comportamento alimentar. Embora acreditemos que temos total domínio sobre a mente, o fato é que temos pouca influência sobre nossas escolhas inconscientes quando estamos cercados de comida. Por esse motivo acho muito simplista dizer que a pessoa só está acima do peso porque quer. Isso não é verdade! Não é questão apenas de força de vontade ou disciplina. Existem diversos fatores por trás disso, afinal se fosse fácil assim a obesidade não seria hoje uma epidemia mundial, concorda?

Bom, mas voltando ao metabolismo lento… Se você está com MUITA dificuldade de perder peso MESMO FAZENDO DIETA ou COMENDO POUCO, hoje vou lhe dizer o que fazer para reverter essa situação. Vamos lá?!

Primeiro passo: identifique o gatilho do metabolismo lento

1. Não comer comida suficiente

Gente, esse é o principal erro das pessoas: comer menos para emagrecer. Para fazer uma analogia, pense no seu corpo como uma casa. Se você não coloca dinheiro suficiente em casa para pagar a conta de luz, o gás, a água, como faz? Bom, você economiza energia e deixa de usar as coisas como costumava fazer, certo? Acontece algo semelhante com seu corpo: na falta de calorias, ele poupa energia e reduz a temperatura do seu corpo (retardando o metabolismo), reduz a quantidade produzida de suco gástrico (tornando a digestão mais lenta) e reduz a função da tireoide (o que resulta em menos energia). Isso é simplesmente um mecanismo de adaptação do seu corpo, um instinto de sobrevivência para ajuda-lo a ir mais longe com menos comida, entendeu?

Existe algo que se chama TAXA METABÓLICA DE REPOUSO ou TAXA METABÓLICA BASAL, já ouviu falar? Essa taxa corresponde à quantidade de calorias gastas pelo seu organismo para manter seu corpo funcionando, sem fazer nada. É o gasto mínimo diário sem sair da cama e nem gastar energia. Vamos supor que João tem 82 Kg e sua Taxa Metabólica Basal seja de 1.800 calorias. Isso quer dizer que ele precisa comer esta quantidade de calorias para se manter vivo. Só que João começou uma dieta muito restrita e come apenas 800 calorias por dia. O que vai acontecer?

Ao comer menos do que precisa para sobreviver, João deixará seu corpo em alerta: OPA, PERA LÁ! POR QUE O CARA ESTÁ SEM COMER?! PRECISO DE ENERGIA… Pensa seu organismo. O corpo dele perceberá o perigo e ativará algumas reações. Primeiro ele vai deixar o João com bastante fome (por isso as pessoas relacionam emagrecimento com “passar fome” o que na verdade é um GRANDE erro, porque você realmente não precisa passar por isso para emagrecer. Pelo contrário, a fome nada mais é do que um sinal do seu corpo indicando que está precisando de energia!) e depois ele vai desacelerar seu metabolismo. É isso que acontece com o corpo de quem faz dietas muito malucas! Seu corpo entende que você está em estado de inanição e te força a comer cada vez mais, mesmo quando pára de fazer a dieta. Essa é a clássica recuperação do peso perdido.

Pensa aí: quando você “pula” o café da manhã, o que acontece? Você chega com uma fome ABSURDA no almoço e coloca tudo e mais um pouco para dentro, não é verdade? À noite faz a mesma coisa, porque não comeu nada durante a tarde. Depois você se sente enjoado (a), empanturrado (a) e arrependido (a). Será que vale a pena viver nessa relação de amor e ódio com a comida?

2. Não comer uma quantidade suficiente de carboidratos

Pessoal,  que guerra é essa agora contra os carboidratos? Gente, vamos parar com isso! Carboidratos são nutrientes MUITO importantes para a saúde e eu os defendo com unhas e dentes sim! Olha só, não podemos generalizar dessa forma como se todos os carboidratos fosses metabolizados da mesma maneira pelo nosso organismo, certo? Você deve apenas priorizar o consumo dos carboidratos provenientes dos alimentos integrais, das frutas, dos legumes, etc, mas nunca deixar de come-los. Há sim algumas situações bem específicas em que a retirada desse nutriente da dieta em alguns momentos do dia é interessante, mas deve ser feito com acompanhamento e lembrando sempre que cada caso é um caso e cada corpo é um corpo. Você PRECISA do carboidrato para que seu organismo consiga desempenhar suas tarefas, como transformar o T4 (versão inativa do hormônio tiroidiano) em T3 (hormônio ativo). Quer dizer, se faltar este nutriente pode ser que seu organismo não consiga realizar essa conversão e você desenvolva problemas na glândula, uma das responsáveis pela regulação do metabolismo.

Mas se você está com sua alimentação em dia, veja outras explicações para um metabolismo lento:

  • Mau funcionamento do fígado;
  • Deficiências de vitaminas, principalmente as lipossolúveis que precisam de GORDURA para serem absorvidas.
  • Má digestão
  • Desequilíbrio hormonal
  • Estresse
  • Alergias ou intolerâncias alimentares
  • Excesso de atividade física, principalmente se a pessoa não se alimenta bem.

Segundo passo: dê uma “ajudinha” ao seu corpo através da alimentação

Agora que você já viu algumas causas que podem contribuir para um metabolismo mais lento, é hora de fazer mudanças. Mas calma! Nada de mudanças radicais… Um passo por vez! As coisas não são assim… “Resolvi ser saudável, a partir de amanhã começo”. NÃO! Faça o que estiver ao seu alcance. Quando queremos abraçar o mundo, acabamos não fazendo nada.

Se você acha que não está comendo bem, que não está fornecendo uma quantidade adequada de nutrientes ao seu organismo, é hora de COMER COMIDA DE VERDADE e parar de contar calorias. Essa história de ficar contando calorias não dá certo. Quer saber o porquê?

Nossa cultura tenta nos convencer de que quanto menos calorias consumirmos, mais conseguiremos emagrecer. Será? Realmente a quantidade de calorias que ingerimos pode determinar nosso peso, porém o que faz diferença em termos de saúde NÃO É A QUANTIDADE e sim o TIPO de caloria que comemos.

Vou dar um exemplo aqui que deixará tudo mais claro para você:

Vamos voltar às nossas aulas de física no colégio. Se você pegar 500 gramas de chumbo e 500 gramas de penas e joga-los no vácuo (sem ar), qual dos dois cairá mais rápido?

Quem respondeu “chumbo” errou. No vácuo ambos caem com a mesma velocidade, pois seu PESO e MASSA são iguais, certo?

Agora, pegue novamente 500 gramas de penas e 500 gramas de chumbo e jogue-os do alto de um prédio. Qual deles cairá primeiro? Se agora você respondeu “chumbo”, acertou! Por que? A resposta está na resistência do ar. Não é possível vê-la, medi-la ou senti-la, mas a resistência do ar existe e afeta a velocidade das penas e do chumbo. As calorias se comportam da mesma forma, quer ver?

Se você pegar 500 calorias de refrigerante e 500 calorias de frutas e queima-las em laboratório, realmente vão liberar a mesma energia. Isso ANTES DE SEREM METABOLIZADAS. O nosso metabolismo seria a resistência do ar no exemplo anterior! Depois que consumimos os alimentos, as calorias são absorvidas em ritmos diferentes e isso é totalmente influenciado pela quantidade de fibras, carboidratos, proteínas, gorduras e outros nutrientes dos alimentos… Tudo isso vai refletir na velocidade com que são absorvidas e no impacto delas em nosso organismo. Não podemos ver, medir ou sentir o metabolismo, mas ele está lá e afeta o processamento das calorias no corpo.

Por isso galera, melhore a QUALIDADE da sua alimentação e “desapegue” da quantidade de calorias. O “refri” diet certamente tem menos calorias que um copo de suco, mas qual deles vai te nutrir? Qual deles vai deixar seu corpo forte e bem nutrido? Qual deles vai dar aquele “empurrãozinho” no seu metabolismo? E te deixar mais satisfeito (a)?

Terceiro passo: SEJA PACIENTE COM SEU CORPO E RESPEITE-O

Todos merecem respeito, inclusive seu corpo. Você tem se respeitado? Seja paciente consigo mesmo. Você não ganha peso do dia para noite e quer perder em uma semana? Isso não existe… Como eu disse, vá com calma e faça o que estiver dentro de suas possibilidades, pensando sempre em seu bem-estar físico e mental.

É isso pessoal! Vamos com calma que vai dar tudo certo…

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

6 Comentários

  1. por Mirian Cristina - 8 de abril de 2015  8:56 Responder

    Amei a explicação! Realmente quando a gente quer fazer tudo da nossa forma, sem ao menos entender o sentido das coisas existe uma grande chance de estar fazendo besteiras! Obrigada!

    • por giovana - 14 de abril de 2015  15:54 Responder

      Que bom Mirian! Obrigada a você pela visita... Um beijão, Giovana Morbi

  2. por angelica - 17 de abril de 2015  10:57 Responder

    ola

    Giovana

    Ouço a radio vida e amo as suas dicas..... pesava 114 kilos e atualmente estou com 79 kilos mas queria eleiminar mais 10 kilos mas nunca consegui, fiquei quase louca tomando anfepramonas e femproporex e hoje sigo dietas de contar pontos mas meu organismo está empacado.....me ajuda porfavor.

    vc teria um cardapio que eu possa seguir?

    obrigada

    Angelica

    • por giovana - 23 de abril de 2015  21:05 Responder

      Oi Angelica,

      Em breve o site estará reformulado e estarei mais perto de vocês! Acho que poderei te ajudar... Fique calma, vai dar tudo certo. Um beijão, Giovana Morbi

  3. por Jô Martins - 1 de agosto de 2017  12:37 Responder

    Adorei suas dicas e antigos. Parabéns!

    • por giovana - 1 de agosto de 2017  14:17 Responder

      Que bom Jô!

      Super obrigada!

      Beijos,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.