Saiba mais sobre o treinamento funcional!

Olá pessoal!

Sexta-feira é dia de falar sobre atividade física aqui no site! E hoje o top Thiago Coelho fala um pouco sobre o treinamento funcional, uma modalidade excelente para quem enjoa fácil de academia! Acompanhem…

 

TREINAMENTO FUNCIONAL

Por Thiago Coelho – educador físico e personal trainer com especialização em nutrição esportiva.

Treinamento Funcional é um conceito de atividade física bem dinâmica e mais atrativa que as atividades ou treinos convencionais. O Treinamento Funcional é conhecido por trabalhar diferentes capacidades físicas com a combinação de vários exercícios relacionados à especificidade da vida diária. Dessa forma, realizamos um trabalho completo em todo o corpo.Treinamento Funcional trabalha principalmente força muscular, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e capacidade respiratória.. Para a realização dessas atividades, o professor começa com prescrições utilizando apenas o corpo. Em seguida, conforme sua evolução, ele inclui acessórios e aparelhos para que os benefícios melhorem cada vez mais.

 Quem pode fazer?

Além de fatores como idade e sexo, a prática do Treinamento Funcional tem relação com o histórico de vida de cada praticante. Pessoas que ao longo da vida praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptam melhor a ele. Mas lembre-se: antes de se submeter ao Treinamento Funcional, informe ao seu professor qualquer restrição ou problema de saúde que existir e que possa ser agravado com a prática de exercícios físicos.

Freeletics

 

Freeletics 2

Como é feito?

Os exercícios serão realizados com o próprio peso corporal. À medida que o aluno evolui, aumentam-se os desafios, complementando-os com acessórios, como bosu, minitrampolim, medicine ball, kettlebell, bola suíça, plataformas de equilíbrio step cabos de cross fit escada de agilidade etc.

treinamento funcionalTreinamento funcional 3Ketball

Quais são os benefícios?

Além da tonificação muscular, o Treinamento Funcional implica maior complexidade do movimento e envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz o organismo ter um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como melhora da flexibilidade, emagrecimento, otimização da coordenação motora, equilíbrio e condicionamento cardio-respiratório. Isso tudo além de motivação e do aumento da auto-estima.

Gostaram de saber um pouquinho sobre o treinamento funcional? Eu comecei a fazer e estou amando! Fora que é ótimo para quem não aguenta mais a esteira de cada dia… Desejo a todos um excelente final de semana, com muita disposição, bom humor, comida boa, de qualidade e boas companhias!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

2 Comentários

  1. por Lú Figueirêdo - 8 de julho de 2016  20:57 Responder

    Gi linda, vi vc comentar que faz funcional e musculação, deve-se combinar os dois ou só o funcional já é o suficiente?

    • por giovana - 11 de julho de 2016  19:40 Responder

      Lu, hoje em dia eu só faço funcional e não sinto necessidade de musculação, mas isso vai de cada um, né? Pergunta para o professor da academia! Com certeza ele vai indicar a musculação... Mas se não quiser, faz uma vez na semana só pra fortalecer!

      Beijão lindeza,

      Giovana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.