Como os sentimentos afetam nossa saúde?

Olá pessoal!

Se você cuidar apenas do corpo e não estiver com a cabeça boa, você está saudável? A saúde engloba corpo e mente, pois uma coisa tem influência direta sobre a outra. Hoje a massoterapeuta Marina Lovato, que trabalha comigo em minha clínica e me ajuda a cuidar de todos os pacientes equilibrando suas energias, fala um pouco sobre como nossas emoções afetam nossa saúde. É bem interessante… Acompanhe!

Alimentação balanceada, alimentação saudável. Corpo balanceado, corpo saudável

Por Marina Lovato – Massoterapeuta.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a palavra doença não existe. Ela é substituída pelo termo desequilíbrio energético. Tais desequilíbrios podem acometer nosso corpo espiritual, mental e físico, pois tudo é energia: o ar, os aromas, as cores, pensamentos, alimentos, e até mesmo um tronco de madeira. A diferença é que algumas energias são mais sutis, portanto normalmente não conseguimos enxergar ou tocar – como aquele aconchego que sentimos em um abraço – enquanto outras são mais densas e podemos as identificar facilmente através dos nossos sentidos – como podemos sentir o corpo da pessoa que nos abraça.

Para ficar mais fácil entender aquilo que muitas vezes não conseguimos identificar através dos nossos cinco sentidos, imagine que nosso corpo é uma cebola, feito de várias camadas. A camada mais superficial, a casca, é uma camada de energia tão sutil que muitos nem se dão conta da existência. Já o centro da cebola é a camada mais densa, representando nosso corpo físico.

Agora imagine que um bichinho está tentando morder esta cebola. Quando ele alcançar o miolo ele já perfurou todas as camadas mais superiores. Imaginou? Pois isso é exatamente o que acontece com o nosso corpo. Quando um desequilíbrio é somatizado, ou seja, acomete nosso corpo físico, ele já comprometeu nossos corpos mais sutis, mas não nos damos conta disso, pois poucas pessoas podem sentir ou ver alguma diferença, a não ser que este desequilíbrio já tenha alcançado uma camada mais densa.

Normalmente tudo começa por conta de uma emoção ou comportamento que, ao se tornar repetitivo, passou a ser prejudicial ao indivíduo e foi causando bloqueios energéticos que o próprio corpo foi tentando compensar até o certo momento em que surge uma doença física. O ato de comer compulsivamente é um exemplo de compensação muito comum, pois esta compulsão nada mais é que uma tentativa inconsciente de preencher algum vazio.

As causas de emoções, comportamentos ou pensamentos obsessivos são inúmeras, pois estes podem acontecer por qualquer situação que a pessoa não conseguiu entender, aceitar, digerir ou lidar. Portanto podem ser consequência de experiências da infância, um medo ou insegurança, um trauma, algum rancor… Sentimentos negativos deixam o sangue mais ácido e causam desequilíbrios em todo o corpo, enquanto bons sentimentos mantém nosso sangue mais alcalino e com isso, nosso organismo funciona de forma mais harmônica.

E para reestabelecer o equilíbrio energético, se faz necessário reverter os danos feitos em todas as “camadas”. Isso parece muito complexo, mas pode ser muito simples quando técnicas não só da MTC, mas também outras ocidentais ou mais modernas são usadas nas pessoas que têm anseio pela transformação e pela melhoria da qualidade de vida. E partindo desse conceito surgiu a NUTRIÇÃO HOLÍSTICA, na qual o massoterapeuta trabalha em conjunto com o nutricionista auxiliando pacientes que buscam qualidade de vida trabalhando na causa dos problemas e não somente em suas consequências.

mente-sano

Corpo são, mente sã…

Gostaram? É importante controlar seus pensamentos, sua mente e não deixar pensamentos perturbadores invadirem a sua cabeça. Respire fundo quando estiver com raiva ou ansiedade… E lembre-se: viva o momento! Tudo passa nesta vida, por isso vamos aproveitar o presente! Com amor e saúde, Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.