Descubra o segredo da água de berinjela: por que ajudaria no emagrecimento?

Olá pessoal!

Quem nunca ouviu falar da água de berinjela para emagrecer? É um título bem comum de se ver na internet: “Emagreça com água de berinjela”. Mas será que funciona mesmo? E se funciona, qual será o segredo por trás disso?

A berinjela não é apenas um vegetal muito versátil utilizado em diferentes pratos na cozinha, como também oferece diversos benefícios a saúde, pois contém uma boa quantidade de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. É rica em água, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais como cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo. É um alimento que fornece poucas calorias: uma unidade com cerca de 150 gramas oferece apenas 30 calorias e ainda é rica em fibras, que regulam o intestino e ajudam na redução do colesterol. Muito bom, hein? Tantas benefícios em poucas calorias!

Para você ter uma ideia: é recomendada a ingestão de 25 a 30 gramas de fibras diariamente e a berinjela é ótima neste sentido, já que uma unidade de 150 gramas fornece cerca de 4 gramas só de fibras. As fibras insolúveis, presentes principalmente na berinjela crua, retardam o esvaziamento gástrico, ou seja, os alimentos ingeridos demoram mais para serem eliminados do estômago, assim você acaba comendo menos e consequentemente,  consome menos calorias.

Sua casca não deve ser retirada, já que boa parte dos nutrientes se encontram nela, como o potássio, o cálcio e ferro. Na polpa encontramos a vitamina B, vitamina C, o betacaroteno e o ácido fólico. Ela também contém antocianina, como todo alimento de cor roxa/azul, um antioxidante que previne o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

Mas qual o segredo da berinjela no emagrecimento? E para a redução do colesterol e controle da glicemia?

 As fibras solúveis presentes em sua composição são o grande segredo por trás da famosa água de berinjela. Ao deixar o alimento de molho, elas se soltam dele. A água torna-se rica em fibras solúveis, que no organismo se transformam em uma espécie de gel, capaz de absorver uma parte da gordura e elimina-la. Mas calma! Não é milagrosa… O que acontece é que essa água reduz a absorção do colesterol no intestino, quando algum produto de origem animal é ingerido durante a refeição. Ou seja, não tem efeito no colesterol que já existe, e sim no que está por vir, entendeu?

 Outro elemento da berinjela que ajuda na redução da gordura é uma substância chamada saponina, que age como um detergente: ela tem a capacidade de quebrar as moléculas de gordura presentes no sangue e assim, impede o organismo de absorve-las. O vegetal também possui substâncias anti-inflamatórias que ajudam na redução da celulite, já que os indesejados furinhos nada mais são do que uma inflamação das células, que piora com a ingestão de alimentos gordurosos.

Berinjela empanada com farinha de linhaça e molho de tomate, assada no forno! Bom demais e cheia de nutrientes!

Quando consumida crua pode causar algum desconforto gástrico, pois possui solanina, uma substância que pode provocar distúrbios intestinais. Esse problema é eliminado quando a berinjela é cozida. Mas não adianta comer a berinjela frita, hein? O óleo acrescentará muitas calorias a mais à preparação e isso não te deixará perder peso.

Conclusão pessoal: NÃO EXISTE ALIMENTO MILAGROSO! Não adianta você comer tudo errado e tomar água de berinjela ao acordar achando que isso te emagrecerá. Eu sempre digo o seguinte: “As pessoas não querem emagrecer, e sim serem emagrecidas”. Não tem milagre! Para emagrecer você precisa de VONTADE, DISCIPLINA e principalmente, CONSCIÊNCIA de que isso não é uma questão de estética, é uma questão de saúde. Não tem preço você ter saúde e se sentir bem consigo mesmo… Isso é saúde mental e física!

Agora, como eu acredito e defendo o poder medicinal dos alimentos, acho que a água de berinjela pode sim ajudar a saúde de alguma forma. Eu tenho diversos casos mostrando que tratamentos alternativos como esse, dão mais resultado que remédios! Já tive diversas provas que, se aplicado de maneira correta, medidas como essa ajudam sim. Por isso, se você se interessou pelos benefícios das fibras solúveis da água de berinjela, aqui vai a receita: coloque uma berinjela média picada de molho em 1/2 litro de água filtrada. Deixe de 8 a 12 horas e tome 4 dedos da água em jejum. Se não rolar tomar dessa forma (muitos sentem náuseas pela manhã), use essa água em sucos. Não é milagroso, mas faz bem…

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

2 Comentários

  1. por Jorge - 31 de julho de 2014  15:37 Responder

    Boa tarde Giovana,

    Quando acabar a água, eu posso usar a mesma berinjela picada novamente?

    • por giovana - 1 de agosto de 2014  13:31 Responder

      Não!Neste caso você precisará de outra berinjela, ok? Beijos, Giovana Morbi.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.