Veja alguns truques para diminuir as calorias das refeições sem ficar com fome

Olá pessoal!

A maioria das pessoas relaciona perda de peso com restrição e acham que para isso precisam passar fome. Na verdade, você realmente não precisa passar fome para manter seu peso em dia. Esse conceito está “enraizado” em nossa sociedade, mas quando seu corpo está bem nutrido e recebendo exatamente o que precisa, o peso fica estável naturalmente.

O que quero dizer é que quando nos alimentos de forma consciente, pensando que o que comemos influencia diretamente em nosso corpo, a preocupação com o peso não existe. Com o corpo trabalhando bem, funcionando direitinho, você não precisará se preocupar… Afinal, os sinais de fome e saciedade estarão bem regulados. Com uma boa alimentação você também sentirá menos ansiedade e mais felicidade. Mais feliz, buscará novos objetivos e desafios e não precisará suprir outras necessidades com comida.

Viu como a alimentação afeta muitos setores de nossa vida? Quando você se alimenta mal, fica mais desmotivado (a) porque não tem energia suficiente e nem raciocínio rápido para realizar tarefas. Com isso, surge a frustração e muitos “vazios” a serem preenchidos. A comida vira uma “válvula” e você se sente sem controle de nada… Sem controle da vida.

Como sempre digo, pequenas mudanças podem ter um impacto bem positivo em sua saúde e consequentemente no controle do peso. Para reduzir a quantidade de comida sem passar fome, hoje darei algumas dicas que poderão te ajudar. Explicarei tudo passo a passo para você ver que faz sentido…

ARROZ

Que o arroz integral ou o 7 grãos é melhor para saúde e controle de peso, você deve saber. Porém, muitas pessoas são resistentes a esse tipo de troca e não abrem mão do velho e bom arroz branco. Muito bem, e se eu disser que você não precisa troca-lo? Como reduzir a quantidade de carboidratos e calorias da refeição comendo arroz?

Olha só: 4 colheres de sopa de arroz branco cozido oferecem 130 calorias, em média. Porém,  se eu comer 2 colheres de sopa de arroz (65 calorias) + 2 colheres (sopa) de brócolis cozido picadinho (25 calorias)? Enquanto 4 colheres de sopa de arroz branco oferecem 130 calorias, o arroz com brócolis tem 90 calorias.

☺Vantagem: 40 calorias a menos.

O arroz branco é rico em carboidratos e pobre em fibras. Coloque uma porção menor no prato e combine com alimentos ricos em água e fibras, como o brócolis. Isso diminui as calorias do prato e aumenta o volume da refeição, o que te manterá saciedade com menos. Com couve-flor, cenoura, vagem e pimentão também fica delicioso.

☛ Lembre-se: você perde peso quando tem um déficit de calorias no final do mês, ou seja, precisa gastar mais do que comeu. A perda ou ganho de peso não acontece de uma hora para outra. É um processo que ocorre de acordo com sua ingestão e gasto calórico ao longo do mês!

arroz primavera

MASSA

Vamos a um exemplo com massa agora: 1 xícara (chá) de macarrão oferece 120 calorias, em média, certo? Com 1/2 xícara (chá) de molho de tomate (30 calorias), teremos 150 calorias neste prato de macarrão com molho de tomate. Veja o que acontece quando acrescentamos 1 xícara (chá) de rúcula ao macarrão:

Em vez de 1 xícara (chá) de macarrão, usamos 1/2 xícara, com 60 calorias + 1/2 xícara (chá) de molho de tomate (30 calorias) + 1 xícara (chá) de rúcula (10 calorias). Total: 100 calorias.

☺ Vantagem: 50 calorias a menos. 

Aqui é a mesma estratégia do arroz: combinar a massa com folhas verdes ou legumes também ajudará a manter sua saciedade e reduzirá as calorias da refeição.

BATATA

Vamos lá: 2 batatas médias assadas no forno, fornecem em média 100 calorias, certo? Agora, se você comer 1 batata média, com 50 calorias e acrescentar 1/2 xícara de espinafre (8 calorias) + 3 rodelas de tomate no prato (10 calorias), terá um total de 68 calorias.

Vantagem: 32 calorias a menos.

O espinafre é rico em fibras e o tomate em água. Aspargos também são boas opções por serem alimentos bem ricos em água. Essa dupla (fibras + água) reduz as calorias da refeição e mantém o volume.

FRANGO

Agora vamos imaginar uma refeição com filé de frango e creme de milho: 1 filé médio de frango tem em média 180 calorias + 4 colheres (sopa) de creme de milho (200 calorias, em média), temos uma refeição com o total de 380 calorias. Agora, e se a gente colocar 2 colheres de sopa do creme de milho e substituir as outras 2 colheres do primeiro prato por abobrinha refogada e reduzir o tamanho do frango? Vamos ver o que acontece:

1 filé de frango pequeno (140 calorias) + 2 colheres (sopa) de creme de milho (100 calorias) + 2 colheres (sopa) de abobrinha refogada (15 calorias).Total= 255 calorias.

Vantagem:125 calorias a menos.

Agora o último exemplo, dessa vez com a sobremesa!

SORVETE DE CREME

2 bolas de sorvete de creme = 230 calorias.

Muito bem… Mas e se a gente  diminuir a quantidade do sorvete e come-lo com umas frutas? Vamos ver o que acontece?

1 bolo de sorvete de creme (115 calorias) + 1 fatia de abacaxi aquecida com canela (50 calorias). Total: 165 calorias.

Vantagem: 65 calorias a menos. 

Viram como não é tão difícil assim? Comece com pequenas mudanças e com certeza você sentirá a diferença em sua vida… Acredite!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.