Reeducação alimentar: troque o chocolate pela alfarroba!

Olá pessoal!

Você quer emagrecer, mas não abre mão de um docinho tipo… Chocolate? Quer substituí-lo por uma alternativa mais saudável, sem abrir mão do prazer? Então precisa conhecer a alfarroba. Apesar de parecer um chocolate, alfarroba é uma vagem comestível marrom-escura, semelhante ao feijão, com sabor  adocicado que nasce na alfarrobeira, uma árvore selvagem nativa da costa do Mediterrâneo. O pó ou farinha de alfarroba, derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau, com algumas vantagens: enquanto o cacau oferece cerce de 23% de gordura, a alfarroba fornece apenas 0,7% e possui 25% menos calorias que o cacau. Além disso, tem um elevado teor nutritivo: contém vitamina B1, que melhora o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração, a saúde mental e raciocínio.

Alfarroba: parece chocolate, mas não é!

A alfarroba fornece mais vitamina A que a berinjela, o aspargo e a beterraba, um nutriente essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão. Tem um alto teor de vitamina B2, ferro, sódio e potássio em quantidades equilibradas. É interessante para quem pratica exercícios físicos pela quantidade de cálcio e magnésio encontrados em sua composição, bons para o funcionamento adequado dos músculos. Não possui qualquer agente alergênico ou estimulante como a cafeína e teobromina presentes no cacau.

Mesmo com seu alto teor de açúcares naturais que garantem seu sabor levemente adocicado, não é calórica, devido a sua quantidade mínima de gordura e grande quantidade de fibras, que garantem a sensação de saciedade e melhora o funcionamento do intestino. Não contém glúten e por isso pode ser consumida por portadores de doença celíaca, além de possuir um potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao azeite de oliva, sendo útil no combate ao excesso de radicais livres e doenças degenerativas. Experimente!

Alfarroba com creme de avelã… Você encontra em lojas de produtos naturais!

Tem em barra também… Mas lembre-se: NADA em exagero faz bem. Coma com equilíbrio =D

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.