Como ler os rótulos dos alimentos?

Esse post é muito importante para você, que quer entender melhor sobre Nutrição. Aproveitei o domingão frio aqui de SP para escrever um texto bem completo que vai explicar o que quer dizer aquilo tudo escrito no rótulo dos alimentos que você compra. Quando vou ao mercado, fico horas rodando só para ler todos os rótulos. Eu adoro! Quem me acompanha é que precisa de muita paciência!

Muitas pessoas que visitam o supermercado não tem idéia do que tem nos alimentos que compram para as suas famílias, e com certeza ficariam surpresas ao descobrir. Não deixe a rotulagem complicada enganá-lo!  Muitos dos alimentos processados ​​de hoje são carregados com produtos químicos, gorduras trans, corantes e sabores, e todos os tipos de toxinas prejudiciais. É preciso tomar cuidado nas escolhas!

Informações que você encontra em um rótulo:

  • Porção
  • Valor energético
  • Quantidade por porção de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio do alimento.

Os ingredientes são listados na ordem do maior para o menor volume contido. Ou seja, quando você compra um pão, por exemplo, acreditando ser integral, olhe no rótulo para comprovar: se o primeiro ingrediente por farinha integral, ok. Se tiver farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, ele não é totalmente integral. Uma “pegadinha” muito frequente essa.

Como saber se um alimento é bom ou não para o consumo pelo rótulo?

Primeiro, veja sempre a data de validade. Geralmente os produtos que ficam na frente, tem a data de validade mais próxima. Fique sempre de olho para não chegar em casa e ver que o produto que comprou vence amanhã!

Agora vamos por partes:

– A sigla %VD: todos perguntam o que isso quer dizer. A famosa sigla significa percentual de valores diários e indica quanto o produto apresenta de energia e nutrientes para uma dieta de 2000 calorias (kcal) ou 8400 quilojoules (kJ).

Depois temos o valor energético, ou seja, quantas calorias serão consumidas na porção determinada no rótulo. Veja esse alimento que você deve imaginar qual é. 354 calorias por pacote, o que representa 18% de calorias de uma dieta de 2000 calorias (necessidade diária de um adulto saudável em geral).

Em seguida, o carboidrato. Se você pretende emagrecer, deve ficar de olho nesse nutriente. A recomendação para um adulto saudável é de 300 gramas de carboidrato por dia. Considero isso uma quantidade alta, dependendo do indivíduo e devo salientar que devemos incentivar o consumo de carboidratos complexos, ricos em fibras. Esse alimento em questão, apresenta 50 gramas de carboidrato por pacote. Agora olhe a quantidade de proteína: 8,3 gramas. Para um lanche recomendo pelo menos 7 gramas de proteína e para a refeição principal, cerca de 25 gramas (que você encontra em um filé de frango por exemplo, porém é possível chegar a essa quantidade com outros alimentos. Os vegetarianos possuem uma infinidade de opções hoje em dia). Ou seja, esse alimento é puro carboidrato! Quanto a esse nutriente, a quantidade varia muito da pessoa, atividade física, mas indicaria lanches (as principais refeições, como já disse, a quantidade varia de acordo com a pessoa e seu objetivo) com no máximo 15 gramas de carboidrato.

Vamos para as gorduras: temos a saturada, a trans, a mono e a poli-insaturada. Sempre dê preferência para as mono e poli, ok? Escolha alimentos com %VD de 5% no máximo de gordura saturada. Acima disso, é lixo. E quanto menos, melhor, combinado? A gordura trans, nem preciso dizer né? Péssima! Evite mesmo. Foi uma gordura criada pelo homem! Nosso organismo nem reconhece esse tipo de química. E mais, os rótulos adoram enganar o consumidor nesse sentido. Se o produto contém menos de 1 g de um macronutriente, pode listá-la como 0 g – ou seja, você compra a bolacha para seu filho, toda contente por estar levando um produto livre de gordura trans e… Oh não! Ele tem. Ele pode ter 0,9 , mas tem. Não está listado. E faz muito mal.

E a fibra? Para valer a pena levar um produto com fibra, deve ter no mínimo 4 gramas.

Mas e o sódio???? As pessoas morrem de medo do sódio. É um nutriente extremamente necessário para manter o equilíbrio do nosso organismo, já que possui uma série de funções importantes. Mas há uma recomendação diária de 2.400 miligramas ou 2,4 gramas. Olhe o rótulo do produto acima: 1.553 miligramas de sódio, que representa 65% dos valores diários. Para uma refeição apenas ,minha gente, é sódio demais! E vocês sabem o que o excesso de sódio causa, não é? Hipertensão, doenças cardiovasculares, retenção hídrica…

Alguém já descobriu que alimento é esse? Aposto que você substitui sua refeição por ele vários dias! Agora que você já sabe ler rótulos, repense suas escolhas!

Espero ter ajudado pessoal!

 

Com amor e saúde sempre,

Dra.Giovana Morbi

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.