Vitaminas para cabelo podem bagunçar exames de tireoide

Oi Vitaminados!

Tenho visto em meu consultório alterações frequentes em exames de tireoide, mas esses resultados nem sempre são verdadeiros. O uso de vitaminas para cabelos e unhas só cresce, mas uma vitamina presente na composição desses produtos em altas doses podem alterar exames e confundir o diagnóstico. Hoje vamos falar sobre isso!

PARA QUE SERVE A BIOTINA?

A biotina é uma vitamina do complexo B utilizada principalmente para fortalecimento de cabelo e unhas. Pode ser comercializada pelos nomes de vitamina H, vitamina B7 ou coenzima R.

Nossa necessidade diária de biotina é de aproximadamente 30 mcg, mas existem suplementos que fornecem até 10.000 mcg dessa substância, ou seja, uma superdose!  Como a queda de cabelo é um problema bem comum entre homens e mulheres, a busca por vitaminas que prometem resolver o problema rapidamente aumentou muito nos últimos tempos.

Pessoas que usam suplementos com altas doses de biotina podem ter alterações em vários exames laboratoriais, incluindo os que avaliam a função da tireoide. Nature's Bounty, Biotina, 10.000 mcg, 120 Cápsulas Softgel de Liberação Rápida

BIOTINA E SUA INTERFERÊNCIA EM EXAMES DE TIREOIDE

A biotina que uma pessoa ingere não altera a tireoide em si, mas pode simular um hipo ou hipertireoidismo.

Isso acontece porque os laboratórios, ao realizarem a análise do sangue da pessoa, podem fazer o uso de marcadores que contém entre seus componentes a biotina. Esses marcadores reagem com a vitamina ingerida em forma de suplemento pelo paciente, alterando o resultado do exame para mais ou menos.

COMO CONFIAR NO RESULTADO DO EXAME?

Mesmo que o paciente esqueça de avisar sobre o uso de suplementos, o próprio laboratório responsável pela análise pode detectar que algo está errado.

Nesses casos, é comum repetir o exame usando outra metodologia que não utilize a biotina como marcador. Porém é preciso se atentar a isso e suspender o uso da vitamina cerca de 3 dias antes da realização do exame.

EXCESSO DE BIOTINA FAZ MAL?

Suplementar biotina nem sempre é necessário. Está disponível em diversas fontes da nossa alimentação, como gema de ovo, carne vermelha, amendoim, amêndoa, nozes, alface, couve-flor, tomate, cenoura e cebola. Uma alimentação bem balanceada e diversificada pode garantir tranquilamente a necessidade diária de biotina.

O excesso dela pode desencadear alguns efeitos indesejados no organismo, como reações alérgicas na pele, acne, diarreia e náuseas.

CONCLUINDO…

A interferência dessa vitamina em diversos exames deve reforçar a orientação para que os pacientes informem na consulta o uso de vitaminas ou suplementos alimentares. É comum que não sejam mencionados por não oferecerem riscos a saúde, mas certamente são importantes pela possível interação com outras substancias que podem interferir no resultado de exames laboratoriais.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.