Vaidade x Saúde: vale a pena seguir dietas radicais para emagrecer?

Olá pessoal!

Como tenho este canal de comunicação com vocês, achei importante fazer um post sobre a matéria que li hoje pela manhã e alertar meninas e meninos, que por não se sentirem confortáveis ou satisfeitos com seus corpos, acabam tomando atitudes radicais e colocando suas vidas em risco.

Peaches Geldof, apresentadora de TV, socialite, modelo e filha do músico Bob Geldof morreu ontem aos 25 anos, deixando dois filhos pequenos e o marido. A polícia não divulgou informações sobre o caso, porém não há indício de uso de drogas ou suicídio. A morte, considerada “súbita e sem explicações”, parece ter ocorrido por causas naturais. O mais provável: parada cardíaca. Em meio a tantas especulações, surge um fato que se destaca na mídia: parece que Peaches fazia uma dieta a base de sucos desde 2011. Na ocasião, ela declarou: “Eu faço ‘juicing’. Você faz sucos com vegetais e bebe três vezes ao dia. É nojento. Geralmente faço por um mês. Tem dias que acordo e penso: ‘Estou tão gorda”’. Na mesma matéria, a Associação Britânica de Dietas declarou que dietas como essas poderiam causar sérios danos a saúde, entre eles o risco de causar alterações eletrolíticas que podem levar a parada cardíaca aguda. Acrescentou ainda que estas dietas não enfraquecem apenas os músculos como prejudicam os órgãos internos. E isso é um fato!

Não sabemos o que realmente aconteceu com Peaches e nem cabe a nós saber, pois deve-se respeitar a dor de uma família, mas o assunto exposto na mídia traz uma questão interessante: até que ponto as pessoas chegam para emagrecerem? Tudo vale a pena para ter o corpo dos sonhos? A própria Peaches do caso acima contou na mesma entrevista que abrir revistas de moda e depois olhar-se no espelho lhe causavam angústia, pois ela queria ser magra como as modelos que apareciam nas fotos.

antes e depois matéria dietas radicais Antes e depois de começar a “juicing”, um tipo de dieta a base de sucos. Fique atento: essa não é a melhor escolha.

Dietas restritas, que excluem um grupo de alimentos por muito tempo, como esta dieta de apenas três sucos por um mês seguido (que horror!) simplesmente não funcionam, principalmente nem nenhum tipo de acompanhamento. Você não cuida dos dentes? Da pele? E por que não começar a cuidar do que você come, que influencia absolutamente TUDO em seu corpo, de maneira adequada? Ao reduzir drasticamente a quantidade de comida ingerida (que é a base de todas estas dietas malucas), você emagrece. Mas e sua saúde? Suas vitaminas? A longo prazo suas reservas diminuem, seu corpo fica deficiente em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e é neste momento que as complicações começam.

A sociedade valoriza um padrão de beleza esguio, o que acaba levando as pessoas a utilizarem métodos nada seguros para perderem peso rapidamente. “Se tudo evoluiu, por que ainda engordamos? Será que não há uma dieta mágica, uma cápsula ou uma máquina que nos emagreça?”…. Pensam as pessoas… E eu respondo: Não, não tem nada que te emagreça. A única pessoa que pode fazer isso por você é VOCÊ MESMO ou VOCÊ MESMA. Como? Cuidando da sua alimentação e praticando exercícios físicos (grande novidade, hein?! Mas esse é o segredo… Não conta para ninguém!). E digo mais: equilíbrio minha gente… Quando você encontra seu equilíbrio, fica tudo bem. Você se aceita, se valoriza, se ama e se cuida.

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.