Verdade ou mito da dieta: comer á noite causa ganho de peso?

Olá Vitaminados,

Tudo bem?

E vamos de assunto polêmico: será que comer á noite causa ganho de peso como muitos dizem por aí? Vamos analisar isso juntos!

Verdade ou mito?

Você já deve ter escutado a seguinte frase: tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo.

No entanto, a sabedoria convencional hoje é que uma caloria é uma caloria, independentemente de quando você a ingere, e que o que causa ganho de peso é simplesmente comer mais calorias do que você queima. Ou seja, não importa a hora do dia em que você come. É o que e quanto você come (e quanta atividade física você faz durante todo o dia) que determina se você ganha, perde ou mantém seu peso.

Um estudo publicado na revista Obesity aumentou a confusão ao sugerir que comer à noite pode ser mais do que apenas comer calorias em excesso. Pesquisadores da Northwestern University descobriram que comer à noite leva ao dobro do ganho de peso – mesmo quando o total de calorias consumidas é o mesmo. Mas esta pesquisa foi feita em camundongos, não em humanos, e a razão para o ganho de peso é desconhecida. Além disso, um único estudo com camundongos não deveria nos levar a descartar a riqueza de evidências que apoiam a teoria da entrada/saída de calorias.

Pode até não engordar, mas evite!

Ainda assim, há boas razões para ser cauteloso ao comer no período noturno. 

As pessoas comem à noite por uma série de razões que muitas vezes têm pouco a ver com a fome fisiológica, que vão desde satisfazer os desejos até lidar com o tédio ou o estresse (fome emocional)

Lanches após o jantar tendem a não ser controlados. Eles geralmente consistem em grandes porções de alimentos com alto teor calórico (como batatas fritas, biscoitos, doces), consumidos sentados em frente à televisão ou ao computador.

Nessa situação é muito fácil consumir todo o saco, caixa ou recipiente antes que você perceba. Além dessas calorias extras desnecessárias, comer muito perto da hora de dormir pode causar indigestão e problemas de sono, e é durante o sono que nosso organismo e hormônios são regulados. Se seu corpo gastar energia nesse momento para digerir algo, ele deixará de desempenhar outras funções importantes.

Concluindo…

Não importa QUANDO você come, mas O QUE você come. Sentar em frente a televisão e comer de forma descontrolada pode te fazer ganhar peso pelo excesso de calorias que pode ingerir sem ao menos perceber em um curto espaço de tempo, e isso acontece com mais frequência no período noturno.

Não há problema em se fazer um lanche à noite, desde que seja com alimentos saudáveis e fáceis de digerir para que isso não comprometa o seu sono, um fator fundamental para o boa saúde e controle de peso. Para evitar comer demais, preste atenção à comida enquanto come, evite comer na frente daTV/computador/celular e escolha um lanche com porção controlada. Algumas boas opções são lanches com até 100 calorias, pequenas porções de pipoca (feita na panela), queijos brancos com pouca gordura, castanhas, iogurte desnatado ou frutas.

Resumindo: são necessárias mais pesquisas em humanos para determinar se as calorias ingeridas à noite são mais propensas a causar ganho de peso do que as ingeridas no início do dia. Na dúvida, evite excessos nesse período.Espero que eu tenha te ajudado a solucionar esse mito da dieta!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.