#dicadatransamérica: Por que você deveria trocar o arroz branco pelo integral?

Olá pessoal! Hoje na Rádio Transamérica falei sobre o arro integral: por que você deveria trocar o popular arroz branco por ele?

O arroz integral é um dos únicos alimentos que oferece quantidades equilibradas de sódio e potássio, dois elementos de grande valor para o metabolismo humano. Porém, tão importante quanto a presença desse alimento na dieta, é sua mastigação. Pessoal, se o arroz integral não for triturado de maneira adequada ou se você simplesmente engolir sem mastigar, seu valor nutritivo praticamente se anula, já que ele será eliminado da mesma forma que foi ingerido. Lembrando que é muito importante mastigar bem todo e qualquer alimento. Lembre-se: nenhum órgão tem dentes! A digestão fica comprometida quando o alimento chega ao trato gastrintestinal em pedaços inteiros, por isso, mastigue! Muitas pessoas me perguntam quantas vezes devem mastigar o alimento. Não fique preso a números, senão alimentar-se passa a ser uma tarefa complicada. O ponto ideal da mastigação é quando não se sente o alimento passar pela garganta ao engoli-lo.

Mastigar

Mastigue bem os alimentos, não engula! O único local em que temos dentes é a boca, por isso, use-a… Não maltrate seu corpo mandando pedaços inteiros de comida para os órgãos, por favor!!!

A ingestão de arroz integral é recomendada para: 

– diabéticos, por liberar energia gradativamente ao corpo;

– pessoas que desejam emagrecer, por sua quantidade de fibras que estimulam o funcionamento do intestino e mantém a saciedade;

– para pessoas que sofrem de pressão alta e edemas, já que o arroz integral propicia o movimento dos fluidos do corpo e ajuda na eliminação do excesso de líquidos.

É um alimento facilmente digerido graças a proteína que permeia todo o grão. É livre de glúten e portanto, não produz reações alérgicas. Durante seu cozimento, o arroz forma uma mucilagem, como a aveia e a cevada, muito útil para combater irritações intestinais, além de ter uma ação obstipante, principalmente em bebês. Já te convenci a trocar o arroz branco pelo integral? Experimente e aproveite seus benefícios a saúde!

Receita

Arroz integral com castanhas

Arroz integral

Você vai precisar de:

– 3 colheres de sopa de alho-poró cortado em fatias finas

– 1 colher (chá) de manteiga clarificada (ghee)

– 1 xícara (chá) de arroz integral

– 2 xícaras (chá) de água

– 3 colheres de sopa de  castanha de caju (crua e sem sal)

– Sal a gosto

Como fazer? Fácil! Refogue o alho-poró na manteiga clarificada até começar a dourar. Acrescente o arroz, mexa bem por cerca de 1 minuto e acrescente as 2 xícaras de água. Quando ferver, jogue as castanhas e tempere com o sal. Você também pode acrescentar cebolinha, salsinha e até cenoura em cubos para dar mais volume ao arroz sem acrescentar calorias. Quando a panela estiver quase sem água, experimente o arroz e veja se não está muito duro. Se estiver, acrescente mais água e deixe cozinhar, até ficar no ponto em que você gosta. Digo isso porque tem gente que prefere o arroz mais “durinho”, enquanto outros preferem mais na consistência “unidos venceremos”. Vai de gosto, né?

Espero que gostem! Se você está enjoado do velho e bom arroz integral, acrescentar as castanhas pode dar um novo ar ao prato, além de adicionar bons nutrientes…

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

3 Comentários

  1. por Jose Norton de oliveia Gomes - 1 de julho de 2014  23:05 Responder

    Ouço Voce todas as manhas na trasamerica.sempre se fala em emagrecer,gostaria De saber de Voce o que se faz para engordar.obrigado.

    • por giovana - 3 de julho de 2014  13:38 Responder

      Oi Jose!

      Para engordar você deve ingerir mais calorias do que gasta. Se nem assim engordar, a causa é genética e existem mil estratégias para se fazer isso com saúde. Procure um nutricionista para te ajudar!! Super beijo!

  2. por José Reis - 25 de agosto de 2014  15:35 Responder

    Boa tarde!
    Ouço você no programa de esporte segunda edição na rádio transamérica falando dicas de saúde.

    Já passei dos 50 pratico corrida de rua,e gostaria de algumas dicas de alimentação para pratica desse esporte.

    Grato.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.