Como combater a azia?

Olá Vitaminados!

Aquela queimação no meio do peito que sobe para a garganta, que sensação horrível! Infelizmente, a azia (também conhecida como refluxo gastroesofágico) é bem comum. Quer se sentir melhor e contornar o problema?

Aqui estão alguns passos a serem tomados para evitar que isso continue acontecendo com você.

O que causa a azia?

A azia ocorre quando o “suco gástrico”, muito ácido volta para o esôfago, passagem entre sua garganta e estômago.

O estômago tem um revestimento que o protege desses ácidos, mas seu esôfago não. Isso causa uma sensação de queimação desconfortável no peito e, possivelmente um sabor amargo na boca. Em alguns casos é comum ter tosse persistente como sintoma.

Isso acontece porque a válvula entre o esôfago e o estômago (chamada de esfíncter esofágico inferior) não está funcionando corretamente.

Normalmente essa válvula fecha após a abertura. Mas pode acontecer de não fechar com força, deixando os sucos gástricos escaparem e irem para o esôfago.

Quem está propenso a ter azia?

Pessoas com sobrepeso ou obesidade, alimentação com muita comida processada, sedentários, fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcóolicas estão mais propensas ao problema.

Pode acontecer também na gravidez, por conta das alterações hormonais. Ter hérnia de hiato é outro fator que aumenta o risco de azia. Alguns medicamentos como bloqueadores dos canais de cálcio, antidepressivos tricíclicos, anti-inflamatórios não esteroidais também aumentam a chance de ter azia.

Quais alimentos pioram a azia?

Excesso de cafeína, bebidas gaseificadas, álcool, alimentos picantes ou muito condimentados, alimentos muito gordurosos e frutas cítricas podem causar desconforto em pessoas com azia ou refluxo.

O que fazer para evitar a azia?

Evite excessos.

Em vez de comer uma grande quantidade de alimentos em uma única refeição, fracione e coma a cada 4 horas, mais ou menos. Uma barriga cheia demais faz com que o esfíncter fique mais relaxado e deixe a passagem livre para os ácidos gástricos.

Faça uma pequena caminhada após as refeições.

Isso pode ajudar a manter os ácidos onde precisam ficar: no estômago.

Faça sua refeição longe da hora de dormir.

E evite aquela soneca após o almoço. Se optar por dar uma relaxada, tente colocar o travesseiro um pouco mais alto, elevando a cabeça. Deixe a gravidade ajudar a evitar que os ácidos estomacais espirrem para o esôfago.

Tente identificar quais alimentos causam o problema.

Se você não sabe exatamente qual alimento te faz mal mas desconfia de algum, fotografe suas refeições durante alguns dias. Quando sentir a azia, verifique o que comeu antes. Isso pode ajudar a identificar qual alimento te causa esse desconforto ruim. Depois disso, é só evitá-lo. Também evite os alimentos que pioram os sintomas, que já citei lá em cima.

Posso tomar medicamentos para azia?

Se os sintomas estão muito fortes, consulte um médico para a indicação de algum medicamento que pode aliviar os sintomas. Mas tenha em mente que será necessário tratar a raiz do problema e fazer mudanças em sua alimentação.

A azia é perigosa?

Não necessariamente, embora seja bem dolorosa e incomoda.

Mas se a azia é persistente, pode ser sinal de uma condição chamada doença do refluxo gastroesofágico que pode evoluir para problemas mais sérios se não tratada. Portanto, converse com seu médico para um diagnóstico correto.

Espero ter te ajudado!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.