Dificuldade em perder peso? Pode ser inflamação crônica!

Olá Vitaminados!

Você sente muita dificuldade em perder peso? Tem falta de disposição? Vontade de comer alimentos açucarados e gordurosos que não passa? Há um sabotador dentro do seu corpo que você pode não estar ciente: a inflamação crônica!

O que é inflamação?

Há dois tipos: aguda e crônica. Hoje a ciência nos diz que há uma ligação direta entre a segunda e nossa capacidade (ou incapacidade) de perder peso.

A inflamação aguda é uma resposta natural do corpo a um problema imediato, como um corte ou picada de inseto. Seu corpo aciona o sistema imunológico, o local fica vermelho, dolorido e o processo de cicatrização começa com uma resposta inflamatória breve e necessária.

Já a crônica se estabelece silenciosamente e dura mais tempo. Trata-se de uma resposta a um problema maior dentro do corpo. Além do ganho de peso, a inflamação crônica tem sido associada a muitas doenças como diabetes, artrite, artrose, síndrome metabólica e câncer.

Tudo começa no intestino

A alimentação e hábitos da maior parte da população são ruins. Muita comida processada, excesso de açúcar, carboidratos refinados, fritura, álcool, tabagismo, sedentarismo… Tudo isso prejudica demais a flora intestinal e é lá que tudo começa.

A parede do intestino se torna “porosa”. Partículas de alimentos não digeridos passam para a corrente sanguínea e o sistema imunológico é acionado, mas não sabe identificar e combater aquilo. É nesse momento que começa um processo inflamatório crônico.

Sintomas da inflamação crônica

  • Os sintomas podem variar, mas geralmente são esses:
  • Dores nas articulações
  • Dores de cabeça
  • Falta de energia
  • Problemas de tireoide
  • Inchaço
  • Ganho ou dificuldade de perder peso
  • Cicatrização ruim
  • Dermatites
  • Acne

O que causa inflamação crônica?

Pode ser um fator ou a combinação de vários. Porém, todos nós sabemos que a dieta é um dos principais para o aparecimento de doenças. Portanto, má alimentação (carregada de açúcar, farinha branca, álcool, carne vermelha), deficiências nutricionais, a exposição a produtos químicos e pesticidas a que somos expostos diariamente, o sedentarismo, o excesso de peso, e tabagismo estão entre as causas.

Vale lembrar que sensibilidades, intolerâncias e alergias alimentares também podem causar o problema.

Como tratar a inflamação crônica?

É possível reverter esse quadro rapidamente mudando seus hábitos. Para começar, elimine alimentos que podem aumentar a inflamação: açúcar refinado, farinha branca, refrigerantes, frituras, alimentos ricos em corantes e conservantes.

Substitua por alimentos frescos, como frutas e vegetais (principalmente os crucíferos como brócolis e couve-flor) , alimentos integrais ricos em fibras, carnes brancas e magras como peixe ou frango sem pele, e gorduras boas provenientes do azeite, abacate e castanhas.

Além disso, especiarias como a cúrcuma e pimenta caiena também podem ajudar no tratamento. Estudos mostram que frutas vermelhas e roxas, como framboesas, amora, morango cereja e uva roxa, e o famoso gengibre também possuem uma poderosa ação anti-inflamatória.

Suplementos que ajudam muito!

Os probióticos são bactérias boas que ajudam a expulsar as bactérias ruins que contribuem para a inflamação, por isso são bem indicados.

Alguns alimentos são naturalmente rico em probióticos, como kefir, kombucha, chucrute, tempeh, missô e alguns tipos de iogurte. Antes de comprar qualquer alimento, leia a lista de ingredientes cuidadosamente e veja se não possuem aditivos químicos que podem cancelar seus efeitos saudáveis. Mas vale lembrar que a suplementação com probióticos específicos pode ser bem interessante.

Outro suplemento que ajuda no combate a inflamação é o ômega-3. Eu poderia dizer que basta você comer peixes gordurosos, como salmão, arenque ou sardinhas, mas a verdade é que para chegar na quantidade necessária para benefícios nesse sentido. seria preciso comer quilos deles. Portanto, a suplementação desse nutriente é bem indicada.

Outras medidas importantes

Além da alimentação, pratique atividade física constante (já é comprovado que ajuda demais no tratamento da inflamação crônica), durma bem e beba muita água.

Resumindo…

Você é capaz de tratar a inflamação adotando um estilo de vida mais saudável e permanecendo consistente neles.

Sempre digo o seguinte: a exceção não deve se tornar sua regra. Ou seja, na maior parte do seu tempo, faça boas escolhas para sua vida. Óbvio que haverá exceção. Somos humanos! Você não precisa ser radical, mas 80% da sua vida deve ser mais saudável. Aqueles 20% não vão te fazer mal… Pelo contrário! Te ajudarão a ter prazeres também, o que vai te motivar ainda mais em fazer o certo na maior parte do tempo.

Afinal, você está vivendo ou SOBREvivendo?

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.