Pipoca pode?

Olá pessoal!

Uma pergunta que SEMPRE recebo: doutora, pipoca pode?

Primeiro: você PODE comer TODOS os alimentos…. Nada é proibido. Basta ter bom senso e saber em que momento e quanto comer. Depois de deixar isso BEM claro, vamos falar da pipoca…..

Se você está a procura de um lanche saudável e ao mesmo tempo saboroso, a pipoca é uma boa opção.

Ao contrário do que muitos pensam, a pipoca é um alimento muito nutritivo e fonte de fibras, o que faz dela um carboidrato complexo. E o que isso quer dizer? Que parte deste carboidrato não é absorvido! Desta forma, a pipoca ajuda a manter a saciedade e estimula o funcionamento do intestino.

Então a pipoca é realmente saudável?!

O que torna a pipoca mais “pesada” é a forma de preparo (com MUITO óleo ou a industrializada, feita no microondas).

As pipocas de microondas são cheias de sódio e sofrem uma alteração química durante o aquecimento no aparelho que aumenta o índice glicêmico do alimento – ou seja, não proporcionará tanta saciedade quanto poderia. O microondas também inativa uma série de substâncias benéficas para a saúde presentes na pipoca. Entre elas, as antioxidantes capazes de proteger nossas células do envelhecimento precoce, o que poderia prevenir o desenvolvimento de muitas doenças.

E a manteiga? Pode?

Não há problema em acrescentar manteiga em sua pipoca, desde que seja sem sal. Fazer isso aumenta o valor calórico da preparação, já que cada grama de gordura oferece 9 calorias. Porém, dentro de um plano alimentar bem equilibrado, não há problema nenhum adicionar um pouco de manteiga!

Isso é um mero detalhe dentro de todo um contexto (leve em consideração um dia inteiro da alimentação e não a refeição de forma isolada)… Comer algo saboroso, que realmente te satisfaça, é melhor que ficar beliscando a tarde toda. E se você “maneirar” na gordura em outras refeições, sem problemas comer uma pipoquinha com um pouco de manteiga, o que só proporcionará mais saciedade!

Como preparar uma pipoca saudável?

Existem muitas formas de preparo para a “pipoca fit”. Muitos estouram em saco de pão ou em um recipiente com água no microondas, mas como não sou muito a favor do micro prefiro indicar a velha e boa panela.

Você pega uma panela e coloca 1 colher de sopa (cheia) de óleo de coco, azeite de oliva virgem ou a manteiga (sem sal). Existe a manteiga clarificada (também conhecida como GHEE), sem lactose, que é muito saudável e também pode ser utilizada para fazer a pipoca. Coloque 1/2 xícara de chá de milho e deixa lá estourando.

 Pipoca Doce Fit

Se quiser a pipoca doce, faça essa calda:

  • 1 colher de sopa rasa de óleo de coco + 1 colher de sopa de cacau em pó + 1 colher de sopa de mel ou melado (o melado tem mais ferro) + 1 colher de chá de canela em pó + 1 colher de sopa de açúcar mascavo ou açúcar de coco + 1 pitada de sal (pode ser sal marinho, assim você aumenta o valor nutricional da pipoca) + 2 nozes picadas+ raspas de coco por cima (opcional, mas deixa a pipoca mais crocante e assim você mastiga mais e aumenta a sensação de saciedade). Mistura tudo no fogo, até ficar com consistência de calda. Depois que a pipoca estourar, coloque a calda por cima e pronto!!!

Pipoca Salgada Fit

Se você quiser a pipoca salgada, jogue um fio de azeite de oliva extravirgem, flor de sal e algumas ervas secas como alecrim, tomilho, orégano, o que preferir, e finalize com uma pitada de pimenta do reino (opcional) ou páprica picante por cima depois de pronta.

Você também pode derreter um pouco de manteiga sem sal ou manteiga clarificada no microondas ou em fogo baixo (no fogão) e acrescentar sal e as ervas secas (veja a receita o sal de ervas clicando AQUI). Jogue por cima da pipoca e bom apetite! Ótima opção para lanche da tarde ou antes de dormir, quando estamos de bobeira em frente a TV querendo beliscar algo gostoso.

Lembre-se: o segredo está no tamanho da porção. Deguste, sinta o sabor, mastigue… Aproveite o momento!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.