Petisco para o final de semana: bolinho salgado de mandioca

Olá pessoal!

Chegou sexta-feira e com ela toda a preparação para o final de semana. Nada como reunir a galera ou a família e … COMER! Ainda mais no frio que tem feito, né? Então junta todo mundo para fazer essa receita que é SUCESSO: bolinho de mandioca saudável!

Feito com farinha e farelo de aveia, esse bolinho vai manter os níveis de açúcar no sangue bem estáveis. Quando seus níveis de açúcar ficam estáveis você fica com mais energia, bom humor e não sente fome a todo instante. Por isso esse bolinho é uma opção saudável e completa de lanche entre as refeições. Se caprichar na porção, ele vira uma refeição completa!

Manter os níveis de açúcar no sangue estáveis é muito bom para os diabéticos, que assim evitam episódios de hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue que tem como sintomas como sudorese, fraqueza, confusão mental, dor de cabeça…). A farinha de aveia é mais pobre em fibras que o farelo, por isso usamos os dois tipos na receita. Se não quiser comprar os dois, use o farelo de aveia em toda a receita. Talvez a massa fique com menos “liga”, mas ainda assim ficará gostoso.

A aveia é um alimento que beneficia nossa saúde de diversas maneiras. É muito nutritiva, rica em vários nutrientes fundamentais para que nosso corpo funcione bem, em harmonia. Quando você fornece ao seu organismo todos os nutrientes que ele precisa, a “compulsão”  desaparece, você não sente mais fadiga, seu estresse diminui, as defesas naturais do seu organismo ficam mais fortes…. E assim você começa a regular seu peso corporal. Sem sacrifícios, privações, sofrimentos ou frustrações. Tudo de maneira natural e tranquila, como deve ser. Por isso é importante comer bem, comer de tudo! Essa receita além de deliciosa, é muito nutritiva… Aproveite!

Anote a receita!

Para a massa você vai precisar de:

  • 2 xícaras (chá) de mandioca cozida em água e amassada como um purê
  • 4 colheres (sopa) de farinha de aveia
  • 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 3 colheres (sopa) de água
  • Sal e pimenta do reino preta a gosto

OBSERVAÇÃO: cozinhe a mandioca na panela de pressão que vai mais rápido!

Para o recheio você vai precisar de:

  • 2 xícaras (chá) de frango cozido em água e desfiado, temperado a gosto (usei alho, cúrcuma, gengibre em pó, pimenta caiena e limão. Hum!)

Para empanar você vai precisar de:

  • 3 colheres (sopa) cheias de farelo de aveia
  • 2 colheres (sopa) de gergelim preto (opcional)
  • 2 claras de ovo

Modo de preparo

1). Primeiro cozinhe a mandioca na água. Quando estiver bem molinha, amasse como um purê e reserve. Enquanto a mandioca cozinha, aproveite para preparar o frango. Deixe-o “marinando” no suco de limão e temperos por no mínimo 2 duas. Assim fica bem saboroso! Depois cozinhe com um pouquinho de água ou grelhe, e quando estiver molinho desfie com um garfo e reserve.

2). Coloque a manteiga em uma panela em fogo baixo e deixe dissolver. Quando ver que dissolveu, acrescente a farinha de aveia e misture bem. Depois que misturar a farinha e a manteiga, acrescente a mandioca cozida. Adicione a água e mexa até formar uma massa que não grude nas mãos. Tempere essa massa com sal e pimenta do reino a gosto e reserve.

3) Bom, agora que a massa e o recheio estão prontos, chegou a hora de montar seus croquetes, que podem ser grandes ou pequenos, você decide! Pegue um pedaço da massa, abra nas mãos mesmo, coloque a quantidade de recheio que desejar. Feche a massa, formando um bolinho com as mãos. Faça isso até os ingredientes acabarem.

4). Para empanar, passe o bolinho na clara de ovo, depois no farelo de aveia e em seguida no gergelim.

5). Disponha os croquetes um ao lado do outro (sem encostar) em uma fôrma untada com manteiga ou azeite e enfarinhada, para não grudar.

6). Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 40 minutos ou até ficarem bem “douradinhos”. Servi com molho de tomate orgânico com pimenta. Ficou incrível! Se sobrar, congele.

croquete de mandioca 2

É uma refeição bem completa, nutritiva e que vai bem tanto nas principais refeições como nos lanches, inclusive antes da atividade física. Viram como comida saudável não precisa ser sem sabor? Falando em sabor, você pode variar o recheio… Já fiz outro recheado com ricota e espinafre. Logo passo a receita!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.