Será que devo incluir aveia na alimentação?

Olá pessoal!

Quem não tem um pacote de aveia em casa? Se você não tem, deveria ter, pois ela pode beneficiar (e muito) sua saúde…E é este o nosso objetivo, certo?  Cuidar da saúde não é uma questão de estética, é questão de amor próprio! Você se ama? Então cuide da sua saúde, não só física como mental… Tudo começa na cabeça e se sua mente não está equilibrada, provavelmente seu corpo também não. A aveia vai te ajudar nos dois sentidos… Continue lendo!

Você pode fazer diversas receitas com a aveia, como bolos ou tortas! Pode usar a aveia em flocos ou o farelo de aveia se quiser manter a saciedade, já que possuem mais fibras que a farinha de aveia.

O que é que a aveia tem?!

Vocês sabiam que em alguns países do Centro da Europa é prática tradicional recomendar às pessoas que sofrem de nervosismo e insônia que durmam em colchões de palha de aveia? Pois é, a aveia possui efeito sedativo e é por isso que ficamos tão calminhos quando comemos aquele mingau de aveia!

A aveia é um dos cereais mais ricos em nutrientes. Possui mais carboidrato, proteína e gordura que o trigo, mas sem causar o efeito “viciante” do trigo. É rica em fósforo, ferro e vitamina B1. Os carboidratos constituem o nutriente mais abundante da aveia, porém devido a estrutura do seu grão, seus carboidratos são facilmente digeridos e absorvidos com lentidão, proporcionando energia durante várias horas depois de serem ingeridos.

Em que casos a aveia é recomendada?

Pessoas ansiosas, nervosas ou com falta de concentração

  • A aveia fornece nutrientes essenciais para o bom funcionamento dos neurônios, como a glicose, ácidos graxos, fósforo, lecitina e vitamina B1. Tudo isso equilibra o sistema nervoso e favorece a atividade intelectual. Por isso é um alimento bem indicado para estudantes, principalmente em épocas de prova. Contém avenina, um alcaloide que possui efeito sedativo sobre o sistema nervoso, para você ficar bem zen.

Pessoas com problemas digestivos

  • Devido a mucilagem e sua fácil digestão, os flocos de aveia possuem efeito emoliente (ou seja, “suavizante”). Cozidos com leite ou com caldo de legumes, são muito recomendados em casos de gastrite, úlcera duodenal, diverticulose ou colite causada por microorganismos tóxicos, medicamentos ou intolerâncias causadas por alimentos, Em qualquer um desses casos, a aveia pode constituir a principal e até única refeição, de 3 a 5 dias, enquanto passa a fase aguda e ocorre a regeneração das células da mucosa digestiva.

Diabéticos (tipo 1 e 2)

  • Apesar de seu alto conteúdo de carboidratos, a aveia é muito bem tolerada por diabéticos, principalmente quando consumida na forma de flocos integrais e farelo. Isso devido aos seus carboidratos de absorção lenta e beta-glucanos, que se encontram no farelo de aveia, principalmente.

Pessoas com colesterol LDL alto

  • A composição da aveia favorece a redução do colesterol. O efeito é potencializado pelos beta-glucanos, substância encontrada principalmente no farelo de aveia. Essas substâncias retêm e eliminam os sais biliares no intestino, reduzindo a absorção de gorduras, o que ajuda na redução do colesterol LDL, popularmente (e erroneamente, diga-se de passagem), conhecido como “colesterol ruim”.

Pessoas com arteriosclerose e hipertensas

  • Para o tratamento e prevenção dessas afecções, o consumo  de aveia ao menos uma vez por dia em qualquer forma de preparo tem dado bons resultados.

Pessoas que desejam emagrecer

  • Por conter carboidratos de absorção lenta e pela quantidade de fibras, a aveia garante energia e saciedade por horas. Além disso, promove o bom funcionamento do intestino, fundamental para manter a barriga lisinha.

Pessoas que praticam atividade física

A aveia é um bom pré-treino para você que precisa de energia para malhar. Sua digestão é fácil, então não há perigo de sentir desconforto durante os exercícios.

Estudantes

  • Como disse no início, a aveia favorece o desempenho intelectual por conter nutrientes fundamentais para o bom funcionamento dos neurônios.

Espero que gostem das dicas… Comece a semana cuidando de sua saúde, do seu corpo, que é sua casa até o final. Cada dia você tem uma nova oportunidade para fazer as coisas de uma forma diferente, e sempre melhor. Você não precisa fazer uma dieta restrita ou impor uma série de regras em sua alimentação. Comer é algo natural, e não deve ser motivo de angústia ou problema em nossas vidas. Não espere ou busque pela perfeição. Isso não existe! Faça apenas o seu melhor e vibre com cada evolução que tiver. Boa semana!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.