Conheça os nutrientes que auxiliam no tratamento da arteriosclerose

Olá pessoal!

Todos já ouviram falar da arteriosclerose? É uma doença causada pelo endurecimento e espessamento dos vasos sanguíneos, causado pela acumulação de materiais contendo gordura chamados de “placas”. Essas placas localizam-se dentro ou abaixo da superfície dos vasos sanguíneos. Esta doença é associada muitas vezes com pressão alta e pulsação fraca. Entre os sintomas estão angina (dor no peito), câimbra nas pernas, deterioração mental gradual e tonturas ou fraqueza.

Apesar da dieta ser um dos fatores que mais contribui para o aparecimento da arteriosclerose, outros fatores relacionados ao estilo de vida desempenham um importante papel na prevenção ou reversão da doença. A prática de atividade física, por exemplo, possui relação direta com os níveis de colesterol. Praticar algum exercício físico aeróbico como caminhar ou andar de bicicleta ao menos três vezes por semana é fundamental para manter sua saúde em dia. 

ArteriocleroseVeja aqui os vasos sanguíneos. O vaso número 1 é um vaso saudável, sem “placas de gordura”. Já o 4 está totalmente entupido. Veja o pequeno orifício por onde o sangue passa (com dificuldade). A falta de sangue e consequentemente oxigênio nos tecidos pode levar á necrose.

 

Fumar demais também aumenta os riscos para a doença. Todos sabem que cigarro não faz bem a ninguém. Não há nenhum benefício sequer relacionado ao ato de fumar, portanto o melhor seria parar. Pense nisso!

Siga essas recomendações para não correr o risco de desenvolver a arteriosclerose:

  • Reduza o colesterol em sua dieta. O colesterol é necessário em nossa dieta, porém dentro das quantidades recomendadas. Em excesso prejudica sua saúde.

 

  • Diminua gorduras de origem animal e óleos vegetais hidrogenados, como a margarina, muitas vezes vendida como benéfica.

 

  • Aumente o consumo de proteína de origem vegetal, como quinoa, soja, lentilha, edamame, ervilha seca. A soja é especialmente benéfica pois é rica em lecitina, um nutriente que aumenta a solubilidade do colesterol e até ajuda a retira-lo dos depósitos dos tecidos, ajudando na melhora no perfil lipídico do indivíduo.

 

  • Evite café e álcool. Estudos de epidemiologia recentes relacionaram o consumo de café à arteriosclerose. Também foi demostrado que o álcool prejudica a pressão sanguínea, o peso corporal e a tolerância a glicose. Falando nisso, vocês sabem como o álcool atrapalha na perda de peso, não é? Vejam só: 1 grama de carboidrato tem 4 kcal…Enquanto 1 grama de álcool tem 7 kcal…Fala sério! É quase o dobro!

 

  • Aumente o consumo de Ômega-3. Eu poderia dizer para você comer mais peixes, como sardinha ou salmão, porém a qualidade da maioria desses alimentos aqui no Brasil não são das melhores. Isso porque os peixes vendidos geralmente são alimentos com ração e isso reduz significativamente sua qualidade e seus níveis de ômega-3. Ou seja, inútil pensar que comendo peixes daqui você estará alcançando sua recomendação de ômega-3. Comemos muito mais ômega-6 em nossa alimentação do que o 3. Esse desequilíbrio entre os ômegas traz muitos problemas á saúde. Por isso aconselho você a adicionar óleo de linhaça á sua dieta. O óleo de linhaça puro prensado á frio (deve ser prensado á frio, senão não adianta!) é o que contém mais ácidos graxos ômega-3, sendo excelente para prevenção e tratamento da arteriosclerose. Experimente colocar em sua salada, alternando com o azeite, pelo menos 1/2 colher de sopa por dia.

 

  • Coma bastante alho, gengibre e cebola, alimentos que reduzem a probabilidade da formação de coágulos.

 

  • Acrescente brotos de alfafa, inclusive sob a forma de suco em sua dieta. Pesquisas mostram que a alfafa reduz os níveis de colesterol e ajuda a reduzir a placa de gordura que pode bloquear os seus vasos sanguíneos.

Nutrientes que auxiliam na arteriosclerose

vitaminas

Vitamina B6: a deficiência dessa vitamina é relacionada a um risco maior de desenvolver a arteriosclerose. Esse nutriente tem a capacidade de inibir a formação de coágulos e dessa forma desempenha um papel importante na prevenção da doença.

Vitamina C: pessoas que desenvolvem arteriosclerose geralmente apresentam deficiência dessa vitamina. A suplementação pode reduzir o colesterol total, os triglicerídeos e a gordura total ao mesmo tempo que eleva o HDL (popularmente conhecido como “colesterol bom”), que por sua vez é responsável pela eliminação do excesso de colesterol do organismo.

Vitamina E: previne a aglutinação das plaquetas, impedindo assim a formação de coágulos. Ajuda a baixar o colesterol e diminuir a dor nos membros provocada pelo suprimento inadequado de sangue.

Niacina: embora essa vitamina seja utilizada para baixar o colesterol, não é a mais recomendada como suplemento, exceto sob estrita supervisão médica. Isso porque na forma de suplemento costuma ser tóxica, causando danos no fígado e intolerância á glicose. Porém não há risco de uma alta dose de toxicidade quando se ingere alimentos ricos em niacina. Ela está presente em maior quantidade no levedo de cerveja, farelo de arroz, farelo de trigo, peru, frango e truta.

Bromelina: é recomendada para inibir a formação de coágulos, aliviar a angina e dissolver placas de gordura.

Cálcio: parece que esse nutriente também ajuda na redução do colesterol e triglicerídeos e também previne a formação de coágulos.

Cobre: a deficiência desse nutriente parece elevar o colesterol. A dieta ocidental apresenta baixos teores de cobre.

Cromo: reduz o colesterol e triglicerídeos. De um modo geral, consumimos uma quantidade insuficiente de cromo, o que provoca diversos problemas como desejos por doces.

Magnésio: a deficiência desse nutriente costuma ser associada a um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. A suplementação pode reduzir colesterol total, elevar o HDL e ainda prevenir a formação de coágulos.

Potássio: também pode inibir a formação de depósitos de placas de gordura.

Selênio: sua deficiência também é associada a arteriosclerose. A suplementação desse nutriente pode prevenir a formação de coágulos.

Lecitina: encontrada na soja, aumenta a solubilidade do colesterol.

Vou montar um suco com todos os nutrientes necessários para quem tem arteriosclerose ou quer prevenir!

Suco para arteriosclerose

arteriosclerose 3

  • 2 folhas de couve – fonte de cálcio, vitamina C
  • 2 laranjas – fonta de vitamina C e selênio
  • 1 cenoura – fonte de vitamina E
  • 1/2 abacaxi – fonte de bromelina
  • 1 pedaço pequeno de gengibre – fonte de cobre
  • 1 maça – fonte de cromo
  • Folhas de beterraba – fonte de magnésio

Modo de preparo: primeiro faça o suco com 2 laranjas e depois bata com os outros ingredientes. Tome em seguida.

Tanto chás como sucos para terem algum efeito terapêutico devem ser tomados todos os dias, assim como um remédio.

Espero que gostem do post!

Com amor  saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.