Dica Minuto da Nutri #046 – Como controlar a diabetes?

Olá Vitaminados!

Será que é possível manter a diabetes controlada? Hoje vou vai saber o que fazer para manter os níveis de glicose no sangue mais estáveis.

Tipos de diabetes

Há basicamente 2 tipos de diabetes: tipo 1 e tipo 2.

A diabetes tipo 1 é mais comum em crianças e adolescentes e é caracterizada pela falta de insulina no organismo. Já a tipo 2 acomete mais adultos e idosos, e acontece basicamente pela perda da sensibilidade a insulina. Isso quer dizer que o corpo produz o hormônio, mas o organismo não responde mais a ação da insulina.

O controle

Mas os dois tipos tem algo em comum: em ambos os casos o objetivo do tratamento  é controlar a glicemia, popularmente conhecida como taxa de açúcar no sangue, que pode ser medida por um aparelho encontrado facilmente em farmácias chamado glicosimetro.

Como controlar a glicemia?

Muitos fatores influenciam a sua glicemia ou taxa de açúcar (glicose) no sangue. Entre eles:

  1. Presença de infecções ou processos inflamatórios

Um simples resfriado pode alterar sua glicemia. É importante que uma pessoa com diabetes se atente a possíveis processos inflamatórios ou infecções no organismo, já que isso pode aumentar a glicemia e descompensar o diabetes. Uma taxa de açúcar no sangue alta ou hiperglicemia, vai dificultar a cura do processo, portanto é necessário monitorar a glicemia mais vezes ao dia quando isso ocorrer.

      2. Alimentação

Uma dieta com menos carboidratos realmente ajuda pessoas com diabetes. Isso não quer dizer que a pessoa nunca poderá comer pão, batata ou massas, isso não existe; é importante que a dieta seja bem equilibrada sim, e que na maior parte do tempo priorize carboidratos integrais, frutas, verduras, mas isso não quer dizer que a dieta tenha que ser rígida ou restrita. O diabético PRECISA fazer o que todos DEVEM fazer: comer de tudo, sem excessos.

     3. Atividade física

A atividade física deveria ser algo tipo escovar os dentes: é preciso fazer e ponto. O ser humano não nasceu para ficar parado e hoje o sedentarismo atinge boa parte da população que fica horas em frente o computador e tv.

Se para quem não tem diabetes é importante, para uma pessoa com essa condição eu diria que é fundamental. Além de melhorar a resposta da insulina ao tratamento, exercícios físicos “queimam” o açúcar que fica circulando na corrente sanguínea e com isso, é possível reduzir a quantidade de medicamentos do tratamento.

Fora isso, tem a questão do controle do estresse, o próximo tópico.

     4. Estresse

Quando estamos estressados liberamos um hormônio chamado cortisol, popularmente conhecido como hormônio do estresse. Ele é responsável pelo aumento da glicemia, por isso sempre digo aos meus pacientes diabéticos para tentarem ficar zen e controlar o estresse. Exercícios de respiração, yoga ou outra atividade física podem ajudar muito nesse sentido, ajudando no controle da ansiedade. estresse e melhorando o sono.

Portanto, acho que é difícil controlar certos fatores que influenciam na glicemia. Controlar é difícil, mas monitorar é possível.

Espero que esse post te ajude!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.