Você sabe o que é SOP ou Síndrome dos Ovários Policísticos?

Os ovários são gônadas femininas que possuem como principais funções a produção de hormônios femininos e a ovulação. São órgãos císticos por excelência, ou seja, normalmente formam cistos que regridem após a ovulação.

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) ou micropolicísticos, também conhecida como síndrome de Stein e Leventhal é uma patologia em que os ovários formam pequenos cistos ovulatórios que não conseguem regredir normalmente por não conseguirem ovular. Como não regridem, permanecem como cistos funcionantes e produzem irregularmente alguns hormônios, em especial a testosterona, que por sua vez, prejudica o funcionamento adequado do organismo feminino. A mulher que apresenta testosterona alta fica “masculinizada”: ela fica com alteração de humor, aparecem espinhas, a voz fica mais grossa e começam a aparecer pelos em locais em que antes não existiam. Agora você deve estar se perguntando: o que uma nutricionista tem a ver com isso? TUDO!

A SOP cursa com importantes distúrbios metabólicos comuns à obesidade. A obesidade é causa e efeito da SOP. Vou explicar de uma maneira simples para você entender: quando você come grandes quantidades, ainda mais de carboidratos simples, sua glicemia sobe e você libera insulina, certo? Se você liberar grandes quantidades de insulina a todo momento, entrará no quadro de hiperinsulinemia, ou seja, alta produção de insulina, que tem como uma das consequências o desenvolvimento da síndrome do ovário policístico. E se você está com a SOP, sem ser obesa, você ganhará peso com toda a certeza! Pelo aumento da testosterona e outros fatores.

Os ciclos menstruais ficam desregulados e a mulher com SOP não consegue engravidar. Quando o quadro é controlado, ela volta a ser fértil. E não consegue engravidar por um simples motivo: ela não ovula! Simples assim. Quando volta a ovular, tudo volta ao normal. Então não fique desesperada achando que não poderá ter filhos porque tem SOP, que com acompanhamento médico tudo é revertido!

Um dos tratamentos é a perda de peso. Ao perder peso, os ovários voltam a ovular e a paciente recupera a condição de engravidar. Na verdade é bem comum as pacientes surgirem grávidas durante ou após o tratamento de emagrecimento.

Fique atenta em sua saúde! Muitas vezes não damos ao valor dos sintomas e demoramos para descobrir que algo está errado em nosso organismo. Mas fique tranquila. Tudo tem jeito!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.