Você não precisa comer pouco para emagrecer… Precisa comer bem!

Olá pessoal!

Tenho encontrado muitas pessoas que me perguntam o que fazer para emagrecer, baixar o colesterol, controlar a pressão ou a glicemia… Coincidência ou não, as pessoas com tais problemas geralmente estão acima do peso e a primeira coisa que dizem é: “Eu não consigo emagrecer!”. Obviamente que também há uma grande parte de pessoas que sofre justamento o contrário: querem engordar e não conseguem! Quando falamos em saúde/ser humano não podemos generalizar nada.

Cada ser humano tem um organismo com necessidades e respostas diferentes…

Mas o que não se pode negar é que a maior parcela sofre com o primeiro problema… Por que as pessoas não conseguem mais se controlar quando o assunto é alimentação? Por que estão cada vez mais sedentárias, sabendo de todos os males que isso pode trazer às suas vidas? Estamos vivendo ou sobrevivendo? Já parou para pensar nisso? Veja, o açúcar não é o vilão… O maior vilão, que nos leva a cometer exageros desnecessários sem medir as consequências que isso pode trazer somos nós mesmos.

Você consegue dizer não quando um amigo te oferece um brigadeiro ou um pedaço de chocolate? Não?! Nem precisa… Você pode aceitar a delicadeza e se deliciar com a sensação do brigadeiro ou do chocolate derretendo na boca. Isso é saudável! Sentar para comer com os amigos, saborear um bom prato e uma sobremesa deliciosa em uma tarde não é problema nenhum. Muito pelo contrário: é um comportamento extremamente saudável e necessário para nossa mente. O que poderia ser um problema seria se isso ocorresse todos os dias da sua vida e se você não se movimentasse como deveria. E é justamento o que acontece.

As pessoas querem comer e beber muito todos os dias e não fazem nada de exercício físico. O máximo é levantar no meio do trabalho para pegar um café… Com o tempo, o corpo sente e começa a dar sinais: dores de cabeça, dores nas costas, joelhos, irritabilidade, colesterol alto, estresse, hipertensão. Toma um analgésico daqui, outro dali, anti-inflamatório, injeção para dores e vai sobrevivendo. Isso não afeta apenas seu rendimento profissional, mas principalmente o seu emocional e consequentemente a vida pessoal. Por que as pessoas estão se auto-destruindo?

Temos que cuidar da nossa mente e do nosso corpo… Estão conectados!

A sua saúde física e mental são totalmente conectadas. Uma depende do outra para ficar bem e por isso não precisamos manter uma vida cheia de restrições e angústias! Precisamos acabar com essa história de que em nutrição “isso pode” e “isso não pode”. Somos seres humanos acima de tudo e não máquinas programadas, contando quantidades para funcionar. Obviamente que precisamos de uma base, um número, mas precisamos contar com o fato que temos pensamentos e emoções envolvidos no processo, além de organismos com necessidades e respostas diferentes.

Não podemos limitar nosso pensamento quando se fala em alimentação. Não julgo, gosto de entender o que acontece. A dieta da proteína, por exemplo, tem muitos adeptos. Para essas pessoas a dieta fez bem: perderam peso e recuperaram a auto-estima e alegria de viver. É uma dieta ruim? Para elas foi bom… Quem sou eu para julgar?! O organismo daquelas pessoas respondeu bem, e muitos provam isso com diversos exames. Há mesmo uma verdade absoluta? Certamente há mais estudos com evidências contra este tipo de alimentação, mas se fez bem a uma determinada pessoa, se fez bem particularmente ao seu organismo, o que dizer?

Você não precisa passar fome para perder peso, não precisa contar cada caloria que ingerir. Você precisa comer bons alimentos, ricos em nutrientes que manterão sua saciedade sem a necessidade de comer uma grande quantidade deles. E que alimentos fariam você se sentir satisfeito (a) sem precisar comer muito? Simples: alimentos ricos em água e fibras! Dessa forma você diminui a ingestão de calorias sem reduzir o volume da refeição. Sua digestão será facilitada e você terá mais disposição e energia durante o dia (quem nunca ficou pescando no computador depois de comer aquela feijoada no almoço? Alimentos pesados, além de fazerem a glicemia (nível de açúcar no sangue) disparar, fazem com que todo o sangue do corpo fique no estômago para a digestão dos alimentos… E é nesta hora que pinta aquele sono mortal =() Com uma digestão facilitada isso não acontece e você rende muito mais.

Agora, quais os alimentos que saciam com poucas calorias (já dei a dica dizendo que são ricos em água e fibras!)…

Frutas, verduras, legumes e grãos integrais são alguns exemplos dos alimentos que saciam com poucas calorias. Quando você enche o estômago de salada antes de comer o prato principal, come a mesma quantidade do que sem a salada? Faça o teste! Um dia você vai direto para o prato principal e veja a quantidade que comer. Em outro, você começa pela salada e depois observa se comeu a mesma quantidade do outro dia. Depois vocês me contam o resultado =D

Muito volume, poucas calorias!

Outro truque é começar a refeição pela sopa. Além da temperatura quente estimular suas papilas gustativas (localizadas na língua), que enviarem uma mensagem para o cérebro de SACIEDADE, o líquido dá uma boa preenchida no estômago e faz com que você coma menos do que comeria sem a sopa de entrada. Para não atrapalhar muito seu apetite, faça um caldo leve de legumes, por exemplo.

Outra dica banaca para quem soooooofre com o peito de frango grelhado da dieta: já pensou em fazer uma carne de panela no lugar do peito de frango? Preparações ensopadas e refogadas são ricos em… ÁGUA e LEGUMES, que ocupa boa parte do estômago e as fibras dos legumes que garantem saciedade.

Agora, quer comer menos arroz? Faz o seguinte: joga uns legumes (cenoura, ervilha, abobrinha, beterraba…) cortados em pequenos cubos no meio do arroz e pronto! Metade do que comer vai ser arroz e a outra parte, legumes! Saciam mais com menos calorias =D

E se o problema é o macarrão, eu tenho a solução =D   Basta fazer o mesmo do arroz: corte uns pedaços de brócolis ou espinafre e jogue no meio da massa. Além de ficar delicioso, você acaba comendo uma quantidade menor da massa e fica saciado (a).

Outra ideia é a salada de macarrão integral, com mussarela de búfala e tomate-cereja com pesto de manjericão! Hummm….

Outro alimento que pode ajudar: leite desnatado. Muito rico em água, tem pouca gordura e 70 calorias por copo. Além disso tem uma quantidade significativa de proteína, nutriente que ajuda a proporcionar sensação de saciedade. Então para quem tiver aquela fome grande na parte da tarde, é só comer uma fatia de pão integral (tem os grãos ricos em fibras que saciam muito!), com um pedaço de queijo minas frescal e um copo de leite gelado com 1 colher de sopa de cacau em pó. Olha que delícia! Esse tipo de lanche funciona bem para quem está começando uma reeducação alimentar e não deixa passar fome. Maravilha!

Cappuccino da tarde: leite desnatado, cacau em pó e canela… Delicioso e dá uma segurada na fome!

“E no lanche da tarde?! Fui tomar um iogurte e não fiquei satisfeita (a)!”. Então vamos colocar um volume aí: acrescenta uma fruta picada ,  um pouco de aveia ou quinua e um pouco de chia para finalizar. Depois me conta se não ajudou =D

Lanchinho mais turbinado!

É isso pessoal… Para tudo tem um jeito! Vamos parar de complicar as coisas… Não queremos complicação, queremos informação!!! É ou não é?

Hábitos como esses que acabei de colocar para vocês são facilmente incorporados a rotina. Eu sempre falo que para mudar basta querer. E para mudar, encontre dentro de si a verdadeira motivação (QUAL A SUA MOTIVAÇÃO?). Pense nisso!

Uma boa semana a todos vocês! Estou aqui para te ajudar: se tiver dúvidas sobre nutrição  é só me escrever! Pode até demorar, mas uma hora respondo, viu? É que pensem que também tenho o consultório e sou só uma!!! Mas quero ajudar o máximo de pessoas que puder a melhorar sua alimentação e qualidade de vida da maneira que tem que ser: sem neurose!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

6 Comentários

  1. por Donizete - 6 de novembro de 2014  19:28 Responder

    Muito boas as suas dicas.
    Parabéns e obrigado

    • por giovana - 7 de novembro de 2014  13:48 Responder

      Obrigada Donizete!! Espero que eu tenha te ajudado de alguma maneira... Abraços, Giovana Morbi

  2. por Elisangela - 15 de novembro de 2014  22:14 Responder

    Giova gosto muito das suas dicas estou fazendo reeducaçao e caminhada d uma hora mas tm semana q nao consigo eliminar peso o q faço

    • por giovana - 16 de novembro de 2014  12:32 Responder

      Oi Elisangela... Talvez tenha que aumentar um pouco o exercício, senão o corpo acostuma. Procure dar estímulos diferentes ao seu organismo, variar a atividade física. Você deve fazer o mesmo com a alimentação, mas para isso aconselho que procure um nutricionista (pode ser eu =D)... Dessa forma conseguimos visualizar onde você pode estar cometendo erros. Corrigindo os erros e dando estímulos diferentes tanto na alimentação como na atividade física, você conseguirá voltar a perder peso. Um grande beijo!

  3. por Anna Carolina Lameu - 28 de maio de 2015  15:33 Responder

    Giovana! Boa Tarde!

    Meu nome é Anna Carolina, tenho 22 anos, estou pesando 50 kilos, e sempre fui muito magra! Tenho problema com gastrite e há pouco tempo atras, tipo uns 2 meses eu tive um crise péssima e tive que mudar minha alimentação mais uma vez! Não tenho e nunca tive problemas em comer legumes, verduras e frutas e acredito que nunca vou ter, mas eu tenho fases de largar toda a minha alimentação saudável e me afogar nos industrializados, de ir em fast food 3 vezes na semana!(nesse nível) Sei que esse hábito só vai me prejudicar, e nao será por esse caminho que vou adquirir massa e o corpo que sempre quis.
    Lendo sobre dicas para mudar minha alimentação eu me deparei com seu site, estou apenas no meu segundo dia e estou muito empolgada, adorei sua didática e você tem um poder de incentivo muito bacana!
    Enfim, parabéns pelo site e muito sucesso, mas vamos ao que interessa..
    Qual dica você me da para ganhar peso de uma forma saudavel?

    Beijos!

    • por giovana - 31 de maio de 2015  13:22 Responder

      Oiii Anna!!!!!

      Ah linda, obrigada!! Vc é uma queridaaaa...
      Então, ainda bem que você já sabe que não é dessa forma que você ganhará peso de um jeito saudável =D Isso já é ótimo!
      Anna, músculo pesa mais que gordura, certo? O músculo é cheio de água e isso faz com que ele pese mais. Eu te aconselho a procurar dois profissionais para te ajudarem: um (a) nutri e um (a) professor (a) de educação física e começar um plano para atingir seu objetivo. Uma dieta com várias refeições nutritivas ao longo do dia e exercícios físicos específicos para o ganho de massa muscular é o que você precisa para ganhar músculos e assim pesar mais. Espero que eu tenha te ajudado linda! Conte comigo para o que precisar... Beijão, Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.