Veja os alimentos que ajudam seu Sistema Nervoso na esclerose múltipla, ansiedade e enxaqueca

Olá pessoal!

Hoje o post é especial, a pedido de uma leitora querida que quer melhorar sua alimentação e é portadora de esclerose múltipla. Maria, esse é para você! 😉

Também recebo muitas mensagens, e-mails, de leitores do site que não conseguem emagrecer porque são ansiosos. Não se preocupem, vocês definitivamente não estão sozinhos. A ansiedade é um problema muito comum na sociedade moderna, afinal somos bombardeados de informações todos os dias! Temos que trabalhar, dar atenção para amigos, família, estar sempre bonito (a), em forma, ser bem sucedido, boa mulher, bom marido, bom filho (a)…É muito normal as pessoas se sentirem ansiosas para cumprir todas essas tarefas. Por esse motivo, acabam descontando suas frustrações na comida.

Outro problema é a enxaqueca e cefaléia. A alimentação das pessoas está ruim. Isso é fato. Consumimos produtos químicos, como os conservantes, pesticidas e agrotóxicos nos vegetais, inalamos um ar totalmente poluído. Tudo isso resulta em tantas toxinas para o organismo que sintomas como dores de cabeça começam a aparecer. Além disso, é cada vez mais comum as pessoas desenvolverem alergias e intolerâncias alimentares decorrentes de sua alimentação. Por esses motivos, hoje vou passar alguns alimentos que ajudam o funcionamento do sistema nervoso e auxiliam no tratamento da esclerose múltipla, ansiedade e enxaqueca.

Sabe o que seu cérebro precisa para funcionar bem? Glicose e oxigênio. No entanto, outros nutrientes são necessários para o desenvolvimento da memória, pensamentos, para sua criatividade aflorar…As vitaminas do complexo B são extremamente importantes para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Carência de vitamina B1, por exemplo, pode te deixar irritado (a) e nervoso (a) e causar depressão. Já a carência de vitamina B6 pode resultar em nervosismo e fadiga. Os minerais também possuem um papel fundamental: carência de magnésio também gera nervosismo e ansiedade. E se você apresenta deficiência de magnésio e vitaminas do complexo B? Nossa, ai complicou de vez! Entenderam porque é tão importante a sua alimentação? Ela reflete em TODOS OS ASPECTOS DE SUA VIDA! Se você não se alimenta bem, o que acontece? Isso não terá consequências apenas em seu peso, mas também no seu humor, na sua disposição, no rendimento no trabalho…Em TUDO! O consumo excessivo de açúcar e alimentos processados, ricos em corantes e conservantes afeta o sistema nervoso e altera o comportamento. Vocês já repararam como crianças que comem muitos produtos industrializados são hiperativas e irritadas?

Vou fazer a parte II da matéria semana que vem para falar de outras doenças relacionadas ao sistema nervoso e passar alguns alimentos que ajudam. Hoje o foco são essas: esclerose múltipla, ansiedade e enxaqueca.

ESCLEROSE MÚLTIPLA

sistema nervoso

Essa doença acomete mais mulheres do que homens, entre 25 e 40 anos de idade. É resultado de uma alteração das bainhas de mielina que cobrem os nervos. Os sintomas apresentados dependem dos nervos afetados. Pode ocorrer alteração na visão ou fala, alterações motoras ou perda de sensibilidade da pele, por exemplo. A doença oscila: há períodos de crise e melhora. Estudos mostram que certos alimentos podem agravar a doença, enquanto outros podem trazer melhorias na qualidade de vida dos portadores da esclerose múltipla.

Se voce é portador (a) da doença, aumente o consumo de: azeite de oliva (virgem ou extravirgem), castanha-do-Pará (rica em selênio, coma 2 unidades grandes por dia), cereais integrais (troque o arroz branco pelo integral, o pão de farinha branca pelo integral, a massa do macarrão pelo integral, consuma farinha de linhaça, aveia, cereal matinal rico em fibras), muitos legumes, verduras e frutas frescas.

Se você é portador (a) de esclerose múltipla, reduza ou elimine de sua alimentação: gorduras saturadas (produtos industrializados, carne vermelha “gorda”), bebida alcóolica (elimine mesmo! o consumo de álcool e cigarro agrava radicalmente a doença), produtos lácteos (leite e derivados, principalmente integrais, ricos em gordura. Não precisa parar de consumir tudo…só reduzir…) e açúcar branco.

ANSIEDADE

ansiedade

A ansiedade é um transtorno psicossomático que começa em sua mente, mas seus efeitos refletem em vários órgãos do corpo e pode casuar sintomas físicos como taquicardia, dor de estômago, prisão de ventre, diarreia, compulsão alimentar,etc. Resumindo, é um estado emocional indesejável e injustificável, porque no fundo você sabe que não adianta ficar nervoso com as coisas que acontecem…Os problemas aparecem diariamente e cabe a nós resolver, um por um, com foco, calma e determinação. Uma boa alimentação nos ajuda a pensar melhor, a manter os ânimos controlados…Por isso que nutrição não é só peso! É estado de espírito!

Quer saber alguns fatores que agravam a ansiedade? Primeiro, dietas de emagrecimento desequilibradas. Se você faz dieta de qualquer jeito, sem acompanhamento, provavelmente desenvolverá muitas deficiências de vitaminas e minerais que levam a alterações de comportamento e humor.

Se você é ansioso (a), deve aumentar o consumo de: gérmen de trigo, cereais integrais, banana, frutas secas (sem açúcar!!), iogurte. Consulte um (a) nutricionista para dosar suas vitaminas e ver se há necessidade de suplementar Vitamina B6 e magnésio, combinado?

Se você é ansioso (a), deve reduzir ou eliminar de sua alimentação: bebidas estimulantes (café, chá preto, chá mate, energéticos), carne (coma carne vermelha 2 vezes na semana, mas dê preferência a carne branca do peixe e frango), bebidas alcóolicas.

CEFALÉIAS E ENXAQUECAS

dor de cabeça

A famosa dor de cabeça chama-se cefaléia. Já a exaqueca é um tipo especial da dor, aguda, “latejante” palpitante, que aparece de repente, muitas vezes acompanhada de transtorno da visão, náuseas e vômitos. As causas da dor de cabeça comum podem ser muitas, desde um sintoma corriqueiro até a primeira manifestação de um tumor ou lesão cerebral grave . Alergias, tensões nervosas, fome, estresse, menstruação, intolerância alimentar…Essas são algumas situações que podem levar ao aparecimento da dor de cabeça ou agravar a enxaqueca.

Não se conhecem alimentos que possam prevenir ou curar casos de cefaléias e enxaquecas, mas certos alimentos podem agravar o caso, e por isso devem ser evitados.

Se você tem enxaqueca ou cefaleia constante, deve reduzir ou eliminar de sua alimentação (prepara, porque a lista é grande): cerveja, vinho. queijos curados, chocolate, marisco, carnes defumadas, excesso de proteína, aditivos químicos (produtos industrializados), bebidas estimulantes (café, chá-preto, chá-mate), produtos lácteos (leite e derivados), açúcar branco.

Não é difícil viver sem esses alimentos. Na verdade é um bem que você faz para sua saúde em TODOS os aspectos. Desde quando açúcar branco faz bem para alguém?

Espero que a matéria ajude!

Gente, podem pedir matérias tá? Podem me dar ideias!! Eu adoro!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

 

2 Comentários

  1. por lucio venturin - 3 de maio de 2016  16:03 Responder

    Oi.eu tenho esclerose lateral mi..ELA.Posso comer gelatina?pq gelatina tem glutamato.passa uma dieta p mim .lucio venturim

    • por giovana - 4 de maio de 2016  11:07 Responder

      Oiii Lucio!

      Ixi, dieta não posso passar via online!

      Para tornar sua gelatina menos industrializada, compre a gelatina sem sabor e bata com suco de fruta natural. Com suco de uva fica uma delícia!

      Super beijo,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.