Supere os 4 obstáculos da alimentação saudável!

 Olá pessoal!

Se você perguntar a uma pessoa “por que você não se alimenta melhor?” , ela poderá dar algumas das seguintes respostas:

  • Não gosto de comida saudável;
  • Não tenho tempo ou tenho preguiça de cozinhar;
  • É tudo muito caro;
  • Até queria comer melhor, mas não sei como começar e acho que é difícil…

Muito bem. Eu entendo suas dificuldades. Todos nós temos, porém você precisa analisar uma coisa: até que ponto você está criando obstáculos em sua mente para não começar a se cuidar? Ou melhor, até que ponto VOCÊ está deixando sua mente criar empecilhos para que não comece a cuidar melhor da saúde?

Sua mente pode tentar te sabotar, e para que isso não aconteça você só precisa de uma coisa: consciência. Se você tiver a consciência de que o melhor que tem a fazer é começar a melhorar a alimentação para evitar problemas futuros e se sentir melhor, todos os obstáculos serão superados com um estalar de dedos. Agora, se você se entregar aos seus pensamentos negativos e desmotivadores, essas desculpas cairão como uma luva e você vai “empurrando a situação com a barriga” até algo drástico acontecer.

Eu não quero que você passe por isso… Não quero que você tenha que passar por uma situação desagradável com sua saúde. Toda vez que um pensamento ruim ou uma “desculpa” aparecer em sua cabeça para não levar algo adiante, leia esse texto. Talvez ele te ajude. Hoje vou argumentar contra todas as afirmações que levam as pessoas a adiarem o plano de melhorar a alimentação.

“NÃO GOSTO DE COMIDA SAUDÁVEL” – Tudo depende do que você considera “comida saudável”.

Tudo é uma questão de adaptação. “COMO ASSIM, GIOVANA? VOCÊ VAI ME DIZER QUE COMER ALFACE É MELHOR QUE COMER PIZZA? Não, estou dizendo que se você só gosta de pizza, tem várias maneiras de deixa-la mais saudável. Muitas pessoas têm um certo preconceito com esse lance de alimentação saudável pela maneira que  foi colocado ao longo de tanto tempo pela mídia, internet, etc. Ou você é saudável e faz parte da galera fitness ou você não é saudável e pronto. Não é bem assim que funciona. Há diversas maneiras de deixar sua alimentação bem equilibrada, saborosa e agradável ao seu palar, basta uma coisa: você querer e estar aberto (a) a isso.

“NÃO TENHO TEMPO OU TENHO PREGUIÇA DE COZINHAR “ – Ás vezes precisamos priorizar coisas e avaliar o peso delas em nossas vidas.

Não ache que você precisa gastar todo seu tempo na cozinha para ser “saudável”. Não é preciso fazer receitas “mirabolantes” para ter uma boa alimentação. Têm muitas receitas rápidas e super saudáveis!E se é pela falta de tempo, hoje em dia você encontra produtos pré-preparados no mercado, como verduras e legumes já descascados e picados, por exemplo. Outra alternativa são os alimentos embalados á vácuo. Algumas marcas não usam conservantes e já vendem tudo cozido, pronto para o consumo, desde frango desafiado até feijão branco. É pá-pum, abriu, comeu.

 A desculpa mais comum para uma alimentação “ruim” é a falta de tempo, mas precisamos priorizar algumas coisas em nossa vida. Uma delas é a alimentação… E quer saber por que? Porque a alimentação influenciará TODOS os setores de sua vida, desde sua aparência até seu rendimento no trabalho ou escola. Não é algo que demora… Quando você se alimenta bem por 4 dias seguidos, já sente a diferença. Por isso, antes de dizer que não se alimenta direito porque perde-se muito tempo, saiba que em alguns minutos você pode ter uma refeição totalmente saudável. Para isso você só precisa de um pouco de organização. Só depende de você (e da sua vontade, claro!).

“É TUDO CARO!” – Não ache que precisa gastar horrores com sua compra “saudável”.

Muitos desistem de comer bem por acharem que precisam ir em lojas especializadas ou comprar tudo importado para ter uma alimentação saudável.

Calma! Você definitivamente não precisa gastar metade do salário com isso. É claro que existem ótimos produtos que você só vai encontrar em lojas especializadas ou em alguns mercados por um preço “exorbitante”, até porque a matéria-prima é mais cara. Se você puder comprar, ótimo! Maravilha! Mas se não pode, relaxe. Você pode muito bem ter uma alimentação saudável sem eles. Com uma feira bem feita terá tudo que precisa.

Outra coisa que você pode fazer é procurar locais que vendam esses tipos de produtos por um preço mais em conta. Tem uma loja que não vou citar o nome, mas possuem algumas de suas filiais em shoppings. O preço de lá é muito maior (aliás,incrivelmente maior) que outros locais, como na zona cerealista em SP, por exemplo. Eu entendo, tem todo o custo da loja no shopping e tal, compra quem quer. Mas se quer economizar (até porque a situação do país não é boa) pesquise, procure a loja de produtos naturais a granel do seu bairro ou mais próxima e compre a porção certa para você (aliás, isso é assunto para outro post)  e se organize. Só não use isso como desculpa, afinal você está investindo em si mesmo e creio que nada tem mais valor que VOCÊ, sua saúde. 

“NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR” – No fundo, você sabe…

Se conselho fosse bom a gente vendia, né? Mas vou te dar um toque… Não se agrida. Reflita o que quer da vida, reflita sobre o momento atual que vive em sua vida, suas possibilidades, suas prioridades. Reflita sobre seus planos futuros. Agora pare um minuto e pense: para realiza-los você precisa de saúde. Física e mental. Não agrida seu corpo com dietas malucas, isso também afeta sua cabeça. E saiba que para chegar ao resultado que deseja você precisa percorrer um caminho, que é o que se chama de processo de emagrecimento. Não adianta você querer chegar ao corpo que deseja sem percorrer essa estrada, com todos os obstáculos que ela possa ter. Se tropeçar no meio do caminho, levanta, tira a poeira e segue em frente. Desse jeito você chegará ao destino final com todos os méritos e sem pegar os atalhos.

Espero que esse post te ajude.

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

4 Comentários

  1. por Flávia Montalvão - 23 de março de 2016  12:45 Responder

    Oi Gi...poxa fico tão feliz por encontrar profissionais como você...Vejo suas postagens diariamente e há duas semanas comecei a fazer exatamente o que você publicou no texto de hoje, incrível como no 3º dia eu já me sentia outra pessoa, não mais magra mas uma sensação de bem estar incomparável. Obrigada por nos iluminar...um grande beijo sua fã :)

    • por giovana - 29 de março de 2016  14:27 Responder

      Oiii minha linda,

      NOSSA! Fiquei muito emocionada com sua mensagem... Tenho certeza que você vai se sentir cada vez melhor!! Isso não tem preço!

      Pode contar sempre comigo... obrigada por me escrever, de coração.Fiquei MUITO FELIZ!

      Um beijo enorme,
      Giovana Morbi

  2. por Robson Cardoso Santana - 23 de março de 2016  21:17 Responder

    Olá Giovana tudo bem?
    Não tenho problema em comer coisa saudáveis no almoço, hoje como bastante saladas, legumes, bastante grelhados mais tenho muita dificuldade de comer coisas saudáveis no café-da-manhã e na janta.gostaria de saber o que comer nessa duas refeições.
    Muito obrigado

    Robson Santana

    • por giovana - 29 de março de 2016  14:31 Responder

      Oii Robson!

      No jantar você deve comer o mesmo que no almoço, saladas, legumes, grelhados, ovos, etc. Já no café, pães e cereais integrais como aveia, iogurtes, frutas, panquecas de aveia, tapioca, varia muito de acordo com o paladar, né?... Mas todas são boas opções! Um beijo, Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.