Super Guia da beleza: conquiste uma pele mais jovem, um cabelo mais cheio e um sorriso mais branco com sua alimentação

Olá pessoal!

Quando se fala em beleza as pessoas logo pensam no creme ou tratamento da moda, mas a sua beleza depende (e muito!) de sua alimentação. A saúde de cada órgão afeta nossa aparência. Nossa pele é bombardeada pela poluição, estresse, toxinas que consumimos pela alimentação, pelos radicais livres, enfim… Para manter uma boa aparência a primeira coisa que você deve fazer é cuidar de sua alimentação. Uma dieta saudável ajuda a pele a suportar tudo isso por meio de nutrientes que ajudam a repara-la, mante-la e melhora-la. Leia para descobrir que superalimentos podem ajuda-lo(a) a ficar cada dia mais lindo(a).

Menos rugas

belezaQue tal uma pele lisa e firme, sem rugas? Aposte na soja!

Ruga é sinal de sabedoria. É um sinal de que já desfrutou de uma vida inteira, com muita história para contar, mas talvez você não queira que fique tão claro quantos anos você está por aqui. Saiba que a famosa toxina botulínica não é a única maneira de amenizar ou até mesmo apagar as linhas de expressão. Tente comer soja! Pesquisas recentes mostram que as substâncias similares ao estrogênio chamadas isoflavonas, presentes em uma boa quantidade na soja, ajuda a manter a pele sem rugas. Após 12 semanas, mulheres que consumiram cerca de 40 mg de isoflavonas não só tinham menos pés-de-galinha como uma pele com melhor elasticidade. Ou seja, ajudou na recuperação da pele e evitou o aparecimento de novas rugas.

Superalimentos que você deve investir: soja e seus derivados, como tofu, tempeh, edamame. Consumir 1-2 porções por dia.

Brilho saudável

Você não precisa passar horas tomando sol para alcançar um brilho saudável. Os fitoquímicos ou compostos químicos encontrados em plantas (como preferir) denominados CAROTENOIDES, que dão a cor vermelha, amarela e laranja aos legumes e frutas pode te proporcionar cor também, mas uma cor dourada! Um estudo mostrou que pessoas que consumiam mais frutas e legumes todos os dias apresentam uma pele mais dourada.

Superalimentos que você deve investir: obtenha seu brilho natural com uma boa dose de pimenta, abóbora e cenoura, que possuem altos níveis de carotenoide. Outras boas fontes incluem damasco, melão, batata doce, brócolis e folhas verdes. Acredite, isso não foi um erro de digitação. Esse pigmento fica escondido em muitos vegetais de cor ver, abaixo da clorofila!

beleza 2 Carotenoides: sinônimo de pele brilhante!

Olhos menos inchados

Acordar com a cara inchada é normal, mas permanecer assim ao longo do dia pode ser sinal de que falta algo em seu organismo. Tudo bem que a mulherada A-M-A uma bolsa, mas não embaixo dos olhos! Se você tem esse problema, retire o excesso de sal de sua dieta. Se você achava que retenção de líquido só aparece no corpo, está enganado(a). O rosto inchado também é sinal retenção hídrica, associada ao excesso de sódio na dieta. Esse excesso de sal “puxa” a água para fora de nossas células e tecido circundante, de modo que acabamos inchados e desidratados. Além de evitar alimentos industrializados (eu já disse aqui que o sódio é utilizado para aumentar o tempo de prateleira dos alimentos industrializados, lembram?) e adicionar sal nas refeições, você deve equilibrar a quantidade de potássio de sua dieta. Esse mineral atenua os efeitos do sódio em excesso, empurrando o excesso para fora de nosso organismo.

Superalimentos que você deve investir: a maioria das pessoas consomem apenas 50% da dose diária recomendada de potássio. Para atingir 4,7 gramas por dia, consuma banana, batata doce, abacate e lentilhas cozidas. Uma dica: evite suplementos de potássio. Obtenha sua necessidade a partir dos alimentos. Alguns estudos têm demostrado que o potássio em forma de suplemento aumenta as chances do desenvolvimento de arritmia cardíaca (batimentos cardíacos irregulares).

Dentes mais brancos

beleza 3

Se tem uma coisa que muda completamente a aparência são os dentes. Um belo sorriso é o melhor cartão de visita que uma pessoa pode ter. Alimentos altamente ácidos, como refrigerante pode deixar seus dentes vulneráveis a manchas. O resíduo de ácido que fica nos dentes destrói o esmalte e permite que os pigmentos penetrem profundamente seus dentes, deixando-os amarelados. Combinar alimentos ácidos e com cor escura é a fórmula para deixar seus dentes mais escuros. Alguns dos principais culpados são: molho de espaguete, vinho tinto, refrigerante a base de cola e café (todos aqueles que seu dentista proíbe quando você faz clareamento). Para manter seus dentes intactos coma um pedaço de queijo depois de consumir os alimentos citados acima. Estudos sugerem que o nível de pH mais alto neutraliza o ácido e protege seu sorriso.

Superalimentos que você deve investir: o queijo do tipo Camembert é o mais potente quando se trata de neutralizar a acidez. Ele possui os níveis mais altos de pH de todos os queijos. Mas, como é rico em gordura, coma um pedaço pequeno, do tamanho de um cubo após a refeição )só isso, porque esse queijo é bem calórico). Dica da minha dentista Helena Tardelli: fazer bochecho com 1/2 copo de água morna + 1 tampa de água oxigenada de 10 volumes ajuda a deixar seu dente mais bonito!

Manchas causadas pela idade

Elas são conhecidas como manchas da idade, mas as manchas marrons que aparecem na pele com o tempo tem menos a ver com sua idade e mais com a quantidade de danos causados pela exposição ao sol. Sua primeira defesa é sem dúvidas o protetor solar, mas você pode aumentar a proteção natural de sua pele por meio da ingestão do licopeno, um tipo de carotenoide encontrado alimentos vermelho, roxo e rosa. Um estudo descobriu que comer 2 colheres e meia de extrato de tomate 9riquíssimo em licopeno) por dia durante 10 semanas tornava a pele 40% menos suscetível a queimaduras solares. Mas o que fazer se você já tem as manchas e não tem como prevenir mais? As substâncias químicas encontradas no chá verde denominadas polifenóis parecem ajudar a reverter os danos causados pelo sol. Consuma de duas a três xícaras de chá verde (250 gramas de polifenóis) por dia e confira os resultados!

Superalimentos que você deve investir: tomate, melancia, toranja e pimenta contém licopeno. O licopeno se torna mais biodisponível (isso quer dizer que seu organismo absorve mais licopeno) quando submetido a altas temperaturas. Ou seja, o tomate tem licopeno, mas quando você cozinha o tomate para fazer o molho, seu corpo absorve o máximo de licopeno. Um pouco de azeite vai ajudar o seu corpo a sugar ainda mais esse nutriente. Quanto ao chá verde, tem que ser o natural pessoal. Eu sei que é amargo e tal, mas os industrializados contêm menos de três miligramas de polifenóis por porção de 16 ml de chá, em comparação com 50 a 150 miligramas de polifenóis em uma mesma quantidade do chá fresco natural. Vale a pena o sacrifício, vai?

Pele macia

Quem diria que um dia eu te diria que comer chocolate deixa a pele macia? O QUE? Sim, os flavonoides presentes no chocolate escuro melhoram a circulação da pele e por isso os nutrientes circulam melhor no sangue e desse modo nutrem mais a sua pele. Um estudo recente comprovou que pessoas que beberam uma bebida composta por cacau orgânico por 12 semanas, ficaram com a pele mais suave e hidratada.

Superalimentos que você deve investir: largue seu chocolate ao leite e opte pelo chocolate escuro (quanto mais rico em cacau, melhor). Pesquisas mostram que duas colheres de sopa de cacau em pó por dia tem um poder antioxidante maior do que quatro xícaras de chá verde ou uma xícara de blueberries.

Uma pele livre de espinhas

Durante muitos anos falaram que a deita não tinha nada a ver com espinhas. Será? Se a alimentação interfere em tantos aspectos de nossa saúde, como não teria nada a ver com o aparecimento de espinhas? Um dos piores culpados podem ser os alimentos com alto índice glicêmico. O açúcar elevado no sangue (causada pela ingestão de carboidratos refinados e doces) podem alavancar a produção de óleo e levar a obstrução dos poros. Em um pequeno estudo, um grupo de homens consumiram uma dieta de baixo índice glicêmico (rica em grãos integrais e nada refinado) e mostraram uma pele com menos acne após 12 semanas. Mas os poros entupidos não são os únicos responsáveis pelo problema. A aparência da espinha é causada pela inflamação e bactérias, que se alimentam do sebo e desenvolvem a inflamação na pele. O zinco pode combater ambos. Pessoas com acne muitas vezes apresentam uma leve deficiência de zinco. Vegetarianos podem apresentar esse problema, pois o corpo não absorve fontes vegetais de zinco tão facilmente.

Superalimentos que você deve investir: a carne vermelha é a mais rica fonte de zinco, mas escolha carnes magras, como por exemplo a fraldinha, contrafilé, alcatra. Uma porção (120 gramas) tem sete gramas de gordura e 30% das suas necessidades diárias de zinco. Se você é vegetariano opte por lentilhas, semente de abóbora, feijão e ostras (claro, se você gostar de frutos do mar). Evite suplementos e mega doses de zinco, pois seu excesso pode ser tóxico.

Unhas mais fortes

beleza 4

Essa é para a mulherada: você chega do salão de beleza, vai para o computador e na primeira tecla sua unha quebra. Só uma mulher sabe como isso provoca nossa raiva. Mas fique calma, porque isso não é culpa da sua manicure e sim que sua unha está desnutrida. Os sinais indicadores: unha descascada, quebra facilmente ou divide. Feitas de queratina, as unhas precisam de proteína, assim como os cabelos e é por isso que dietas radicais pobres em proteína podem tornar sua unha fraca e quebradiça. Um nutriente que pode ajudar a restaurá-las é a biotina, uma vitamina do complexo B utilizada a há décadas para fortalecer os cascos de cavalo. Pesquisas mostram que a biotina tem o mesmo efeito em pessoas. Em um pequeno estudo com mulheres que apresentavam a unha quebradiça e consumiram um suplemento diário a base de biotina mostrou que houve um aumento de 25% da espessura da unha.

 Superalimentos que você deve investir: o seu organismo não armazena biotina e por isso precisa de uma dose regular desse nutriente (pelo menos 30 microgramas). Antes de tomar qualquer coisa procure um profissional para avaliar sua necessidade de qualquer tipo de suplemento. Sempre que possível escolha os alimentos fontes, em vez de cápsulas: ovos, amêndoas, carne de porco, fígado e salmão.

Cabelo mais grosso

Embora para nós o cabelo seja de suma importância, nosso organismo não considera o cabelo essencial, sabia? E por isso ele prioriza seus nutrientes para outras funções como por exemplo a respiração. Nosso cabelo recebe as sobras, então se não há nutrientes suficientes em seu organismo seu cabelo vai sofrer. Para cabelos fortes e sedosos: proteína, ferro e zinco.

Superalimentos que você deve investir: a carne vermelha é uma ótima fonte de ferro e zinco. Para não arruinar sua dieta, escolhas as carnes com baixo teor de gordura. Se não comer carne, semente de abóbora, lentilhas e feijões são boas opções.

beleza 5 Para cabelos fortes e saudáveis: proteína, ferro e zinco!

Boa estrutura óssea

Não são apenas as rugas que fazem parecer mais velho(a). Alterações ósseas em nosso rosto também são responsáveis por isso. Pense em seus ossos como um andaime que mantém sua pele para cima. Quando eles perdem volume e diminuem, sua pele pode começar a ceder e essas mudanças podem ocorrer muito antes dos 40 anos.

Superalimentos que você deve investir: mantenha seus ossos fortes com uma dieta rica em cálcio, como iogurte com baixo teor de gordura ou leite, leite de soja, couve, espinafre e tofu. A vitamina K2, encontrada no queijo cottage e frango e o magnésio, encontrado em cereais integrais, vegetais de folhas verdes e amêndoas também são peças-chaves para manter ossos fortes, então consuma-os!

Pessoal, espero que gostem deste super guia de beleza pela alimentação!

Até a próxima!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.