Remédios naturais: a cura de males pelos alimentos antes de tomar uma pílula!

Olá pessoal!

A comida é uma boa medicina natural. Toda vez que sentir dor, ficar uma noite sem dormir, ou qualquer um desses males, lembre-se que há um alimento para isso. Confira alguns desses remédios eficazes e o melhor de tudo, naturais…

Para dor de garganta ou tosse: MEL

mel

Aqui está a prova de que o mel é o mais doce deleite da natureza: estudos descobriram e comprovaram que ele realmente ajuda a aliviar os sintomas da dor de garganta, principalmente aquela sensação de garganta arranhada e ainda protege contra o ataque de bactérias nessa região. Isso deve-se a suas propriedades antibacterianas e antioxidantes desse alimento poderoso (e delicioso). Quando a garganta começar a arranhar faça o seguinte: misture duas colheres de chá de mel com água morna ou chá de ervas e beba um copo a cada duas ou três horas, se necessário. Alguns estudos sugerem que o mel Manuka, variedade produzida na Nova Zelândia e Austrália a partir de uma árvore com o mesmo nome, e variedades mais escuras como o trigo mourisco possuem as mais fortes propriedades antibacterianas.

Dica: misture em iogurtes, molhos para salada, smoothie ou regue em legumes assados. Atenção diabéticos: consuma com moderação e sempre tome a quantidade de insulina necessária para consumir a quantidade de mel consumido, ok?

Para dor muscular após exercício físico: GENGIBRE

gengibre

Fazer um bom treino não significa que você passará os próximos dois dias sem andar. Um estudo publicado no Journal of Pain mostrou que indivíduos que praticavam musculação pesada reduziram 25% sua dor no pós-treino depois de consumir dois gramas de gengibre cru (cerca de duas colheres de chá) por dia durante uma semana e meia, em comparação com aqueles que não ingeriram o alimento. O gingerol, substância encontrada no gengibre, possui propriedades semelhantes às drogas ibuprofeno, utilizadas no tratamento de inflamações. Além disso, o gengibre é muito indicado para acabar com náuseas.

Dica: triture e adicione o gengibre cru em sopa ou como acompanhamento do sushi ou em assados.

Para insônia: KIWI

kiwi

Se está com dificuldade de pegar no sono, essa fruta pode te ajudar. Pesquisadores de uma universidade em Taiwan descobriram que mulheres que consumiam dois kiwis uma hora antes de dormir por um mês, caíram no sono muito mais rápido e ainda melhoraram a duração e qualidade do mesmo do que as que não haviam consumido a fruta. Parece que o kiwi aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e também indutor do sono, o que proporciona uma passagem expressa para a terra dos sonhos.

Para enxaqueca: SEMENTES DE ABÓBORA

semente de abóbora

Se você sentir sua cabeça latejar, aposte em semente de abóbora! São uma das principais fontes de magnésio, um mineral cuja deficiência é comum em indivíduos com aumento da frequência de enxaqueca. Estudos sugerem que os baixos níveis de magnésio pode aumentar a constrição dos vasos sanguíneos que rodeiam o cérebro. Para ajudar a acalmar a britadeira em sua cabeça, consuma 1/4 de uma xícara de chá das sementes de abóbora diariamente. Essa quantidade fornece cerca de metade das suas necessidades diárias de magnésio.

Dica: polvilhe em saladas, arroz, assados, molhos, enfim… Use sua criatividade!

Para Tensão Pré-Menstrual: AMÊNDOAS

amêndoa

Se seu marido não aguenta mais suas crises na TPM, aposte agora mesmo em amêndoas! Um estudo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition descobriu que mulheres com maior consumo de riboflavina A PARTIR DE FONTES ALIMENTARES, tais como amêndoas, tinham 35% menos probabilidade de desenvolver TPM, incluindo as cólicas e dores de cabeça características do período (homens, entendam: é muito ruim TPM… Imagine cólica, dor de cabeça, sensibilidade a flor da pele…. Tudo misturado! Tenham paciência nesse período!). A riboflavina está envolvida na ação que certos neurotransmissores relacionados com a redução dos sintomas da TPM. Cerca de dois gramas de amêndoas oferece mais de 30% de suas necessidades diárias de riboflavina.

Dica: adicione ao cereal, iogurte, quinoa cozida ou arroz ou triture e use como uma cobertura crocante de peixe ou frango.

Para evitar os males do fuso horário em viagens: CEREJA

cereja

Se você viaja muito, a cereja pode te ajudar em viagens aéreas, sabia? Como? O fruto é uma fonte comestível de melatonina, um hormônio que ajuda a repor o sono e os ciclos de vigília. No dia do seu voo, comer um punhado de cerejas in natura ou secas ajudará e muito! Faça o mesmo depois de anoitecer nas duas primeiras noites em seu destino. Bônus: a vitamina A da cereja também reforça seu sistema imunológico, o que também é benéfico quando se passa muito tempo em um avião ou em um novo local.

Para azia: FEIJÃO

feijões

Além de ser bom para o coração, ajuda na azia! Um estudo recente mostrou que pessoas que consumiam uma dieta rica em fibras diminuíram em 20% a probabilidade de desenvolver doenças gastrintestinais, inclusive a azia. Parece que a fibra dos feijões ajuda a mover a comida do estômago mais rapidamente, reduzindo a chance de ocorrer um refluxo.

Pessoal, os alimentos são frutos da natureza feitos especialmente para os seres vivos, oferecendo tudo que é necessário para nossa sobrevivência. O homem está destruindo tudo… A natureza e a sua saúde… Claro que para certas coisas, os remédios são indispensáveis, totalmente necessários. Mas quero que vocês desenvolvam a consciência de que quanto mais cuidarem da alimentação, menos remédios vai  precisar. Uma economia de dinheiro e saúde! INVISTA EM VOCÊ E EM SUA SAÚDE, algo que não tem preço.

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

 

 

4 Comentários

  1. por Rosangela - 20 de abril de 2016  16:36 Responder

    Excelente!!

    • por giovana - 26 de abril de 2016  11:28 Responder

      Oba! Que bom que gostou, linda..

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  2. por janes mendes - 30 de maio de 2017  18:11 Responder

    voce poderia me indicar uma alimentação que posso ajudar a uma pessoa com mielodisplasia
    janes

    • por giovana - 1 de junho de 2017  10:48 Responder

      Olá Janes,

      Não posso te passar nenhum tipo de orientação online, sem conhecer o caso.

      Beijos,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.