Por que sua dieta sempre acaba no final da tarde

Olá pessoal,

O período noturno é complicado para a maioria das pessoas quando o assunto é comida. Parece que comer tudo que der vontade à noite preencherá o vazio que as frustrações do dia-a-dia provocam.

O maior problema das pessoas hoje em dia em manter uma dieta mais saudável está justamente no fato de não lidarem com seus sentimentos e darem um conforto a si mesmas por meio da comida. Afinal, tem algo mais reconfortante que comida? Se tiver, me conte! Porque eu não conheço.

Por isso é tão difícil se controlar particularmente nessa hora do dia, momento em que estamos cansados pelo trabalho, trânsito, frustrações, preocupações, etc.,  sem falar na parte hormonal. Seu estado emocional não afeta apenas sua mente, mas também o seu físico. Ao passar um dia cheio de estresse seu corpo produzirá hormônios que vão favorecer o acúmulo de gordura corporal (principalmente na região abdominal, relacionada com doenças cardiovasculares, diga-se de passagem) e aumentar a fome. Ou seja, será sua mente e seu corpo em colapso.

Será que uma super dose de açúcar e gordura antes de deitar vai realmente te ajudar ou te levar para um ciclo de abusos e culpas? Será que valerá a pena sobrecarregar seu corpo desse jeito? Será que você não está testando seu corpo para ver até quando ele aguenta?

O que acontece quando você come demais à noite?

Vamos lá… Ao comer demais antes de deitar você prejudicará seu sono. Durante o sono é que a mágica acontece. Enquanto você dorme, sinais de fome e saciedade são regulados, ocorre a “queima” dos estoques de gordura, construção de massa muscular, enzimas, tecidos, etc, etc, etc. Se você for dormir cheio depois de uma sobrecarga de açúcar ou gordura, seu sono certamente será prejudicado, afinal seu corpo não conseguirá descansar… Ele precisa trabalhar (e muito!) para metabolizar tudo. E mais: ao focar a atenção e as enzimas na digestão, faltará para as outras funções do corpo. Resumindo: além de não usar a gordura estocada, você vai armazenar mais ainda.

Se você já fez mil dietas e não deu certo, reflita se tem dormido bem. Se a resposta for não, esse pode ser um dos motivos.

O que fazer para controlar o desejo compulsivo por comida a noite?

Primeiro: longe dos olhos, longe da boca.

Não tenha os alimentos mais tentadores em casa. Bolachas, balas, doces que nem são tão bons assim, mas você come porque tá lá, na sua cara. AMA nutella? NÃO TENHA UM POTE EM CASA BEM NA SUA FRENTE. Simples assim! Ás vezes precisamos ser um pouco radicais.

Segundo: não se desespere, tenha alternativas.

Deixe frutinhas picadas e sobremesas mais “light” a sua disposição. Também valem iogurtes e chocolates mais saudáveis. Amanhã publicarei uma sobremesa a base de ricota super leve e com poucos carboidratos que pode satisfazer a vontade por doces sem prejudicar sua saúde. Se seu problema são balas e chicletes, trocar pelos sem açúcar já ajudará.

Terceiro: tenha consciência.

Sempre digo uma coisa aos meus pacientes: coma quando valer a pena. Vai em uma festa que terá sobremesas incríveis? Coma, com certeza. Vai ao restaurante que tem sua sobremesa favorita? Coma. Só saiba o que comer antes para não sobrecarregar o corpo. Depois peça a sobremesa, curta CADA pedaço, CADA mordida e deixe aquela sensação te satisfazer. Pode ser que você nem coma tudo, já que ficará satisfeito (a) mais rápido. Faça o teste e me conte! Coma com consciência, curtindo e apreciando o cheiro, o sabor da comida. Quando foi a última vez que você SENTIU e MASTIGOU a comida?

Não há problema NENHUM em comer seus alimentos preferidos, o problema é fazer isso sem a menor consciência, a hora que bem entender. Você SABE o que uma alimentação ruim pode render no futuro, pergunte-se por que insiste em permanecer com os mesmos hábitos, mesmo sabendo das possíveis consequências. Ao se perguntar isso você poderá admitir que precisa cuidar de si, primeiro da cabeça e depois do corpo.

 Quarto: coma bem ao longo do dia

Se você se NUTRIR (que é diferente de COMER, apenas) ao longo do dia, com uma alimentação rica nos nutrientes que seu corpo precisa, esses episódios de compulsão no período noturno vão desaparecer.

Quinto: cuide do seu intestino

Vale lembrar que não adianta se alimentar bem se o corpo não absorver aqueles nutrientes. É preciso cuidar da saúde de todo o trato gastrintestinal (estômago, intestino…) para que se tenha uma boa resposta da dieta e saber combinar os alimentos da forma correta para garantir que ocorra uma boa absorção de tudo que seu corpo precisa para trabalhar bem.

Lembre-se: emagrecer, sem sofrer!

Bom pessoal, é isso! Espero que te ajude.

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.