Pare de se pesar!

Olá pessoal, tudo bem?

Faça o teste: pese-se ao acordar, em jejum, depois da primeira urina e volte a se pesar a noite. Uma variação de peso de até 2 quilos ao longo do dia é super normal!

Isso não quer dizer que você engordou ou emagreceu.

Mas por que meu peso varia tanto?!

A variação de peso pode acontecer por vários motivos. Um deles é a retenção de água. Quando exageramos na comida, principalmente nos carboidratos (pães, massas, doces…) a tendência é aumentar a quantidade de água do organismo. Ou seja, aquele quilo a mais (que te desesperou!) pode ser simplesmente um acúmulo de água no seu corpo. Isso também acontece em mulheres no período menstrual. Pode parecer besteira, mas até a temperatura do dia afeta o peso do corpo. Ficamos mais “inchados” em altas temperaturas, por isso é normal as pessoas sentirem-se mais pesadas no calor.

Se você quer saber seu peso REAL, pese-se pela manhã, em jejum e depois da primeira urina, mas saiba que para algumas pessoas o ato de subir na balança todos os dias pode pirar e desandar todo o processo de emagrecimento.

EMAGRECER x PERDER PESO

Emagrecer não é o mesmo que “perder peso”.

Emagrecer significa perder gordura. Engordar significa ganhar gordura. As duas coisas podem acontecer INDEPENDENTE do seu peso.

Você pode pesar 3 quilos a mais na balança e ter emagrecido (ter perdido gordura e ganho massa muscular – músculos pesam mais que gordura!). Ou pode pesar 3 quilos a menos na balança e ter engordado (perdido massa muscular e ganho gordura).

Ou seja, pessoal: a  balança só mostra seu peso, e peso NÃO expressa sua composição corporal.

Pare de se pesar hoje!

Começar uma dieta, se pesar e não ver os números baixarem afeta sua cabeça. Desmotiva, frustra e faz com que você desista do que está fazendo por achar que o esforço não está valendo a pena.

Para não cair nessa armadilha pare de se pesar e tenha outros métodos para acompanhar a evolução da sua composição corporal. Veja alguns:

1- Métodos de avaliação corporal (bioimpedância, dobras cutâneas, etc…), feitos por profissionais da saúde

Esses métodos de avaliação possuem muitas limitações. Cada lugar que você fizer dará um valor, portanto é interessante que durante o processo de emagrecimento seja feito no mesmo lugar, pela mesma pessoa e usando o mesmo método para ter os valores como referência.

2- Roupas

Pegue uma peça de roupa como referência e experimente de tempos em tempos. Não tem erro! Se estiver larga, você está emagrecendo.

3- Espelho

Esse método não pode ser usado por todos, já que muitas pessoas têm distorção da própria imagem. Mas se você conhece bem seu corpo, certamente vai perceber que algo está diferente. Observar o corpo é a chave para tudo.

4- Comentários das pessoas

Impressionante como o peso é sempre papo nas rodas de conversa. É comum encontrar alguém e a pessoa comentar sobre o seu peso: “Nossa, como emagreceu! Nossa, ganhou uns quilos, hein?”. Se começarem a comentar que você emagreceu, pode crer que é verdade.

5- Fotos

Para mim, o melhor método. Foto não mente. Tire sempre no mesmo local, com a mesma roupa, mesma luz e tirada da mesma câmera a cada 15 ou 30 dias. Faça o comparativo e observe as diferenças.

Bom, se um desses 5 estiver rolando, não importa o que a balança diga. O que você está fazendo está dando certo. Apenas continue.

 

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.