Papo reto sobre o Natal: dicas reais para uma noite de comilança!

Olá pessoal!

Bom, primeiro eu gostaria de começar esse post agradecendo todo o carinho que recebo de vocês. Cada e-mail, mensagem no face, comentário, TUDO. Estou aqui para ajudar e tentar passar informações que ajudem todos de alguma maneira. Este é o meu principal objetivo: passar conhecimento e informação sobre nutrição para vocês. Comer é uma necessidade fisiológica. Se tem uma coisa que NUNCA pára são os mercados, restaurantes, bares… PRECISAMOS comer. Mas a relação do ser humano com a comida mudou ao longo da história. Se antigamente comer muito era símbolo de fartura e riqueza, nos dias de hoje comer demais pode ser muito deselegante. O mundo evolui, os tempos mudam, as pessoas mudam. Pensando que um ano nunca é igual ao outro, por que não aproveitar as festas de fim de ano para celebrar com a família? E tem maneira mais gostosa do que sentar para COMER durante um jantar animado?

 

 

Comidas de Natal… Hummm… Tem que saber saborear!

Em festas de Natal e Ano Novo têm fartura e comida boa! Seja feita pela vó ou encomendada, a ceia sempre tem comida das boas. Ajudar a preparar a refeição, curtir o momento, provar os sabores… Vamos valorizar os momentos. Pense: são doze meses que passam entre um Natal e outro. A sua relação com as pessoas pode mudar neste período e mesmo que não mude, ninguém estará igual. A imagem que você tem de um momento é ÚNICA. Falar em calorias me parece um pouco… Estranho. Sinceramente, na hora em que estamos reunidos com a família diante de todas aquelas comidas bem feitas típicas da época o que queremos mesmo é apenas COMER e sentir aquele sabor que relembramos  nesta época do ano. Por que se privar disso?!

O equilíbrio é algo que se conquista ao longo do ano… Ao longo da vida! É uma busca diária, pois não somos perfeitos. Somos seres humanos cercados de estresse, de pensamentos acelerados, de informação, de tentações. Estamos expostos a comida o dia todo!

A comida virou uma “válvula de escape” e não é á toa. Tudo acaba virando um ciclo descontrolado: você come alimentos cheios de substâncias que viciam e ao mesmo tempo desequilibram seu organismo. Você SABE que se sente mal, sem energia, sem vontade de viver e SABE que precisa tomar uma atitude quanto a isso, mas se sente frágil e dependente da COMIDA. Ela te domina e parece maior e mais forte diante de você. Quando a pessoa cansa dessa situação, ela simplesmente toma uma atitude pró-ativa e passa a fazer escolhas mais CONSCIENTES. Ela passa a entender que o alimento pode ser muito bom ou muito ruim. Isso só dependerá da dose… E mais: a pessoa percebe que suas escolhas alimentares afetam diversos setores de sua vida.

Ao se alimentar melhor, o rendimento no trabalho melhora, a auto-estima melhora e a pessoa passa a se sentir mais atraente. Isso reflete em sua vida pessoal, pois se sentir bem e saudável traz segurança. E por que? Porque cuidar de si mesmo é um gesto de carinho. Quem não fica contente ao ser bem cuidado. Para que fazer mal a si mesmo? A vida é uma oportunidade. Todos os dias em que você acorda, tem pela frente uma nova oportunidade.

Por isso, posso te passar algumas dicas sim, mas antes de tudo quero mais é que você aproveite o Natal para celebrar com as pessoas que gosta, com sua família, e que perdoe algo que possa estar te fazendo mal. Um coração leve, tranquilo e boas risadas diárias são um ótimo remédio para saúde! Então sorria e elogie mais. As palavras têm uma energia muito forte… Palavras bonitas transmitem coisas boas e é isso que queremos para 2015, certo?

Mas hoje vou dar umas dicas para o pré e pós festa!

Antes da festa…

Não caia na ilusão de que ficar em jejum ou comer “besterinhas” ao longo do dia para COMER de verdade na ceia será uma boa.

Olha o que acontece quando você fica “beliscando” ao longo dia dia: um pão aqui, umas cerejas ali, umas castanhas, amêndoas, um pedacinho de panetone… Tudo isso vai elevando sua glicemia. E você não deixa ela cair porque não pára de comer! O pâncreas fica liberando insulina o tempo todo para tirar aquele açúcar todo da corrente sanguínea. Insulina em excesso faz com que você retenha mais água. O excesso de carboidratos também faz você reter água. Por isso, ao acordar e se pesar após uma noite de  Natal, você pensa que a gordura foi criada instantaneamente, o que definitivamente não acontece. Agora, a partir do momento que você faz isso TODOS os dias, está submetendo seu organismo ao risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipercolesterolemia, hipertensão e até o câncer.

Voltando a noite de Natal…

Depois de beliscar tanto, você pára um pouco. Dali a pouco você tem uma “fraqueza”, misturada com a sensação de fome. Claro, né? Depois de tanta insulina que liberou, parou de comer, caiu a glicemia.

Cair a glicemia significa que você vai comer. E muito. E tudo que ver pela frente. Então, sai dessa! No dia da ceia, faça o seguinte:

  •  Tome o café/lanche/almoço/lanche da tarde/mais um lanche no lugar do jantar/ceia de Natal

Sacou? Faz um lanhe: um sanduíche recheado com frango desafiado misturado com queijo cottage e temperado com ervas e azeite ou com paste de atum. Se preferir, recheie com queijo minas frescal e um pouco de mel, para aliviar seu desejo noturno por doces. Use pão integral, rico em fibras, que vão garantir saciedade até a ceia de Natal. Ou faça um mousse de frutas: bata um pote de iogurte natural desnatado ou grego light + 1 xícara (chá) de leite de coco light + 1/2 maçã + 2 fatias de abacaxi + 1 castanha do Pará + 1 envelope de gelatina sem sabor e coloque em taças. Deixe na geladeira por 2 horas. Este lanche vai segurar bem a fome até a próxima refeição.

Bom, então já sabe: vá preparado (a) para a ceia, sem correr o risco de comer por todas as gerações da família de uma vez só, certo? Isso prejudica seu fígado, que se esforça muito para manter tudo funcionando da melhor maneira possível em dias de excessos. Imagina fazer isso com ele todos os dias?  =(

Na hora da ceia…

Dúvidas comuns: qual carne devo comer? Qual a menos calórica? Para quem precisa controlar o colesterol e quer consumir menos calorias, o peru é uma boa escolha. É uma carne bem magra e cheia de vitaminas. Seu sabor é bem suave, então deve ser acompanhada de um bom molho e legumes temperados, por exemplo. O tender e chester também são opções de carne branca, e o velho e bom frango assado também é sempre bem-vindo. Acompanhado de uma farofa com ovos, uva-passa, castanhas trituradas fica sempre delicioso. O carboidrato pode ser representado por um arroz integral, arroz sete grãos ou arroz selvagem com amêndoas. Uma refeição muito rica em nutrientes e saborosa… Típica da época!

Saladas são sempre bem-vindas, certo?! Então preenche o prato com bastante salada ou coma antes da refeição (dica batida, mas sempre bom relembrar!). Outra coisa: posso comer a pele da carne? Depende. Você come SEMPRE? Sua alimentação é MUITO rica em gorduras? Se for só de vez em quando, não vejo problema algum. Devemos saborear os alimentos, em primeiro lugar.

E a sobremesa? Como um pouco de tudo ou como um pedaço de doce? Se for para comer, que seja agora do que no meio da tarde em jejum. Coma um pedaço de algo e não vários pedaços de tudo, entendeu? Claro que você pode provar um pouco de tudo, mas certifique-se de que aquela quantidade é suficiente para você saborear sem sobrecarregar seu corpo. Se continuar com vontade de comer, mas não quiser exagerar nos doces, coma algumas cerejas ou lichias. A cereja ajuda a induzir o sono e a lichia possui uma substância que ajuda a queimar gordura… São doces, suculentas e saborosas!

Se chegar em casa e estiver passando um pouco mal de tanto comer, tome um chá de hortelã e descanse.

No dia seguinte…

Comece o dia com um bom copo de água. Depois disso, tome um suco natural feito com 1 folha de couve + 1 maçã + 1 fatia de abacaxi + hortelã + um pedaço pequeno de gengibre + um pouco de água ou água de coco. Bata tudo e beba para revigorar seu corpo.

No almoço do dia seguinte, faça uma refeição leve. Se quiser comer um docinho de sobremesa que sobrou, coma! Não é todo dia que temos esses doces em casa, não é? Depois você arranja um jeito de queimar as calorias extras: dance, saia para caminhar com alguém, vá andar de bicicleta… Enfim, relaxe e aproveite.

Papai Noel mandou Suco Verde!!

Quanto às bebidas alcoólicas…

Vamos curtir com consciência… Não precisa “encher a cara” porque é um dia de festa. Prefira o vinho ou champanhe para brindar. Caso resolva beber (cada um sabe das escolhas que faz, eu tento ajudar!) sempre intercale um copo de bebida com um copo grande ou uma garrafinha (300 ml) de água. Isso vai “filtrando” o sangue e assim ajuda na eliminação de toxinas pela urina.  Caso perceba que bebeu demais, pare para beber água e comer algo. Assim você não corre o risco de ter uma hipoglicemia e terminar a noite dormindo no sofá.

Pessoal, eu vou viajar para tirar umas férias. Vou tentar fazer uns posts de lá, certo? Não deixem de dar uma passada por aqui todos os dias! Vou postar várias receitas rápidas de sucos refrescantes para o verão… Vocês vão gostar!

Eu desejo a todos um Feliz Natal e um ano novo repleto de alegrias, realizações e acima de tudo SAÚDE para você correr atrás de todos os seus objetivos. Continuaremos mais perto do que nunca em 2015. Aguardem boas novidades!

Com amor e MUITA saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.