Panqueca proteica para café da manhã ou lanche

Olá pessoal!

Acabou o carnaval e agora o ano começa de verdade, né?

Quem fez a velha promessa de comer melhor esse ano, já começou? Se ainda não começou vou te dar uma “ajudinha” com essa receita DE-LI-CIO-SA para você melhor a QUALIDADE do seu café da manhã.

Muitas pessoas ficam preocupadas com as calorias das coisas, mas esquecem de pensar no principal: os nutrientes. O seu corpo PRECISA de nutrientes para que tudo funcione bem, de maneira adequada. Sabe o que é mais impressionante? É que NUNCA os índices de obesidade e desnutrição foram tão altos. Está achando estranho a palavra OBESIDADE  e DESNUTRIÇÃO na mesma frase? Pois isso é mais comum do que você imagina. COMER é diferente de SE NUTRIR. Comer muito não quer dizer que você coma bem e isso faz TODA a diferença. Sabe a tal da “dieta dos pontos”? Então, pode até funcionar pra muita gente, mas é um tipo de alimentação que não foca na QUALIDADE dos alimentos, apenas nas quantidades. Para emagrecer pode até funcionar, mas não garante uma boa saúde ou qualidade de vida ao longo dos anos.

Então pare e pense: por que você está se “mutilando”? Por que você não cuida da sua alimentação? Por que criamos tantos obstáculos para algo que deveria ser relativamente simples?

Porque somos humanos e temos uma capacidade incrível de complicar as coisas. Vamos falar menos e agir mais esse ano! Entenda: você não precisa de mudanças drásticas; Você não precisa de produtos mirabolantes ou receitas complicadas para comer bem. Comece a melhorar sua primeira refeição do dia e verá que muitas coisas já vão melhorar.

Vamos colocar em prática essa vida saudável? BORA!

Se você gosta de panqueca pela manhã, mas tem evitado porque a maioria delas são ricas em calorias e guloseimas, pode relaxar. Essa panqueca é uma alternativa muito interessante para o café da manhã ou lanche da tarde. E se você come pão na chapa, coxinha ou pastel todos os dias como lanche porque não tem opções perto do trabalho, tenta fazer duas unidades de manhã e leve uma para o trabalho embrulhada em papel alumínio (“ai, mas alumínio faz mal”… Gente, pelo amor, vamos viver. Não é um pedaço de papel que vai te matar… E se não quiser usar alumínio (ok, eu respeito a opinião de todos), coloque em um recipiente hermeticamente fechado ( a famosa “tupperware”) e pronto.

Outro detalhe: por ter uma boa quantidade de proteínas, uma unidade garante muita saciedade. Diversos estudos comprovam que quantidade adequada de proteínas logo depois de acordar ajuda a manter o apetite sob controle ao longo do dia. Não adianta economizar calorias no café da manhã e depois detonar tudo a tarde…

Essa quantidade rende uma panqueca média. Para fazer duas, dobre as quantidades.

Você vai precisar de:

  • 1 ovo inteiro
  • 1 banana-prata (quanto mais madura melhor)
  • 2 colheres (sopa) de aveia em flocos ou farelo de aveia
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo, demerara, açúcar de coco ou mel para adoçar
  • 1 colher (chá) de semente de chia (opcional)
  • Para ficar com sabor de chocolate, acrescente 1 colher (sobremesa) cheia de cacau em pó sem açúcar (opcional)

Modo de preparo: bata os ingredientes no liqüidificador ou mixer. Aqueça a frigideira untada com um pouco de óleo de coco ou manteiga sem sal em fogo baixo e quando estiver quente, jogue a mistura. Deixe endurecer e vire para dourar do outro lado.

Para recheio da panqueca (como o da foto), misture 2 colheres (sopa) de iogurte grego sabor baunilha + 1 colher (chá) de paste de amendoim integral sem açúcar + 1 colher (café) de canela em pó. Se você usa whey protein ou alguma proteína vegetal sabor baunilha, pode substituir o iogurte e colocar 2 dedos de água para formar a calda.

E uma última dica, galera: se sentir falta de uma calda, use geleia de frutas ou creme de avelã se açúcar. Prática, rápida e…DELICIOSA!

Experimente e depois?

DEPOIS ME CONTA!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.