O que sua queda de cabelo está tentando te dizer

Olá pessoal!

Não importa se você é homem ou mulher, perder cabelo é algo difícil de lidar, afinal mexe com nossa vaidade, não é?

Em alguns casos, essa queda pode estar relacionada a uma doença ou momento de vida, como um período de grande estresse e preocupação. Porém, em outros casos a deficiência de nutrientes na dieta pode causar a perda de cabelos e com o ajuste da alimentação o problema pode ser facilmente contornado.

Perder de 100 a 250 fios de cabelo por dia é considerado normal, mas se você tem notado um volume maior de fios pelo chão ao pentear ou lavar o cabelo, analise sua alimentação para talvez chegar a raiz do problema (sem trocadilhos! Rs).

Deficiências que podem causar queda de cabelo

PROTEÍNAS

Se você não consumir uma quantidade adequada de proteínas, pode sentir seu cabelo diminuir. O cabelo é constituído principalmente de proteína, por isso a falta desse nutriente pode refletir na quantidade de fios que você tem. Mas isso é raro, pessoal. Até porque a alimentação do brasileiro tende a ter um excesso de proteínas, mas pode acontecer com pessoas anoréxicas ou que por algum motivo seguem dietas severamente restritas.

O que fazer?

Preocupe-se mais com a qualidade da proteína que está consumindo. Acrescente fontes vegetais desse nutriente, como brócolis, cogumelos, amêndoas, castanhas, feijões e quinua.

 A quinua, por exemplo, possui aminoácidos de fácil assimilação que nosso corpo não produz. Não foque apenas em carnes ou leite e derivados e dê espaço a outros alimentos ricos em proteínas e outros nutrientes.

ÁCIDOS GRAXOS

Os ácidos graxos essenciais, ou seja, que nosso corpo não produz como o ômega-3 e 6, nutrem o couro cabeludo e um coro cabeludo saudável é essencial para cabelos brilhantes, fortes e volumosos.

O que fazer?

Nossa alimentação é muito mais rica em ômega-6 do que o 3, por isso dê atenção a esse nutriente encontrado na sardinha, atum, espinafre, couve e outras verduras. Couve de Bruxelas também é uma boa fonte desses nutrientes. As sementes de abóbora também são ótimas, pois além dos ômegas contêm zinco e vitaminas do complexo B, incluindo a biotina, essencial para a saúde dos fios. Sementes de linhaça e chia também são outras fontes muito interessantes.

VITAMINAS DO COMPLEXO B

Muita gente nota além da queda de cabelo, perda na cor dos fios. Olha, isso ocorre naturalmente com a idade, mas muitos jovens também sofrem com o problema. O que seria? Isso pode ser uma deficiência de biotina, uma das vitaminas do complexo B. Se você é vegano, considere um suplemento a base de vitamina B12. Juntamente com a vitamina B6, E e A, ajuda a nutrir os folíolos pilosos e assim, manter a cor e a força do cabelo.

O que fazer?

A levedura nutricional ou a levedura de cerveja são excelentes fontes de vitaminas do complexo B. Você também pode adicionar mais brotos, semente de abóbora ou utilizar a spirulina em sua alimentação.

Tomar probióticos diariamente é algo interessante a se fazer nesse sentido, já que ajuda a equilibrar a flora intestinal, onde as vitaminas do complexo B podem ser sintetizadas naturalmente.

VITAMINA A

A vitamina A ajuda a limpar e desintoxicar o fígado e o sangue. Isso significa que os nutrientes podem chegar ao couro cabeludo mais facilmente. Juntamente com a vitamina C, ajuda a criar o sebo, o que impede que o cabelo fique seco e quebradiço.

O que fazer?

Coma cenouras, claro! Espinafre e outras folhas verdes, como a couve também são ricas nessa vitamina. Batata-doce, pimentão vermelho e vegetais com cor amarela e laranja são boas fontes desse nutriente.

ÁGUA

Se você está desidratado (a), o cabelo será a última preocupação do seu corpo. Você PRECISA de água para que os nutrientes cheguem até o couro cabeludo. Se seu couro estiver seco e desidratado, não será um local acolhedor para o crescimento do novo cabelo, concorda?

O que fazer?

ÓBVIO que é beber mais água!  NÃO HÁ nada mais hidratante e benéfico para seu corpo do que ela, a água!

Por meio dos alimentos ricos em água também é possível aumentar a ingestão. Alguns deles: melancia, pepino, tomate e aipo, por exemplo.

ALIMENTOS QUE VOCÊ DEVE EVITAR (e eu disse, evitar e não cortar para sempre. CALMA!)

Além de adicionar mais alimentos nutritivos a sua dieta, certifique-se de que não está exagerando na quantidade de alimentos que podem deixar resíduos pelo sangue, tornando mais difícil a chegada de nutrientes aos folículos pilosos. Excesso de açúcar, farinha refinada, gordura hidrogenada, gordura animal e óleos vegetais cozidos devem ser evitados para não piorar o problema.

OUTRAS CAUSAS

Estresse (físico e emocional) também podem causar queda de cabelo. Pode acontecer após uma doença grave, parto, cirurgia ou depois de se utilizar certos medicamentos. Uma vez que o estresse está sob controle, o cabelo pode voltar ao normal sem quaisquer ajustes na dieta e pode levar de 6 meses a 2 anos.

As alterações hormonais provocadas pela menopausa, parto (como mencionado acima), e até mesmo o uso de pílulas anticoncepcionais podem causar queda de cabelo. É totalmente normal e esse desequilíbrio pode ser corrigido com o tempo.

Ás vezes a queda de cabelo resulta de causas que não são tão simples. Pode estar associada a doenças como a Síndrome dos Ovários Policísticos ou tireóide, por exemplo. Se você já tomou todas as providências em relação a sua alimentação e estilo de vida e ainda assim não notou qualquer mudança positiva em seus cabelos, procure um médio para descobrir a causa.

Espero ter ajudado, pessoal!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

6 Comentários

  1. por Eliane Ferreira Alves - 26 de abril de 2016  21:32 Responder

    Oi Gi tudo bem?
    Essa matéria está espetacular,meu cabelo estava caindo demais tanto que estou fazendo tratamento com neve carbônica,já estou na sexta sessão e sinto que melhorou muito,porém verifico que não ficou totalmente bom,e lendo o seu blog vi que estou com carência de algumas vitaminas,vou seguir suas recomendações e ficar com os cabelos 100% fortes.
    Adoro suas dicas,agora que entrei na academia procuro saber o que posso e devo comer,antes e depois da malhação,minha meta é eliminar 30 quilos,já se foram 8 estou confiante,pois sei que posso,porque tenho Deus e força de vontade.

    Suas dicas são muito especiais,por isso não fuja de nós,nunca!
    kkkkkk

    Beijinhos linda

    • por giovana - 28 de abril de 2016  14:35 Responder

      Minha linda Eliane,

      Que delícia ler sua mensagem e sentir sua empolgação com essa vida saudável!!!! Senti daqui sua energia boa... AMEI!!!

      NUNCA deixarei vocês, JAMAIS! Agora já me apeguei!!! hahaha

      Um beijão enorme,
      Giovana Morbi

  2. por Kelly Brito - 26 de abril de 2016  23:07 Responder

    Olá Dr. Tenho 21 anos e gostaria de saber quais trocas poderia fazer no meu café da manhã, sem deixar de comer pães que sou "viciada" não vivo sem. Obrigada.

    • por giovana - 28 de abril de 2016  14:37 Responder

      Só de substituir o pão branco por um pão rico em grãos você já estará fazendo uma simples, porém EXCELENTE troca. Um pão rico em grãos fornece mais nutrientes e fibras para o seu corpo, o que fará muito bem aos seus cabelos e saúde em geral. Acrescentar uma fruta sempre que puder também é algo muito bom a se fazer, minha linda.

      Super beijo,
      Giovana Morbi

  3. por Maria do socorro - 27 de abril de 2016  20:45 Responder

    Boa Noite,
    Giovana!!
    É verdade que germem de trigo é bom para queda de cabelo?

    • por giovana - 28 de abril de 2016  14:42 Responder

      Verdade Maria!!!

      Muito nutritivo!

      Beijão,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.