O que fazer para melhorar a flacidez da pele por meio da alimentação?

Olá pessoal!

Você certamente sabe o que é flacidez, certo? Conforme os anos passam ganhamos muita sabedoria, mas perdemos músculos e ganhamos gordura e esta é a lei da vida. É um processo natural, que começa por volta dos 30-35 anos. Mas com uma boa alimentação e exercícios físicos podemos mudar este quadro. Quer saber como? Continue lendo…

Primeiro: flacidez é a perda do tônus ou enfraquecimento das fibras de sustentação da pele ou flacidez superficial e dos músculos ou flacidez profunda. Para melhorar o problema você deve aumentar a ingestão de água. As pessoas esquecem de beber água e quando bebem, já estão desidratadas. Como fazer os componentes fluírem pelo seu sangue sem esse elemento essencial em seu organismo? Pois bem, aumentar o consumo de líquidos de acordo com sua necessidade é o primeiro passo para melhorar o problema. Parece clichê, mas é MUITO importante!

A atividade física também é fundamental para evitar e melhorar a flacidez. Deve ser feita regularmente  e orientada individualmente. Entre as atividades físicas, o ideal é associar exercícios aeróbicos com anaeróbicos (exemplo: caminhada + musculação). Existem muitas modalidades que misturam os dois tipos e em breve vocês saberão mais sobre isso com nosso novo colunista! =)

Agora vamos falar em dieta (dieta não quer dizer regime! Dieta é o que qualquer pessoa come… Portanto, dizer que está de dieta, no sentindo de restrição é errado, porque todos nós temos uma dieta, ok?)!

A dieta de uma pessoa que deseja melhorar a flacidez da pele deve ser rica em alimentos antioxidantes, frescos (o mais natural possível) e de preferência orgânicos. Pessoal, muito se fala sobre os orgânicos (uns contra e outros a favor, como sempre), mas a real é que as pessoas ainda não fazem ideia do que o consumo excessivo de agrotóxicos, pesticidas podem causar no futuro. E digo isso porque estudo profundamento sobre o assunto.

Alimentos ricos em proteína ajudam na construção e firmeza dos tecidos e por isso uma dieta com uma quantidade adequada deste nutriente é essencial. Cuidado com o consumo exagerado de proteína, pessoal. Nada em excesso é bom e por isso, se desejam ganhar massa muscular de forma saudável e sem riscos o mais indicado é procurar um profissional da Nutrição de sua confiança antes de fazer mudanças na dieta por conta própria. O colágeno, por exemplo, é um tipo de proteína que pode ajudar, pois ajuda a dar firmeza a pele. A recomendação são de 10 gramas por dia, mas varia de um organismo para outro. O colágeno hidrolisado é vendido na forma de pó e pode ser acrescentado em sucos e vitaminas. Obviamente que sozinho não faz milagre, mas pode ser um coadjuvante no tratamento, já que para resolver mesmo o problema é necessário boa alimentação (alimentos de verdade, ok?) + atividade física regular.

A seguir, confira uma lista de alimentos que podem ajudar a prevenir e tratar a flacidez:

Algas, peixes e ovos: algas, algas marinhas, bacalhau cozido, lagosta cozida, ovo caipira cozido e sardinha cozida.

Frutas: acerola (polpa), ameixa (seca ou suco), abacaxi (fresco ou suco). banana, caju, framboesa, fugo seco, goiaba, kiwi, suco de limão. suco de laranja, mamão papaia, manga, melancia, melão-cantalupo, pera, pêssego, tâmaras, tangerina (ou mexerica).

Leite e derivados: iogurte desnatado natural sem açúcar, queijos magros (ricota, cottage) e leite desnatado.

Cereais, grãos e nozes: farelo de aveia, avelãs, castanha assada, grãos integrais, feijões cozidos (menos o preto e o azuki), granola e soja verde (edamame) cozida.

Que você tenha u excelente final de semana, que aprecie o sabor das refeições com calma e leveza e permita-se desfrutar com prazer as coisas simples da vida…

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.