O poder das cores: como elas influenciam sua vida e até sua dieta!

Olá pessoal,

Hoje a Marina Lovato, massoterapeuta que trabalha comigo no controle emocional e energético dos pacientes, escreve sobre o poder das cores, mais conhecido como cromoterapia. Elas podem influenciar muito seu dia a dia e até sua dieta.

O Poder das Cores!

Por Marina Lovato – Massoterapeuta.

As cores das suas roupas, da decoração de sua casa – e claro, da sua dieta, podem influenciar no seu dia-a-dia!

Cromoterapia 2

O que vem à cabeça quando você pensa na cor vermelha? Concentre-se nessa cor, dê as à sua imaginação! Pense numa flor bem vermelha, ou numa luz vermelha que entra na sua cabeça e se espalha por todo o corpo. Agora pense na cor azul. Imagine uma imensidão de azul bem clarinho, como o céu. Sinta esse azul fazer parte do seu corpo. Aposto que a primeira cor trouxe sensações e lembranças muito diferentes da segunda. O vermelho é uma cor mais intensa, nos lembra de que o sangue está correndo nas veias. Enquanto o azul claro traz uma sensação mais leve, de calma e até mesmo de frio. Isso acontece porque cada cor, com suas diferentes características, traz uma resposta emocional diferente. Assim como já dizia o psicanalista Carl Jung (1875-1961), “as cores são a língua nativa do subconsciente”.

Mas o que muita gente não sabe é que o poder das cores vai muito além das sensações que elas trazem, podendo influenciar diretamente no funcionamento do nosso organismo. Tem cor que dá apetite e cor que tira o apetite. Cor que estimula o batimento cardíaco enquanto outras diminuem o batimento cardíaco. Algumas cores são benéficas à digestão, outras podem auxiliar no processo regenerativo do corpo.

Baseada no efeito das cores no corpo, o Cromoterapia auxilia muita gente que busca melhorar aspectos emocionais e físicos. Esta terapia com cores muitas vezes acontece através do uso de luz (Cromoterapia Elétrica) e deve ser aplicada por um profissional orientado, respeitando a cor ideal, de acordo com a queixa da pessoa, além do local e tempo de aplicação. Mas qualquer pessoa pode desfrutar dos efeitos benéficos das cores no dia-a-dia pensando na cor ideal para o vestuário e para a decoração da casa, através da alimentação, meditação ou simples mentalizações (como fizemos inicialmente). E para colocar tudo isso em prática, agora só falta aprender um pouco sobre cada uma das cores:

Vermelho

Cor vitalizadora, que representa ação, desperta a vontade. Recomendada para momentos em que nos sentimos abatidos, desanimados, melancólicos ou cansados fisicamente. Já em dias que nos sentimos estressados ou irritados, essa cor deve ser evitada. Na decoração, esta cor tem capacidade de reduzir o espaço e seu uso é mais indicado em ambientes de fluxo rápido.

Laranja

Tem a capacidade de estimular e desenvolver a autoestima, neutralizando o excesso de preocupação com os outros. O laranja simboliza a coragem. O uso da roupa laranja proporciona descontração, traz alegria. Em casa, seus tons pastéis são recomendados na sala de jantar, cozinha ou área de lazer, mas já não é uma boa cor para o quarto, sala de estar, estúdio ou qualquer ambiente de tensão.

Amarelo

É uma cor totalmente relacionada à mente. Portanto ajuda a trazer o esclarecimento e discernimento, afastando o medo. É uma ótima cor para ajudar na depressão ou melancolia. Roupas amarelas são ótimas para momentos em que desejamos ser notados. Mas cuidado, esta cor não transmite estabilidade ou segurança.

Ambientes amarelos parecem mais abertos, sem limites e nos permite uma longa permanência. É uma ótima cor para decoração, mas deve ser usada se exagero. Além disso, esta cor deve ser evitada nos quartos, pois a cor provocaria muito estímulo mental.

Verde

Se você busca equilíbrio, aposte no verde. Esta cor harmoniza o corpo, a mente e as emoções. Simboliza vida nova e é uma ótima cor para se vestir em entrevistas de trabalho, por ser uma cor que atrai bens materiais. Além disso, o verde é muito bom para a digestão. Por isso, recomenda-se que a refeição se inicie com alimentos com esta tonalidade.

Azul

O azul é a cor da calma, da quietude e da mente em paz. É uma boa cor para se usar em eventos sociais, mas deve ser combinada com outras cores, para que não haja o risco de nos sentirmos cansados ou deprimidos. A mesma dica vale para o azul na decoração. Já em ambientes propícios ao relaxamento, esta cor é muito bem-vinda.

Índigo

É a mistura do azul com um pouco de vermelho, se tornando o azul da meia noite. Por conter estas duas cores, que são contrastantes, o índigo relaxa as tensões ao mesmo tempo que energiza o corpo. Ótima combinação, não? É a cor ideal para quando precisamos manter o controle da situação. Também permite a aproximação dos outros. A predominância dessa cor num ambiente traz a sensação agradável de libertação. Porém, não é uma cor indicada para a sala de jantar ou lazer.

Violeta

Também é uma combinação do azul com o vermelho. Esta cor tranquiliza e fortalece o corpo. É o ‘raio do poder’, uma cor inspiradora e espiritual, portanto muito indicada para a meditação. Roupas violetas trazem paz e amor, mas não devem ser usadas quando estamos deprimidos.Decoração nesta tonalidade tem o poder de equilibrar. Além disso, essa cor aumenta o espaço e é uma boa opção para ambientes de culto ou de festividade.

AMEI essa matéria!!! Gostaram?

 

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.