Nem toda gordura faz mal

Você é daquelas pessoas que correm de todo tipo de gordura? Então está na hora de rever seus conceitos! Vamos entender melhor como funcionam as gorduras? Existem 3 tipos de gordura: as benéficas, as prejudiciais e as altamente prejudiciais. As benéficas são aquelas que ativam os genes do DNA que aceleram o metabolismo e assim a queima de gordura (sim, gorduras benéficas ajudam na queima das gordurinhas). As prejudiciais são aquelas que afetam o metabolismo de maneira adversa, dificultando o emagrecimento. E as altamente prejudiciais, produzidas pelo homem. Isso quer dizer que nosso organismo não reconhece esse tipo de gordura e dessa forma, não consegue digeri-las de maneira adequada. Vamos a descrição de cada gordura e como ela interage em nosso organismo. Gorduras benéficas Ômega-3 As gorduras benéficas mais conhecidas e poderosas são os ácidos graxos ômega-3, provenientes de alimentos naturais. Trata-se de um ácido graxo essencial, já que nosso organismo não tem a capacidade de produzi-la. O problema é que hoje em dia poucas pessoas consomem esse tipo de gordura. Apesar de muito importante para manutenção da saúde, os alimentos naturais, integrais e não processados têm uma presença discreta na alimentação de muitas pessoas. Para quem consome peixes achando que está ingerindo a quantidade necessária desse nutriente, uma má notícia: em muitos lugares os peixes são criados em viveiros ou são provenientes de oceanos poluídos por mercúrio, e por esse motivo podem estar contaminados com substâncias altamente tóxicas. Por isso em muitas vezes é preciso suplementar esse nutriente na alimentação. Quer alguns benefícios do ômega-3 no emagrecimento? Evita o acúmulo do colesterol nocivo, o LDL, aumenta a sensação de saciedade e previne processos inflamatórios, sendo usado antes e após cirurgias para melhorar a cicatrização. Lembrando que a obesidade trata-se de um processo inflamatório e o ômega-3 pode ser um ótimo aliado para esse tipo de tratamento. Veja outros alimentos onde você pode encontrar esse nutriente:

  • Peixes, como salmão, anchovas frescas e sardinhas
  • Sementes e óleo de linhaça
  • Nozes e sementes, incluindo as de abóbora
  • Ovos com ômega-3 (dê preferência para os orgânicos, sempre!)
oleo-de-linhaca-dourada-vital-atman

O óleo de semente de linhaça pode ser alternado com o uso do azeite.

Gorduras monoinsaturadas A dieta mediterrânea, famosa pela longevidade das pessoas que a seguem, apresentam 40% de suas calorias na forma desse tipo de gordura. Encontrada em grande parte no azeite de oliva extravirgem (73% de gordura monoinsaturada).Foi comprovado que o consumo de azeite de oliva reduz a inflamação e fortalece a imunidade.  Esse tipo de alimentação reduz o risco de doenças cardiovasculares e crônicas (câncer, diabetes, por exemplo). Quer saber as melhores fontes desse tipo de gordura?

  • Azeite de oliva extravirgem
  • Avelã
  • Amêndoa
  • Castanha de caju
  • Castanha do Pará
  • Semente de gergelim
  • Semente de abóbora
  • Abacate

abacate-com-mel

Gorduras saturadas “do bem” Muitas gorduras saturadas são prejudiciais à saúde, porém nem todas são vilãs. A imagem negativa desse tipo de gordura origina-se de pesquisas sobre os efeitos que elas causam ao bom colesterol, o HDL, e o pior deles é proveniente da gordura dos laticínios. É necessário ter esse tipo de gordura na dieta, pois estão presentes nas membranas celulares e são usadas como fontes preferidas de energia pelas células do coração. Consuma alimentos ricos em ácido láurico, encontrado no coco, leite de coco e óleo de coco, porém limite seu consumo para menos de 5% do número total de calorias da alimentação. Para reduzir as gorduras saturadas que não são benéficas, diminua o consumo de laticínios,  carnes de boi, porco e carneiro. E sempre, SEMPRE DÊ PREFERÊNCIA PARA OS ORGÂNICOS. Um boi que cresce confinado apresenta 500% mais gordura saturada que um boi alimentado no pasto. As fontes de gordura saturada mais indicada são:

  • Coco (natural)
  • Leite de coco
  • Óleo de coco
  • Azeite de dendê
  • óleo de noz-macadâmia
óleo de coco

Esse é o óleo de coco orgânico. Eu sempre defendo o uso de orgânicos!

Gorduras poliinsaturadas ômega-6 não refinadas A proporção de gorduras ômega-3 para ômega-6 mudou de forma drástica em nossa dieta. Há um excesso de óleos vegetais poli-insaturados de baixa qualidade na alimentação moderna. Entre esses óleos encontramos o óleo de soja e milho, por exemplo. Abusar de seu consumo, como se faz hoje, é extremamente prejudicial à saúde. Porém, a palavra equilíbrio é a chave quando se fala em nutrição: é necessário consumir pequenas quantidades desses óleos, pois o organismo humano evoluiu com um equilíbrio entre ômega-3 e ômega-6. Uma dica: é necessário que estejam na versão prensada à frio (olhe sempre o rótulo). Entre os exemplos desse tipo de gordura que podem ser usadas em porções reduzidas sem comprometer o peso estão:

  • Óleo de nozes
  • Óleo de gergelim
  • Óleo de açafrão
  • Óleo de semente de uva

As gorduras mais prejudiciais: a gordura trans A mais perigosa de todas as gorduras e essa sim, você deve evitar SMEPRE! As gorduras trans ou hidrogenadas foram desenvolvidas pelo homem durante um período de escassez de manteiga para produzir uma manteiga “falsa”. a partir dos óleos vegetais. Poderiam ser uma opção se não fossem TÓXICAS. Bloqueiam o metabolismo, engordam e aumentam o risco de doenças cardiovasculares e crônicas. Essas gorduras “falsas” não fazem parte da dieta de nenhuma espécie animal. Nunca existiu! Mesmo assim as pessoas comem em grandes quantidades sem ter a noção dos malefícios que isso está causando. Por que um pacote de biscoitos dura tanto tempo? Já se perguntou isso? E por que se você deixa um pote de margarina aberto nenhum inseto se aproxima dele? Hoje em dia é até difícil listar a quantidade de alimentos em que você encontra esse tipo de gordura, infelizmente. Porém aqui fica o alerta: cuidado ao ler “gordura vegetal hidrogenada” e “parcialmente hidrogenada”, isso indica que há esse tipo de gordura no alimento. LEIA OS RÓTULOS E FIQUE LIGADA (O) EM TERMOS COMO ESSES! E você que é mãe, cuidado com os alimentos que você oferece a seu filho. Biscoito recheado não tem nada de bom! Pense nisso! Cuide sempre da sua saúde! Até a próxima.

perigo PERIGO: CUIDADO COM A GORDURA TRANS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.