Mix de nuts: como fazer essa opção de lanche prática e saudável

Olá Vitaminados,

Ficar longos períodos em jejum pode fazer com que você ataque a primeira coisa que ver pela frente.

Ao fazer outras atividades, como trabalhar ou estudar – que gastam muita energia – é comum as pessoas “esquecerem” de comer. Ignoram a fome, fingem que ela não está lá.

Mas uma hora essa fome fica incontrolável e isso torna o cérebro mais instintivo e menos racional. Fazer um jejum “forçado” afeta diretamente seu poder de escolha, ou seja, você vai escolher para comer a primeira opção que encontrar, e vamos combinar que é muito mais fácil encontrar uma coxinha do que uma refeição mais nutritiva.

Para evitar que esses episódios aconteçam com frequência, é preciso PLANEJAMENTO.

Mix de nuts caseiro: uma opção prática e saudável para seus lanches

A maioria das misturas de mix encontradas no mercado são carregadas de sal, açúcar ou ingredientes artificiais. É preciso se atentar na hora da compra para não levar gato por lebre.

No entanto, fazer o seu próprio mix de nuts e frutas secas em casa é muito simples e mais barato. Sem falar que é bem mais saudável. Aqui vão algumas dicas para você preparar o SEU mix personalizado:

Dica 1 – Prefira as castanhas cruas

Compre as castanhas, amêndoas ou nozes cruas e torre em casa, caso prefira o sabor dessa forma. Geralmente, quando as compramos pré-torradas, são carregadas de óleos saturados e sódio. Lembrando que come-las cruas é a melhor forma, pois são mais nutritivas.

Dica 2 – Sempre acrescente sementes em seu mix

Semente de girassol e semente de abóbora são ótimas opções para deixar seu mix ainda mais nutritivo e saudável. Elas acrescentam fibras e proteínas ao seu lanche, além de nutrientes importantes como o ferro.

Dica 3 – A energia das frutas secas

Um pouco de doçura é sempre bem-vinda, mas que esse doce seja natural. Na hora da compra, certifique-se de que as frutas são sem açúcar, senão não adianta! Além de terem maior durabilidade, as frutas secas possuem mais frutose concentrada e garantem uma dose extra de energia na hora do lanche. Combinadas com as castanhas, seu índice glicêmico é reduzido, o que impede picos de glicose no sangue.

Dica 4- Mais sabor ao mix

Você pode estimular sua criatividade e acrescentar mais ingredientes para incrementar o seu mix, como cacau nibs (pedacinhos de cacau sem açúcar que você encontra facilmente em lojas de produtos naturais) ou lascas de coco desidratado que acrescentarão mais nutrientes e sabor ao mix. Você também pode colocar uma pitada de sal marinho para realçar o sabor e canela em pó.

Minha receita preferida do Mix de Nuts caseiro

Essa receita é muito boa e vou compartilhar com vocês. Compre o que precisa em lojas de produtos naturais a granel, monte o mix e armazene em um pote de vidro hermeticamente fechado.

Separe 40 gramas em saquinhos tipo ziplock e deixe na mochila, bolsa, na gaveta do trabalho… Isso vai evitar que você sabote sua mudança de hábitos e garante nutrientes para o seu corpo ao longo do dia. Outra vantagem é não chegar esfomeado (a) na próxima refeição, o que também vai te ajudar a controlar possíveis exageros desnecessários que sobrecarregam o corpo. 

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de castanha de caju crua e sem sal
  • 1 xícara de chá de amêndoas sem sal
  • 1 xícara de chá de cereja ou cranberry ou gojiberry ou uva-passa desidratada (a fruta que preferir na versão seca)
  • 1 xícara de chá de semente de abóbora sem casca
  • 1 xícara de chá de semente de girassol sem sal
  • 1 colher de sopa de cacau nibs (opcional, se quiser um toque de chocolate)
  • 1 pitada de sal marinho
  • 1 pitada de canela
  • 1 pitada de açúcar de coco (opcional)

Misture todos os ingredientes em um pote de vidro hermeticamente fechado e armazene em local seco, fresco e escuro. Duração média: 2 meses.

Espero que gostem!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.