LIBERTE-SE DOS NÚMEROS!

Olá pessoal!

 Vocês já devem ter percebido que quando se fala em SAÚDE as opiniões são bem divergentes, inclusive entre os profissionais da área, não é? Cada um acredita e defende um tipo de conduta. Cabe a VOCÊ escolher o que acha que te fará melhor e acreditar no profissional que consulta, usando seus ‘’poderes’’ de investigação e discriminativos para optar pela abordagem que mais te agrada.

Mas hoje quero debater sobre UMA das minhas crenças. Números são muito utilizados em ciências exatas, certo? Então por que a Nutrição, uma ciência HUMANA, anda tão “presa” aos números?

É muito comum você ouvir em programas “coma até 8 amêndoas por dia…” OU “Comer mais de duas castanhas por dia vai engordar”.

Vamos analisar isso de uma maneira um pouco menos simplista: você concorda que se comer pouco ao longo do dia, 8 amêndoas não vão fazer “nem cócegas’’ no seu organismo? Isso depende muito do metabolismo, do que a pessoa comeu ao longo do dia… Enfim, não dá pra generalizar tanto assim.

O corpo humano é extremamente complexo e cada um possui um metabolismo, um funcionamento diferente. Hoje sabemos que a genética influencia sim, mas não é o que determina se uma pessoa será obesa ou não. Tudo DEPENDE. Essa é a palavra que mais utilizo, porque REALMENTE tudo depende!

Vamos pensar o seguinte:

Maria é uma garota de 16 anos e toda sua família está acima do peso. A Maria já sabe que se ela comer, comer, comer e não se exercitar, ela irá ganhar peso. Já sua amiga, Julia, é BEM magra… Come de tudo e não engorda. Sua família toda é magra, inclusive sua mãe e pai.

Ao fazer 18 anos, a Maria toma uma atitude proativa em relação à sua saúde: decide entrar em uma academia e procurar uma nutricionista para se alimentar bem e não ficar no “efeito sanfona’’, tão prejudicial ao organismo.

Já Julia continua comendo DE TUDO e em grandes quantidades, afinal não engorda.

Depois de um tempo, a Maria encontra Julia, que fica IMPRESSIONADA com a boa forma da amiga. Ela está torneada, com a pele firme e parece estar muito feliz, com uma ‘’luz’’, um brilho diferente. Como Julia anda meio para baixo, sem ânimo para nada e com a memória ruim, resolve ir até a nutricionista de Maria. Ao chegar lá descobre que seu PERCENTUAL DE GORDURA está ALTÍSSIMO, assim como o colesterol e triglicérides. Ao sair da consulta, Julia liga para amiga e pergunta o seu percentual de gordura. Fica novamente impressionada quando descobre que a amiga (que tinha tudo para ser “gordinha”e realmente pesa mais que ela na balança) está com um percentual de gordura bem mais baixo, mais massa muscular e com os exames em dia. Aí eu te pergunto: quem está mais saudável? Maria ou Julia, que pesa menos, mas tem mais gordura?

LIBERTE-SE! VOCÊ NÃO PRECISA CONTAR CALORIAS PARA EMAGRECER!

Esta história serviu para ilustrar o que quero passar para vocês com esse texto: liberte-se dos números! Contar calorias é uma verdadeira CHATICE e te deixará bitolado (a) e neurótico (a). Claro que existem casos em que as pessoas ‘’se encontram’’ em dietas de contagem de calorias, e quem sou eu para julgar!? Mas a Nutrição não deve ser apenas baseada em números.

Quer um pequeno exemplo? Não consigo avaliar um alimento apenas pela quantidade de calorias, carboidratos e proteínas que ele fornece. Eu me atenho a como o organismo de uma pessoa APROVEITARÁ esses nutrientes do alimento. Se alguma coisa não funcionar bem, a pessoa pode sequer aproveitar tudo que ele pode oferecer…Somos seres humanos DIFERENTES, com necessidades e pensamentos distintos. Ao fornecer uma quantidade ADEQUADA de nutrientes para o SEU organismo, provavelmente você não terá mais fome em horas ”impróprias” e nem vontade de comer doce, por exemplo. Entenda: tudo que acontece conosco (inclusive essas vontades malucas que aparecem do nada) é um ‘’sinal’’ que o organismo dá tentando se comunicar. Nutrir o corpo é muito mais do que fazer dieta e contar calorias. Nutrir o corpo é estar também com a alma e a mente BEM nutrida.

Emagrecer é diferente de perder peso. Quando você EMAGRECE você perde GORDURA e ganha MASSA MUSCULAR. Seu peso pode não alterar como pode até subir, já que o músculo é cheio de água e pesa mais. Quando você perde PESO, você pode ter perdido ÁGUA ou MASSA MUSCULAR, o que não é bom para saúde.Por isso, não se apegue ao número que aparece na balança… Procure fazer uma avaliação corporal com um profissional capacitado para ver como anda sua composição corporal.

Antes de fazer dietas malucas, ficar contando calorias ou se matar na academia sem comer direito, pense na sua SAÚDE. Ao escolher alimentos mais naturais e se sentir satisfeito (a) com uma refeição adequada, você já estará no caminho certo para conquistar hábitos e uma vida mais saudável!

Pense nisso e conte comigo…Uma semana LINDA para você!

 Com amor e saúde,

Giovana Morbi

4 Comentários

  1. por Lú Figueirêdo - 11 de abril de 2016  18:51 Responder

    Gi, gostei, fiz dieta de contar calorias pois gostei, me descobri ali. Perdi peso, malhava, enfim, foi bom! Dai com o tempo recuperei todo peso perdido, não malhava mais, entrava e saia da academia... do ano passado pra cá resolvi que iria emagrecer de novo e fui a luta, contava pontos um dia, depois não mais e assim fui indo... Depois que comecei, com vc, a me reeducar, a comer bem, a emagrecer sem sacrifício, eu nem precisei mais contar nada e já perdi 7kg, feliz e com vontade de continuar numa vida saldavel eternamente rsrs. Obrigada Gi

    VC pode falar mais sobre essa parte do “efeito sanfona’’, ser tão prejudicial ao organismo.? Obrigada linda!

    • por giovana - 12 de abril de 2016  10:36 Responder

      Aiii Lu, você não imagina minha alegria em ler seu comentário. OBRIGADA DE VERDADE! Obrigada por compartilhar sua experiência e me contar que te ajudo tanto assim com minhas dicas!
      Depois preciso do seu depoimento para colocar no novo site, hein?!
      Pode deixar que já anotei aqui para fazer o post do efeito sanfona!!

      Beijoooo sua linda, maravilhosa!
      Giovana Morbi

  2. por Maurício - 12 de abril de 2016  9:06 Responder

    Equilíbrio é minha palavra chave.
    Belo texto.

    • por giovana - 12 de abril de 2016  10:49 Responder

      Obrigada querido Maurício!
      Fico feliz em saber que você prioriza o equilíbrio.

      Super beijo,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.