Guia do mercado: o que comprar e como se comportar…

Olá pessoal!

Como segunda-feira é um dia muito propicio para começos e recomeços, creio que o post de hoje vai ajudar!

Todos nós nos preocupamos com nossa saúde, mas apenas se preocupar não é nada eficiente. É preciso agir e tomar atitudes diferentes para melhorar a saúde. Apenas se ocupar com pensamentos negativos definitivamente não vai ajudar.

Mas sabemos o quanto é difícil sair da famosa “zona de conforto”. Muitas pessoas ficam em ciclos que duram anos e as vezes a vida toda, sem saber o que fazer para conseguir concretizar seus planos.

O primeiro passo

Se um dos seus planos é melhorar a qualidade da alimentação, da saúde e de quebra perder uns quilos extras, dê o primeiro passo: organize-se.

Pense na quantidade de refeições que você faz durante o dia. Vamos pensar no básico: café, lanche, almoço, lanche, jantar… Pegue uma folha e comece a fazer uma lista de compras. Ter alimentos mais saudáveis a sua disposição facilita muito o processo. Isso vai evitar que você pare na primeira lanchonete ou posto e devore algo não tão bom saúde.

Agora vamos ao mercado!

Dicas para sua próxima ida ao mercado

1) Não vá com fome ao mercado

Pessoal, quando você vai fazer compras com fome, o que acontece?

Você acaba comprando VÁRIOS alimentos que normalmente não estariam ali. Essa é uma armadilha comum e pode parecer “besteira”, mas influencia muito nossas escolhas e por isso é preciso ficar atento (a) ao seu apetite antes de ir ao mercado.

2) Você não precisa gastar tanto

Muitos desistem de comer bem por acharem que precisam ir a lojas especializadas ou comprar tudo importado para ter uma alimentação saudável. Calma! Você realmente não precisa gastar todo o salário com esses produtos para ter saúde. É claro que existem produtos muito bacanas que você só vai encontrar em lojas especializadas por um preço exorbitante. Se você puder comprar, ótimo…Maravilha! Mas se não pode, relaxe. Você pode ser bem saudável sem eles. Não crie empecilhos para seus objetivos.

3) Calcule as quantidades

Se você mora sozinho (a), nunca compre em grandes quantidades para não desperdiçar alimentos. Caso você compre a mais e perceba que não conseguirá comer tudo de uma vez, congele as frutas picadas em algum recipiente. São boas para você utilizar em shakes e vitaminas.

Agora, mesmo que você more com sua família, não compre quantidades absurdas de frutas e legumes de uma vez. O ideal é consumir os alimentos mais frescos possível. Eu programo duas idas ao mercado por semana e em uma delas vou só para comprar frutas e legumes. É uma passada rápida e que trará muitos benefícios a sua saúde.

Chegando em casa…

Arrume suas compras. Tente não guardar os alimentos dentro dos sacos de mercado na geladeira, já que são contaminados por bactérias que podem se espalhar na geladeira.

Se estiver com tempo, aproveite para lavar as frutas e legumes, picar o que precisa e já deixar tudo no jeito. Assim quando a fome bater você terá tudo disponível e vai evitar as “besteiras”. A fome faz a gente agir por impulso! Você não pensa direito quando está com fome, por isso esquece rápido do seu propósito acaba comendo qualquer coisa.

Você NÃO precisa gastar todo seu tempo na cozinha para ser “saudável”

Você não precisa fazer receitas “mirabolantes” para ser saudável. A desculpa mais comum para uma alimentação “ruim” é a falta de tempo, mas é preciso priorizar algumas coisas em nossa vida. Uma delas é a alimentação… E quer saber por que?

Porque a alimentação influenciará TUDO em sua vida. Absolutamente tudo.

Anote aí a lista básica de mercado para você começar a semana bem e termina-la melhor ainda, com uma alimentação saudável!

Lista básica de mercado

Para um café da manhã mais saudável tenha em casa:

Ovos (se for caipira, melhor ainda!), frutas (mamão, melão, suco verde… Muitas fibras, vitaminas e sais minerais para começar o dia), aveia, pães integrais (de verdade!), azeite, abacate, iogurte natural (se for kefir então, melhor ainda!) castanhas e sementes são excelentes alimentos para incluir em sua primeira refeição do dia.

DESAFIO DA SEMANA

Nessa semana, tente acrescentar uma dessas frutas em seu café. Uma fatia de mamão pela manhã estimulará seu intestino e ajudará a eliminar os resíduos do final de semana. Para beber você pode fazer uma bela limonada, cheia de vitamina C e que vai estimular seu fígado a eliminar todas as toxinas acumuladas.

Para almoço e jantar

Tenha em casa

Alface, rúcula, agrião (as folhas verdes que mais gostar), couve, escarola, acelga, espinafre ou abobrinha, para comer refogados e bem temperados com alho, por exemplo; Tomate, pepino (com uma incrível ação diurética), cenoura, brócolis ou couve-flor. Com esses ingredientes você também já vai garantir boas vitaminas e minerais em suas refeições. Não precisa comprar a feira de uma vez, certo? Tenha em mente o que vai comer, assim fica mais fácil de escolher e você evita desperdícios.

Carnes magras, como alcatra, filé mignon, fraldinha, lagarto, contra-filé e carnes brancas como frango ou peixe. Não deixe o peixe muito tempo na geladeira. O ideal é compra-lo no dia que for consumi-lo, o mais fresco possível. Compre em locais de sua confiança. Também tenha ovos em casa, uma boa fonte de proteínas de ótima qualidade e muito versáteis na cozinha.

Para acompanhar, arroz integral, batata-doce, mandioca ou o próprio arroz branco, que você pode acrescentar legumes picadinhos, como o brócolis e a couve-flor, por exemplo. Assim aumenta o volume do arroz, sem o risco de exagerar na quantidade de carboidratos.

Para os lanches

Frutas frescas ou secas como damasco, figo, tâmaras, maçã, abacaxi são boas opções para o lanche, sempre misturadas com castanhas ou amêndoas sem sal, por exemplo. Nas frutas secas o açúcar está bem mais concentrado, já que perdem água. Sem água, elas saciam menos, por isso a tendência é exagerar. Se é o seu caso, tenha sempre em sua bolsa ou mochila uma maçã, pêra ou banana, fáceis de transportar e que vão saciar mais que a fruta seca. Tente combina-las sempre com duas castanhas do Pará ou um punhado de castanhas de caju cruas e sem sal, boas fontes de nutrientes importantes e ricas em gorduras boas e proteínas.

Sementes: você pode comprar semente de girassol ou de abóbora para salpicar na salada. Lascas de amêndoas também são boas opções que deixarão sua refeição ainda mais nutritiva.

Temperos com propriedades excelentes e que você deve ter em casa: cúrcuma, pimenta caiena, tomilho, alecrim, gengibre em pó, cebola, alho, coentro, páprica, salsa, orégano, sal marinho ou sal rosa.

Óleos: azeite de oliva extravirgem, óleo de semente de chia ou linhaça, óleo de coco, óleo de abacate.

Pessoal, não precisa ter tudo isso em casa. Escolha os itens que mais te agradam e faça uma lista bem focada, faça um lanche antes de ir e boas compras, boa semana, boa vida, boa saúde, bom tudo para vocês!

Espero ter ajudado um pouco…

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.