Dieta Paleolítica: descubra se essa dieta é uma solução saudável para perda de peso

A dieta Paleolítica, mais conhecida como Paleo Diet está a cada dia ganhando mais força no mundo fitness e das celebridades internacionais como uma forma saudável de perder peso. Para você entender do que se trata, vamos a uma explicação básica: as refeições dessa dieta são baseadas nos hábitos alimentares de nossos ancestrais no período paleolítico. Para te localizar, estamos falando de caça, pesca, frutos do mar, legumes e…Mais nada. Você não vai encontrar nessa dieta alimentos que se desenvolveram durante as eras agrícolas e industriais, como grãos, leite, açúcar refinado e qualquer outro alimento processado.

Por essa dieta ter pouco carboidrato, faz sentido a fama que ganhou como uma maneira eficaz de perder peso. A grande questão é saber se e é saudável e se pode ser sustentada a longo prazo.

Não sei se vocês percebem, mas estamos sofrendo um retrocesso. Não só na nutrição, mas em várias áreas. A alimentação de antigamente era baseada na natureza. As pessoas não desenvolviam doenças crônicas como hoje. Na tentativa de reverter o processo, acabam buscando alternativas no passado e aí surgem dietas como essa.

Ontem li uma matéria e fiquei realmente chocada. Estão colocando uma atadura na língua de pacientes. Dessa forma, eles sentem dor, incômodo e desistem de comer. Quer dizer que as pessoas estão tão descontroladas a esse ponto? A ponto de se submeterem a procedimentos absurdos para manter o peso. Minha gente, menos, bem menos. O que o mundo moderno está fazendo com os seres humanos? Estamos vivendo ou sobrevivendo? A função da nutrição é justamente nutrir seu organismo. As pessoas estão cansadas de saber dos malefícios que certos alimentos causam e querem pagar para ver o resultado no futuro. Não é nada difícil ter boa saúde. Na verdade é bem prazeroso sentir que você está sendo cuidado por você mesmo. Por que ficar brigando com a sua mente? Não invente desculpas, não coloque a culpa nos preços, na vida corrida, etc. Dificuldade nós sempre teremos, mas devemos priorizar o que é mais importante em nossa vida.

Reflitam sobre isso. É um assunto bem sério…

Continuando… A dieta paleolítica não tem como foco a perda de peso. Foi desenvolvida na década de 70 por um gastroenterologista para melhorar a saúde em geral dos indivíduos, já que os alimentos processados são drasticamente eliminados. Pessoal, isso não é mágica. Quando você opta por uma alimentação mais natural, verá os resultados não só no peso, como na pele, cabelos, unhas. A beleza vem de dentro para fora.

Os defensores da dieta dizem que o corpo humano não evoluiu para lidar com alimentos processados e por isso nos tornamos mais suscetíveis a problemas de saúde, principalmente os digestivos. Para conter esses transtornos, o autor da dieta argumentou que precisamos voltar às nossas raízes de caçadores-coletores. Mas calma lá né? Alguém já se imaginou caçando por aí nos dias de hoje? Só se for caçando ladrão, que estão dominando a cidade…Mas isso é outro assunto.

Nutricionistas e profissionais da saúde estão divididos sobre a validade desse argumento. Eu, como nutricionista, digo uma coisa: defendo uma dieta mais natural, orgânica, balanceada, e acredito que esse seja o segredo da verdadeira beleza e bem-estar. Mas não podemos esquecer do mundo em que vivemos. Não podemos retroceder tanto no tempo. Temos necessidades modernas e realmente precisamos de praticidade.

Bom, argumentos evolucionários a parte, temos que concordar em uma coisa: quando você viu algum quadro, pintura em que o homem das cavernas estavam acima do peso? Uma vez que a caça e a pesca não são viáveis para a maioria de nós, dê prioridade a alimentos orgânicos, inclusive carnes e ovos! ORGÂNICOS! Vocês não têm ideia dos benefícios de alimentos sem pesticidas, antibióticos, etc… Além de você reduzir suas chances de intoxicação, esses alimentos possuem mais nutrientes, importantes para o bom funcionamento do seu organismo.

image002

Resumindo a Paleo Diet: você deve excluir alimentos processados, frutas de alto índice glicêmico, leite, açúcares refinados, alimentos ricos em sódio e grãos, como quinoa, chia, linhaça, etc. Com certeza, ao fazer essa dieta, você poderá desenvolver algumas deficiências nutricionais que devem ser corrigidas com um multivitamínico. Você deve se certificar também se está recebendo as calorias necessárias para um emagrecimento saudável. Ficar sem energia pode ser um dos efeitos de dietas como essa, rica em proteína e pobre em carboidrato. E além disso tudo, essa dieta vai exigir um pouco mais de planejamento quando se trata de jantar fora ou socializar com os amigos.

Quero saber se alguém já fez essa dieta e se fez, o que achou do resultado?

Marquem sua foto no Instagram com a #giovanamorbi para eu acompanhar o que estão comendo! Se eu curtir a foto, está aprovado!

Até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.