Dieta Mediterrânea protege contra diabetes, segundo estudos

Notícia fresquinha no mundo da Nutrição. Você tem mais um motivo para aderir á famosa dieta mediterrânea.Um grande estudo europeu observacional, publicado pela revista Diabetologia, mostrou que pessoas que seguem de perto a dieta mediterrânea – que inclui uma grande quantidade de peixes, frutas e vegetais, além de gorduras saudáveis como a encontrada no azeite – têm um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com pessoas que não comem dessa maneira.

Além disso, os pesquisadores descobriram que comer uma dieta com baixo índice glicêmico (que regula a ingestão de carboidratos de acordo com seu impacto sobre os níveis de açúcar no sangue) também previne o aparecimento da doença. Seguir a dieta mediterrânea, que por sinal é uma dieta de baixo índice glicêmico, conferiu maior benefício aos participantes diabéticos da pesquisa. Não é difícil concluir que a dieta do mediterrâneo seja de baixo índice glicêmico, uma vez que legumes e frutas com oleaginosas e azeite dominam a dieta. A combinação de frutas com oleginosas, como castanha-do-Pará, castanha-de-caju, amêndoas ou proteínas, como queijo branco ou iogurte natural desnatado, diminui o índice gliêmico da refeição.

O estudo foi baseado em dados dietéticos de 22.295 participantes que foram acompanhados por mais de 11 anos. Durante esse período, 2.330 desenvolveram diabetes tipo 2. Coincidentemente foram as pessoas que não seguiram a dieta corretamente. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que seguiram a dieta á risca tinham 12% menos chances de desenvolver diabetes do que as que não seguiram o plano alimentar proposto. As pessoas que consumiram mais carboidrato em sua dieta tinham 21% a mais de chances de desenvolver diabetes em relação aos que consumiram a dieta com menores quantidades desse nutriente.

A melhor descoberta foi que associar as duas dietas, a do baixo índice glicêmico com a dieta do mediterrâneo, é o melhor caminho para prevenção ou controle da doença. Já estou seguindo essa dica!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.