Conheça a combinação de nutrientes que te manterá saciado ao longo do dia

Olá pessoal!

Sabe quando você acaba de comer e de repente, cerca de meia ou uma hora depois, aparece aquela fome novamente? Você pensa: “Poxa, mas eu acabei de comer!”. Aí você lembra o que comeu: um prato cheio de macarrão. “Nossa, comi um prato de macarrão… O problema deve ser eu mesmo…”, pensa você, triste e desmotivado (a) achando-se um caso perdido: – “Não adianta, terei para sempre sobrepeso!”. Hoje eu venho dizer a você que isso não é verdade. QUALQUER pessoa pode atingir seu peso ideal. A única (ou, as únicas) coisas que podem te impedir são: sua mente (seus pensamentos negativos, sua falta de motivação) ou distúrbios hormonais, que devem ser corrigidos e acompanhados por um médico. Tirando isso, você PODE e DEVE buscar mais saúde e qualidade de vida, pois perder peso é apenas UMA das BOAS consequências de hábitos saudáveis. Isso pode não ocorrer do dia para noite. É um processo, em que cada conquista deve ser comemorada. Voltando aos aspectos que podem te atrapalhar, tenho aqui um bem importante: alimentação inadequada, desregrada e combinação errada de nutrientes.

Para não ter fome fora de hora é preciso comer alimentos com baixo índice glicêmico, ou seja pessoal, alimentos que liberam açúcar mais lentamente, e acrescentar proteínas e fibras a cada refeição ou lanche, o que ajuda a manter um bom nível de energia ao longo do dia. Falei grego? Então vamos a uma explicação mais simples:

Carboidratos complexos

Carboidratos complexos: pães, arroz e massas integrais são mais nutritivos e garantem saciedade. Quanto as calorias, não apresentam muita diferença em relação a versão refinada, mas os benefícios são muitos!

As oleaginosas são nutritivas e também reduzem o tempo de aborção do açúcar quando combinadas a alimentos ricos em carboidratos.

Em vez de comer uma fruta sozinha, que fará sua glicemia aumentar rapidamente e depois baixar drasticamente (que é justamente o que proporciona a fome fora de hora) coma a fruta com um iogurte ou com semente de chia , por exemplo, que fornecerá proteína e fibras ao seu lanche e evitará que seu nível de energia despenque ao longo do dia. Lembra do exemplo do prato de macarrão ali em cima? Então, muita massa = muito açúcar (glicose) no sangue = pico de glicemia = pâncreas libera muita insulina = insulina baixa a glicemia rapidamente = fome novamente (hipoglicemia). É basicamente isso que acontece quando você come um super prato de macarrão. Agora, se você trocar esse macarrão pela versão integral e comer um filé de frango grelhado como prato principal, pronto! A liberação de açúcar será mais lenta e assim você manterá a saciedade por mais tempo. Bingo! O mesmo ocorre com a gordura… Alimentos ricos em gorduras BOAS também podem ser combinados a alimentos ricos em carboidratos para reduzir o tempo de absorção do açúcar. Neste caso, as oleaginosas são ótimas (e deliciosas) opções.

Dê preferência aos carboidratos provenientes das frutas, verduras, legumes e cereais integrais como arroz, pão, massa integral, quinua e aveia, por exemplo e nas leguminosas, como feijões, ervilha e lentilha. Evite o carboidrato dos alimentos feitos com farinha refinada, porque esses alimentos quando consumidos em grandes quantidades, estimulam o desejo por doces e por mais carboidratos de rápida absorção, e aí meu amigo e minha amiga você entra em um ciclo que pode levar ao sobrepeso. E infelizmente o sobrepeso nunca vem sozinho… Sempre vem acompanhado de uma glicemia mais alta, um colesterol elevado, etc. Isso que não faz bem… O sobrepeso é o menor dos problemas. Como sempre digo… Perder peso é o bônus!

Frutas e legumes

Dê preferência aos carboidratos das frutas e legumes… Em sua próxima compra, prefira alimentos de verdade e frescos!

Vitamina de frutas com chia

Vitamina de morango + banana + iogurte natural desnatado + semente de chia. Uma boa combinação de nutrientes que deixará você saciado (a) e com energia!

Resumindo: você não precisa tirar o carboidrato da alimentação, basta escolher o tipo certo!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

1 Comentário

  1. por Vinicius - 29 de julho de 2014  17:18 Responder

    Nesse artigo diz sobre a importância da ingestão de frutas e vegetais e o que isso reflete na qualidade de vida. Acesse em: http://wp.me/p4GWek-3i

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.