Como suplementos nutricionais podem fazer mal à sua saúde – Parte 3

Olá pessoal!

Hoje vamos falar do uso (exagerado e sem orientação) de vitaminas sintéticas. Será verdade que “se vitamina não faz bem, mal também não faz”? Vamos descobrir e refletir sobre o assunto!

Se você perder as primeiras partes deste artigo, é só ler o post de segunda e terça aqui no site, certo?

Vamos lá!

PARTE ➌

O consumo de vitaminas aumentou consideravelmente. Com essa história de falta de tempo e impossibilidade de ser alimentar melhor, muitos resolvem comprar vitaminas para ficar com a “consciência mais tranquila”.

Outra explicação para isso seria a disseminação da ideia de que a raiz de todos os problemas está em deficiências nutricionais e portanto, a solução para todas as doenças e enfermidades seria carregar nosso corpo de nutrientes com doses humanamente impossíveis de serem consumidas em um dia. Agora vem a questão: o que o corpo faz com tudo isso e será que tudo está sendo absorvido e utilizado pelo organismo?

Visões como essas que citei, tão generalizadas, faz com que as “modas” apareçam e movimentem muito (mas muito dinheiro). Lembra quando surgiu a história do colágeno? Os fabricantes de alimentos entraram na onda da indústria farmacêutica e passaram a adicionar a substância em muitos produtos alimentícios. Mas será que isso seria realmente efetivo para a saúde ou apenas uma jogada para vender mais? Não posso generalizar porque toda história tem dois lados e pontos de vista distintos, mas tomar colágeno sem ao menos saber pra quê e quanto tomar não é uma atitude inteligente e sim uma necessidade de consumir o que está na “moda”.

Realmente as vitaminas são ESSENCIAIS para nossa saúde. Participam de muitas reações em no corpo, por isso um organismo sem vitaminas não funciona como deveria. Porém você não precisa de quantidades absurdas destes micronutrientes. Uma boa alimentação é capaz de suprir TODAS as suas necessidades.

Faça do alimento seu remédio!

Alguns produtos realmente podem ajudar, enquanto outros só querem ajudar mesmo os próprios bolsos. E mais uma vez digo: você pula etapas e transtornos quando tem a indicação de um profissional da área que estudou e sabe o que é bom ou ruim. Só encontre um profissional da saúde que você confie e acredite.

   ☛ O curioso caso da vitamina C

Linus Pauling era um cientista americano que recebeu dois prêmios Nobel (um de Bioquímica e outro Nobel da Paz) e defendia a teoria que pessoas deveriam tomar megadoses de vitamina C . Por ser tão respeitado acabou tornando esta ideia bem popular, o que levou a indústria farmacêutica a vender muita, mas muita vitamina C nos Estados Unidos (até os dias de hoje). Ele indicava cerca de 10 miligramas por dia para prevenção do câncer. Dizem que Pauling tomava diariamente cerca de 18 gramas da vitamina, mas mesmo com a megadose não se livrou de um câncer de próstata e faleceu aos 93 anos. Respondeu sobre o aparecimento da doença dizendo que com certeza havia adiado o seu desenvolvimento, enquanto todos achavam que as altas doses foram as verdadeiras responsáveis pelo aparecimento do câncer. O fato é que não se pode culpar apenas a vitamina C por isso, afinal nunca se sabe ao certo o que leva ao desenvolvimento desta doença, já que existem diversas possíveis causas.

Porém não existe comprovação para a teoria de Linus Pauling até os dias de hoje. O corpo utiliza suas necessidades da vitamina C e simplesmente elimina as “sobras” pela urina. Outra questão é a seguinte: a necessidade de outras substâncias (que só encontramos nos alimentos) para a absorção  e utilização adequada da vitamina. 

O excesso de vitamina C pode levar ao desenvolvimento de cálculos renais, distúrbios intestinais e desconforto na bexiga. 

Você não precisa tomar um monte de comprimidos e cápsulas para ser saudável e manter a saúde. Alimentando-se bem você fornecerá ao seu organismo tudo que ele precisa e merece. Uma medida simples e que está ao alcance de todos!

Na natureza os nutrientes não existem isoladamente, entende? A vitamina C que você encontra no interior de uma laranja tem uma variedade de nutrientes que trabalham junto com ela. É como uma equipe, sabe? Todos trabalham juntos para que o corpo absorva a vitamina C e a utilize da melhor maneira possível.

Se você consumir pelo menos dois alimentos ricos em vitamina C por dia (exemplo: suco com duas laranjas ou limonadas, acerola, melão…), seu corpo assimilará os nutrientes com muito mais facilidade do que quando consumido em uma cápsula. Assim seu dinheiro não vira xixi!!!

A verdadeira vitamina C!

O betacaroteno para fumantes

Existe uma substância chamada betacaroteno, um precursor da vitamina A encontrada em vegetais com cores laranja, amarelo e vermelha. Sua suplementação era indicada para fumantes, a fim de protege-los do câncer de pulmão. Porém, dois grandes estudos desenvolvidos com a substância (os estudos envolviam milhares de pessoas) indicaram que o seu consumo aumentou o número de casos da doença nos usuários. Muitas pessoas saudáveis passam a tomar suplementos nutricionais como esse acreditando que não terão problema algum (a velha história do “se não fizer bem, mal também não faz”), porém pode haver o efeito reverso e acabar prejudicando a saúde.

O uso em excesso da vitamina E

Muitos suplementos nutricionais para mulheres contêm vitamina E na composição, afinal é muito indicada para manter pele, unha e cabelos bonitos. Porém o seu consumo em excesso pode levar a muitas consequências como dor de cabeça crônica, problemas na coagulação e distúrbios gastrintestinais.

Para vocês terem uma ideia, foi publicado em 2005 um trabalho sobre a vitamina E que avaliou os maiores estudos realizados com essa vitamina nos últimos anos e que incluíram um bom número de participantes, mais precisamente 140 mil. E quer saber que conclusão chegaram? A vitamina E deveria ser abolida do receituário médico por aumentar os índices de mortalidade.

Vitamina E natural…

Quando as vitaminas são indicadas

Pessoal, a dose é que torna algo bom ou ruim. Tomar algo sem necessidade pode sobrecarregar seu organismo e prejudicar sua saúde, por isso insisto em dizer que para começar um tratamento PRECISAMOS da orientação de um profissional qualificado e em quem você confie. Obviamente que existem situações em que as vitaminas devem ser indicadas e prescritas, como no caso da vitamina D e a vitamina B12, duas deficiências bem comuns na população que podem levar a problemas sérios de saúde.

Mas resumindo: quanto menos remédio, melhor!

Amanhã o assunto são os suplementos para queimar gordura: tão procurados, mas perigosos.

Continua… ♡☮

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.