Como melhorar sua auto-estima com a alimentação?

Olá pessoal!

Como está sua auto-estima? Já parou para pensar nisso?!

Você pode achar que isso não tem nada a ver com alimentação, mas a forma como tratamos nosso corpo está diretamente ligada a nossa auto-estima. Cuidar da saúde do corpo influencia a saúde da nossa mente e vice-versa. Quando você está em paz tudo na vida flui naturalmente.

Você tem se cuidado?

Nossa vida é feita de fases e devemos respeita-las sem nos cobrar. Entrega e confia é o novo “o que é seu está guardado”. Isso não quer dizer que devemos permanecer imóveis esperando milagres caírem do céu, mas também não podemos pirar porque as coisas não acontecem em nosso tempo.

Tem fases da vida em que tudo vai bem. Temos mais tempo, ficamos mais dedicados a nossa saúde e ao corpo. Em outras parece que nada dá tempo, que está tudo bagunçado e acabamos negligenciando cuidados ao corpo e mente. Tudo bem, são fases. Mas é preciso identificar quando essa negligência com a saúde passa a prejudicar não só o corpo, mas todas as relações sociais e até o rendimento no trabalho. Afinal, confiança é tudo.

Alimentação e confiança: o que tem a ver?

Você pode se perguntar: o que a minha confiança tem a ver com a forma como me alimento?

A resposta: absolutamente tudo.

A forma como você reage aos acontecimentos da vida depende muito do que você anda comendo por aí. Pode parecer bobagem, mas a partir do momento que você começa a fazer novas escolhas pensando no bem que está fazendo a si mesmo, sua confiança aumenta e consequentemente sua auto-estima.

Conseguir controlar os pensamentos e tomar atitudes de forma consciente vai te ajudar em todos os setores da vida. Muitas vezes o primeiro passo para se desenvolver isso é com a mudança dos hábitos alimentares. Isso passa a ser um divisor de águas na vida de muitas pessoas. E é nesse momento que você precisa tomar cuidado para não ficar bitolado em uma só ideia.

Aprenda a dizer NÃO a você

Dizer “NÃO” para nós mesmos pode ser muito difícil… Para os outros então, nem se fala!

Nosso lado infantil quando recebe um NÃO, esperneia.

“Ah, hoje estou tão cansado (a)… Vou comer um doce para recompensar. Vou passar em uma lanchonete. Vou parar na padaria, afinal eu mereço”.

Quando você consegue dizer a si mesmo: “não, eu não quero porque o meu objetivo maior é emagrecer” automaticamente abre-se uma nova janela em seu cérebro. As conexões cerebrais passam a fazer um novo caminho, e quanto mais você treina esse tipo de pensamento, mais automático ficam.

Atitudes como essas favorecem nossa confiança. Você se sente no controle de sua vida, de sua mente, de suas atitudes. No início é difícil. É preciso paciência e treino. Muito treino. Assim como treinamos o corpo precisamos fazer isso com nossas mentes para que novos caminhos sejam traçados e assim, novos hábitos.

Aprenda a dizer NÃO aos outros

O ser humano tem a necessidade de ser aceito. É gostoso ser querido e popular em grupo de amigos, família, etc. Mas é preciso tomar cuidado para que você não passe por cima de si mesmo para agradar os outros. Se nem Jesus agradou todo mundo, quem somos nós, não é?

Escuto pessoas dizendo que a dificuldade em cuidar mais da alimentação está no fato dos amigos ou família não incentivarem ou “obrigarem” a comer… Já escutei também que ficam com medo de serem excluídos pelo grupo porque as pessoas tiram sarro de quem de alimenta bem.

Sair para comer e beber com amigos ou família é muito gostoso. Precisamos e DEVEMOS aproveitar momentos assim… São muito melhores quando regados a comida e bebida. Momentos de puro prazer! Porém, quando você faz escolhas de maneira consciente, sem restrições ou paranóias, TUDO fica mais gostoso ainda! Mastigue, sinta as sensações, os cheiros, esteja presente. O presente é tudo que temos.

Escolhas conscientes, confiança e auto-estima

Pode perceber, mas as pessoas mais bem sucedidas que existem são focadas. Quando colocam uma coisa na cabeça vão lá e fazem. Simples assim.

Quando você tem controle da sua mente, passa a ter controle da sua vida. Claro que não conseguimos controlar tudo, o tempo todo. Muitos acontecimentos escorregam pelas nossas mãos e muitas situações não dependem de nossas atitudes. Mas a sua saúde e bem-estar só dependem de você e suas escolhas. Ao cuidar da alimentação, da sua mente e corpo, você notará que sua confiança e auto-estima vão aumentar.

Isso reflete em todos os setores da vida! Seu rendimento no trabalho ou escola vai melhorar, seus relacionamentos pessoais com amigos, família e parceiro (a)… A energia passa a fluir de maneira super positiva. E é aí que surge a lei da atração: você atrai o que transmite. Coisas incríveis começam a acontecer!

Seu amor próprio começa com o tipo de comida que você escolhe. Pense no seu corpo como uma casa… Como está a sua?!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.