Como incluir o gengibre no dia-a-dia?

Olá pessoal!

Está com congestão nasal? Dor de garganta? Lá está ele novamente! Dores nas articulações? Por possuir ação anti-inflamatória o gengibre pode ajudar a aliviar os sintomas. Está sem apetite? Segundo a medicina chinesa, tomar chá de gengibre antes da refeição estimula o apetite. E se tomar depois, ajuda na digestão! Que alimento maravilhoso!

Se você quer dar uma acelerada em seu metabolismo de forma natural, o gengibre é o cara. É considerado um alimento termogênico. Se você vive escutando isso por aí mas não entende o que isso significa, vou tentar explicar de um jeito bem simples!

O gengibre, seu efeito termogênico e …

Os alimentos termogênicos têm a capacidade de aumentar a temperatura do corpo (sabe quando dá aquele calorão quando comemos algo apimentado? Então, é isso!).

Como a temperatura do corpo aumenta de repente, o corpo acha estranho e começa a gastar umas calorias a mais para voltar a sua temperatura normal. Ou seja, você coloca o corpo para trabalhar!

Anti-inflamatório

O gengibre também possui uma poderosa ação anti-inflamatória e é indicado para dores de cabeça e náuseas. Nada como uma bala ou chá de gengibre para uma pessoa que está com enjoo (inclusive as gestantes!). 

Anti-tudo

O responsável pelo sabor marcante (delicioso) e acentuado do gengibre, é uma substância chamada gingerol, que possui propriedades antioxidantes (impede que nossas células “enferrujem”, envelheçam rapidamente e não trabalhem direito, algo que causa doenças) e ajuda a proteger o organismo do ataque de bactérias e fungos. 

Legal… Deu para ver que gengibre é algo excelente para a saúde, mas você deve estar se perguntando: como incluí-lo na rotina? Vou te ajudar! Continua lendo…

Como incluir o gengibre no dia-a-dia?

 

Chás

Um pequeno pedaço, com no máximo 1 cm, já é suficiente para se obter o sabor acentuado e benefícios que o gengibre pode oferecer à saúde. O chá de gengibre com limão é muito utilizado para o tratamento de gripes e resfriados. Basta cortar um pequeno pedaço e colocar para ferver juntamente com o suco de um limão. Para adoçar aconselho o mel, que também possui excelentes efeitos terapêuticos.

Na cozinha

O gengibre realça o sabor dos alimentos e por isso é um alimento muito versátil, e pode ser utilizado em diversas preparações, tanto doces como salgadas. Você encontra o gengibre em pó, desidratado, cristalizado, em conserva… Lembre-se apenas de utilizar em pouca quantidade, já que seu sabor é forte e pode roubar a cena. Eu sou suspeita para falar porque gosto muito…Com carnes brancas, cogumelos, saladas e peixes fica simplesmente sensacional! Você pode cozinha-lo no vapor para amolecer ou consumir cru.

Sucos

O gengibre em sucos favorece a eliminação de toxinas, por isso é um santo remédio em dias que você exagera na comida ou bebida, e também facilita a digestão. Possui efeito anti-inflamatório, por isso ajuda no tratamento para perda de peso (já que o excesso de gordura é considerado um processo inflamatório). Além disso, possui aquele efeito termogênico que nós A-DO-RAMOS! Assim aumenta a temperatura do corpo e eleva o gasto calórico.

 

Veja abaixo algumas contra-indicações

  • Grávidas devem usar com moderação ( veja, não há comprovação de que o gengibre faça mal à grávidas. Muitas pessoas fazem um  terrorismo com relação a isso, mas como eu já disse, NÃO HÁ COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA. Em minha experiência clínica só vi casos em que ajudou E MUITO! Nos EUA, inclusive, você encontra muitas balas e pirulitos feitos com gengibre para reduzir a sensação de náuseas em GRÁVIDAS. Por isso, não acreditem em tudo que está na internet. Há muita informação sem nenhum tipo de embasamento científico e sim com base em “achismos” de pessoas que sequer estudaram nutrição).
  •  Pessoas com menopausa devem evitar o consumo excessivo, já que o gengibre eleva a temperatura corporal e por isso pode causar desconforto. APENAS por isso, ok?
  • Pessoas hipertensas também devem evitar o consumo excessivo de gengibre que pode aumentar a pressão arterial, dependendo do nível de sensibilidade da pessoa a esse alimento (ou seja, a forma como a pessoa responde a determinado alimento e a quantidade tolerada)

Agora vou passar uma receita de um suco DELICIOSO e com GENGIBRE! Este suco tem um sabor bem doce, por conta do abacaxi, amoras e água de coco, por isso é uma boa maneira de incluir o gengibre sem estranhar o seu sabor picante! Anote a receita (é meu suco favorito!):

Suco Anti-Tudo

  • 200 ml de água de coco
  • 2 fatias médias de abacaxi
  • 1 xícara (chá) de amoras congeladas ou in natura
  • 1 pedaço pequeno de gengibre (com 1 cm no máximo)
  • Opcional: folhas de hortelã
  • Para adoçar: mel, açúcar de coco, açúcar mascavo, demerara ou adoçante de sua preferência

Basta bater tudo e beber! Dica: deixe uns pedacinhos de amora dentro do suco para você mastigar enquanto toma. Além de garantir mais saciedade por estimular a mastigação, é simplesmente deliciosoooooo! Espero que gostem do post e que ele te ajude de alguma forma…

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.