Como evitar ganho de peso no final de semana?

Olá pessoal!

É justamente nesses 2 dias (sábado e domingo) que todos os “esforços” feitos durante a semana são “perdidos”. Não que você vá ganhar toda gordura de uma hora para outra. A questão é que além de reter muito líquido quando comete-se exageros alimentares, o seu corpo não consegue assimilar o que está acontecendo! Entendam bem: uma refeição livre durante um dia, sem problemas! O problema é comer errado o DIA TODO!

Existem muitas razões para se comer e beber mais no final de semana…A primeira razão é…Poxa, é final de semana! Mas se seu objetivo é PERDER peso (gordura), manter uma boa alimentação e fazer exercícios físicos no sábado e domingo é fundamental.Você deve se conscientizar que são dois dias absolutamente normais e que seu corpo não sabe que na sua cabeça a semana é fracionada em duas partes. São dias de descanso, sim…Mas se alimentar bem não deve ser um esforço e você não deve viver com a sensação de que sua alimentação também precisa de férias! É muito melhor você equilibrar o que come durante toda a semana e ceder alguns desejos de segunda a sexta do que restringir muito o que come durante 5 dias e atolar o pé no sábado e domingo. Equilibrando bem, você vai levar tudo numa boa e não vai precisar desses exageros para se sentir pleno (a) e satisfeito (a).

Abaixo estão os principais sabotadores da dieta do final de semana e o que você pode fazer para driblar cada um:

Problema: álcool.

A garrafa de vinho com o namorado (a) no jantar, as cervejas na praia com os amigos ou as caipirinhas no churrasco…Sim, o álcool está sempre presente nos eventos sociais. É calórico? Sim, tem mais que o dobro de calorias dos carboidratos em 1 grama. Ele também pára a queima de gordura, por isso se perder peso é seu objetivo, exagerar no álcool é uma das coisas que pode te atrapalhar.

sarada 2

O que fazer? Não estou dizendo que você precisa abandonar o prazer de tomar um bom vinho ou sua cervejinha, mas tudo com equilíbrio e CONSCIÊNCIA. De copo em copo, você consome umas 3000 calorias fácil, sem perceber. A vodka já tem muitas calorias, com energético ou refrigerante, piorou! Se for tomar, tente colocar menos vodka no copo com muito gelo e acrescente MUITAS frutas! Pelo menos sua caipirinha ficará um pouco menos “prejudicial”. Permita-se não mais que 2 doses de álcool por noite e SEMPRE intercale sua bebida com um copo de água para ajudar o fígado.

O álcool também ESTIMULA O APETITE E REDUZ SUA INIBIÇÃO…Ou seja, você fica cara de pau mesmo e quer ver sua nutricionista bem longe com aqueles papinhos de não pode isso, não pode aquilo. Para evitar que isso aconteça, estipule o quanto vai beber: 2 copos e pronto! Com o tempo você perde o costume e tudo fica mais fácil.

Problema: coma com consciência e atenção ao que está fazendo.

Chegou o final de semana e você já se preparou: comprou um estoque de pipoca de microondas, chocolates, bolachas e sorvetes para ver aquela maratona de seriados no Netflix ou o filme que vai passar na Globo. Quando não estamos CONSCIENTES e ATENTOS ao que estamos comendo, cometemos exageros e isso é fato! Pode perceber: você fica tão entretido com o que está passando na televisão que o movimento de pegar o alimento com a mão e leva-lo até a boca se torna automático. TÃO automático que você sequer sente o sabor do que está comendo! Quando acaba, você pensa: “nossa, já acabou e continuo com fome!”. Nada mais natural: se não percebeu que comeu, não mastigou. E se não mastigou, seu cérebro não computou que comeu. Logo, você continua com fome. Simples assim.

Por isso, entenda: não há problemas em se comer coisas saborosas e que você goste no final de semana. Mas quando fizer isso, faça valer a pena! Aproveite, sinta o sabor e verá que sentirá satisfação com uma menor quantidade de alimento. E só mais uma coisa: não belisque o TEMPO TODO. A cada coisa que você come, seu corpo libera INSULINA, um hormônio que promove o estoque de gordura. Se come o tempo todo, libera insulina o tempo todo. Isso impede a queima de gordura corporal como fonte de energia. Por isso, se seu objetivo é perder peso (gordura), fracione suas refeições com lanches e deixe de beliscar.

E mais: não deixe o tédio te dominar. Se ficar no celular vendo a vida alheia, imaginando como seria bom ser tal pessoa e comendo o que tiver para descontar suas angústias, SAI DESSA. Levante e vá caminhar ou andar de bicicleta. O tédio faz com que você queira se ocupar e é bem comum fazer isso com comida. FIQUE ATENTO!

sarada 3

O que fazer? Se quiser ver o filminho com pipoca, aí vai minha dica: pipoca de panela, feita no óleo de coco, azeite de oliva ou manteiga clarificada, temperada com sal marinho. Se quiser polvilhar uma pimenta também fica deliciosa. A pipoca de microondas sofre uma reação que faz com que torne-se um alimento de alto índice glicêmico. O ideal é comer a pipoca feita na panela mesmo.

Problema: estou cansado (a)…Mereço comer!

Comer se tornou mais um ato social do que qualquer coisa. Não só social como emocional também. Está triste, come. Está feliz, come. Foi demitido, come. Terminou com o namorado, come. Foi ao cinema, comeu. Foi encontrar com as amigas, comeu. A comida está por toda parte, mas devemos lembrar que o ato de comer serve exclusivamente para nutrir nossa corpo e mante-lo funcionando. Conhece aquela frase: você come para viver e não vive para comer. Você deve sim ter prazer ao se alimentar, mas isso não quer dizer que precise comer batatas fritas ou bolo para ser feliz.

sarada 4

O que fazer? Quando pensar no final de semana, não pense SÓ em comida. Programe outras coisas que te deixem empolgado (a) e com vontade de VIVER!

Espero que coloquem essas dicas em práticas !

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

2 Comentários

  1. por roberta - 13 de abril de 2016  10:14 Responder

    é no final de semana mesmo que acontecem os exageros, todos os amigos convidam para comer...como é difícil resistir....

    • por giovana - 13 de abril de 2016  10:59 Responder

      Verdade!
      Mas comer é uma delícia, né? Uma celebração. A comida não deve e não pode se tornar um problema em nossas vidas...

      Super beijo,
      Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.