Como eliminar os quilos que ganhei durante as festas?

Olá pessoal!

Que saudade eu estava! Sabem como é… Férias… Sem sinal da internet e tal… Por isso fiquei uns dias sumida, mas estou de volta! Espero que 2014 seja um ano maravilhoso para todos, repleto de realizações e principalmente muita SAÚDE, afinal sem ela não conseguimos nada, não é mesmo?

Quando o pessoal descobre que sou nutricionista (principalmente no começo de ano), a primeira pergunta que fazem é: como perder peso? Aliás, enquanto eu estava na praia, só escutava as pessoas conversando sobre isso : “Vou comer mesmo! Comer muito… Ano que vem faço dieta.”. O “ano que vem” chegou… E cá estamos! Nada mais natural do que fazer uma matéria sobre “Como eliminar os quilos que vocês ganharam durante as festas”. Sim, porque eu não ganhei peso (Mentira… Ganhei sim, mas já estou na linha novamente!). Enfim, como começar o ano com uma alimentação regrada, que elimine os excessos cometidos durante as férias? Acompanhe o post de hoje, e se tiver dúvidas, não deixe de comentar!

images8I9ICHOI Primeira pesagem do ano…

Além dos alimentos gordurosos e ricos em açúcar engordarem, eles também te envelhecem. Veja bem, a palavra EXCESSO já indica que algo não vai acabar bem. Se é excesso, é a mais do que o necessário, concordam? Pois bem, o EXCESSO de alguns alimentos causa inflamação celular. Se a célula está inflamada, ela simplesmente não consegue realizar sua função de maneira adequada. E que alimentos seriam esses que podem fazer com que as células do seu corpo fiquem doentes? EXCESSO de açúcar refinado, gorduras (principalmente a saturada e a trans), alimentos ricos em conservantes e corantes, café, carne vermelha, leite e derivados, além do famigerado glúten. Com as células doentes e incapazes de se renovarem, falta disposição, as rugas aparecem, seu sistema imunológico fica fraco e por fim, você ganha peso.

Mas como a natureza é perfeita, enquanto uns alimentos te levam ao ganho de peso e envelhecimento precoce, outros te ajudam a se proteger de tais fatos. Alimentos com poder anti-inflamatório que te ajudarão a perder peso, manter a pele lisa e ainda te proteger de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e doenças cardiovasculares.

fruitnuts

Vamos começar a falar dos vilões, os inimigos da sua dieta. O que você deve evitar durante os próximos dias para perder o peso adquirido durante as festas? Resposta: alimentos com alto índice glicêmico. E que alimentos são esses? São aqueles que caem em sua corrente sanguínea rápido, de uma vez só, fazendo com que você libere insulina suficiente para levar a energia que sua célula precisa. Porém, durante as festas costumamos consumir mais do que precisamos e esse EXCEDENTE vira GORDURA.

no-sugar

    Tudo bem… Mas que alimentos são esses Giovana? Dê nomes. São os pães, massas, bolos feitos com farinha branca, doces… No exato momento que esses alimentos caem no estômago, são transformados em glicose e aumentam sua taxa de açúcar no sangue em um simples piscar de olhos. E nesse momento, a insulina é liberada, a grande responsável por transportar o açúcar circulante para dentro das células. E aqui está o “x” da questão. Insulina em excesso, liberada depressa demais tem efeito inflamatório e agora você entende o porquê da obesidade ser considerada uma doença inflamatória… É como uma fábrica com vários funcionários. Se algum deles não fizer o trabalho direito, o negócio começa a não funcionar como deveria. E é exatamente isso que acontece com seu corpo. O ganho de peso é apenas uma das consequências e indica que algo não está funcionando como deveria. Ou você está consumindo mais do que necessita ou algo está errado.

   Mais um detalhe: gordura corporal, principalmente aquela localizada, acumulada na barriga, estimula a produção dos radicais livres, substâncias inflamatórias. Ou seja, a pessoa com excesso de gordura está em constante estresse oxidativo. Resultado: envelhecimento precoce. As células ficam doentes e passam a não realizar suas funções como deveriam.

Tudo parece muito assustador, não é mesmo? Como os alimentos podem se tornar verdadeiros inimigos da nossa saúde! É impressionante o poder deles sobre nosso desempenho físico e intelectual. E por isso, você deve sim se preocupar com o que coloca dentro do seu organismo.images6JHUE5PW

Para começar este ano cuidando da saúde, anote os alimentos que não podem faltar em sua casa durante essa semana, em que você fará uma alimentação mais leve, com menos alimentos industrializados e mais alimentos anti-inflamatórios que vão te ajudar a eliminar os radicais livres e as toxinas de seu organismo.

  1. Hortaliças, de preferência orgânicas (alface, rúcula, agrião, espinafre, escarola, acelga,couve, repolho). Consumir à vontade.
  2. Legumes (abobrinha, abóbora, berinjela, couve-flor, brócolis, beterraba, cenoura, vagem). Porção: 2 a 3 por dia.
  3. Frutas frescas. Porção: de 2 a 3 por dia.
  4. Oleaginosas (castanha do Pará, castanha de caju, nozes, amêndoas). Porção: comer uma porção de 30 gramas (punhado) ou 1 castanha do Pará + 1 fruta nos lanches.
  5. Peixes: o salmão é o campeão em DMAE, substância fundamental para manter a pele firme e evitar rugas. Além disso, é fonte de Ômega-3, porém hoje em dia isto não quer dizer muita coisa, já que os peixes vendidos são criados em cativeiros, e não em águas frias e profundas, ambiente necessário para o desenvolvimento deste nutriente nos peixes. O Ômega-3 tem ação anti-inflamatória e ajuda a combater o excesso de radicais livres. Porção: no mínimo 2 filés por semana. O consumo de suplementos a base de óleo de peixe deve ser orientado por um (a) nutricionista.
  6. Farinha de linhaça: essa sim tem Ômega-3 e uma tropa de antioxidantes. Contém vitamina E, que contribui para renovação celular e adia o envelhecimento. Vale lembrar que gergelim, castanhas e outras oleaginosas também são consideradas “gordura do bem” e têm ação anti-inflamatória. Porção: de 1 a 2 colheres de sopa por dia.
  7. Batata-doce: carboidrato de baixo índice glicêmico, que ajuda a manter a glicemia estável e assim evita picos de insulina.
  8. Quinua: a versão em grãos cozida substitui o arroz, com a vantagem de oferecer menos carboidratos e mais proteína.
  9. Soja: o grão cozido, seja torrado ou fermentado (missô) é rico em isoflavonas, fito-hormônios (parece hormônio, mas não é!) que inibem a produção de sustâncias inflamatórias. Além disso, na forma de iogurte, leite ou queijo (tofu), a soja é uma excelente fonte de proteína, nutriente fundamental para manutenção da massa magra. Lembrem: quanto mais músculos, mais calorias vocês queimam parados. Porção: 2 colheres de sopa do grão por dia ou 1 porção de leite ou iogurte de soja.
  10. Chá verde: além de possuir uma turma de antioxidantes, o chá verde acelera o metabolismo e tem efeito diurético. Porção: 4 xícaras de chá verde por dia. Tomar até as 17 horas.

Ótimo! Anotaram tudo que precisam? Lembrando que arroz integral também está liberado. Agora anote o que você NÃO vai consumir durante essa semana:

  • Café e chá preto
  • Refrigerante (esse você não deveria consumir nunca… Conselho de amiga!)
  • Doces
  • Açúcar branco
  • Sal em excesso
  • Pães, massas e arroz brancos
  • Carne vermelha e embutidos
  • Fritura

Pronto! Esse é o desafio da semana… Quero ver todo mundo com pelo menos um quilo a menos no final dessa semana, combinado?

 

Ah, não se esqueçam de tomar MUITA água… No mínimo 2 litros por dia.

Depois me contem!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

2 Comentários

  1. por Giu - 7 de janeiro de 2014  19:56 Responder

    Desafio aceito! rs

    • por giovana - 7 de janeiro de 2014  22:01 Responder

      Boa Giu! Conte comigo! Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.