Aumente seu nível de energia! Alimentos poderosos para aumentar seu rendimento no trabalho

Olá pessoal!

Sabe aquela hora que você está no trabalho e pinta aquela falta de energia? A letargia entra em ação, seus olhos ficam vidrados e sua cabeça fica quase pendendo sobre o teclado do computador. É a crise do meio da tarde. Mas você não está sozinho(a) neste episódio. Isso acontece com muitas pessoas, que desesperadas, fazem filas na máquina do café ou apelam para os lanches disponíveis em lanchonetes que na maioria das vezes, não oferecem muitas opções saudáveis. Se identificou? Então esse post é para você!

Tired at the office

Isso acontece devido à queda do nível de energia causada por nosso ritmo circadiano natural e pode ocorrer pela falta de sono, por pular refeições ou por consumir no almoço alimentos processados ou ricos em carboidrato simples, sem a presença de proteína.

O segredo é prevenir o colapso. Como? Alguns alimentos podem te ajudar, mas para começar anote aí: você deve evitar lanches açucarados, que inicialmente aumentam seu nível de energia, mas uma hora depois te deixa cansado(a) e com mais fome do que estava. A seguir, os alimentos que vão aumentar seu nível de energia durante a jornada de trabalho e durante a vida!

NOZES E AMÊNDOAS

almonds-and-walnuts1

Para evitar que sua glicemia fique em uma montanha-russa, consuma uma porção de amêndoas. Mas quanto seria uma porção? Veja, isso varia muito de acordo com as necessidades calóricas de cada um, mas em média uma porção seria 30 gramas ou um punhado. Amêndoas ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue ao longo do dia, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Purdue publicado na edição de janeiro de 2011 da revista científica “Nutrition and Metabolism”. E se você quer melhorar sua concentração e seu humor, consuma nozes! De acordo com estudos, o ômega-3 encontrado em nozes ajuda a manter seu humor equilibrado.

LEITE E DERIVADOS DESNATADOS

Yogurt

 

Se você não apresenta intolerância a lactose ou não sente desconforto ao consumir leite e derivados, a versão desnatada destes alimentos são ótimas opções para seu lanche. O açúcar do leite ou lactose em alimentos com baixo teor de gordura proporcionam energia instantânea, já que sua resposta glicêmica é bem rápida, particularmente a do leite. Além disso, sua alta quantidade de proteína ajuda a manter a saciedade e deixar a fome afastada por mais tempo. E tem mais: se você adicionar aveia ao seu iogurte terá a união de um alimento probiótico e outro prebiótico, o que irá contribuir para uma digestão saudável, um sistema imunológico fortalecido e ainda prevenirá retenção de líquido e consequentemente o inchaço, tão comum em pessoas que ficam muito tempo sentadas.

ABACATE E AZEITE

avocado-olive-oil

Você sabia que uma metade de abacate por dia mantém a ansiedade que leva a fome bem longe, especialmente se for consumido como lanche no meio da tarde. A gorduras encontradas no abacate o no azeite retardam o esvaziamento gástrico. O que isso quer dizer pessoal? Que a comida fica mais tempo em seu estômago e assim, você demora mais para sentir fome. E o que isso tem a ver com seu nível de energia? TUDO! Afinal, quanto mais estável sua glicemia, menos você sentirá cansaço. E mais: estudos mostram que o ácido oleico do azeite ajudam a suprimir a fome entre as refeições. Você pode fazer uma pasta de abacate, sal marinho e azeite e levar em uma lancheira térmica para comer com pão integral em seu lanche da tarde. O ácido oleico do azeite desencadeia uma reação no organismo que mantém a fome afastada e ativa uma área do cérebro que informa ao corpo que está saciado e com energia suficiente.

Abacates também são ricos em potássio, mineral que regula a função renal e a pressão arterial, além do folato, uma vitamina do complexo B que ajuda o organismo a produzir e manter novas células.

FRUTAS CÍTRICAS

citrus

Quando você estiver prestes a cochilar em sua mesa, sinta o cheiro de uma fruta cítrica. Sentir o aroma de frutas cítricas pode estimular o estado de alerta, de acordo com estudos. Comer a fruta é melhor ainda: seus açúcares naturais são digeridos em cerca de 30 minutos, fornecendo energia rápida e duradoura. As frutas são ótimas opções de lanche pois contêm fibras e carboidratos complexos que fornecem energia de forma mais duradoura do que comer doces sem fibras. Além disso, comer metade de uma toranja (ou “grapefruit”) antes de uma refeição parece ajudar a perder peso. Mas cuidado: você não deve consumir toranja se está tomando algum tipo de medicamento, pois a fruta pode reduzir o seu efeito.

CHOCOLATE ESCURO

darkchocolate

Se seu dia está cheio de trabalho e estresse, consumir um chocolate rico em cacau (quanto mais cacau, melhor!) pode te ajudar (e muito!). Esse alimento desencadeia a liberação de endorfinas que vão elevar seu astral e energia! A serotonina, o neurotransmissor calmante, também é afetada pelo consumo do chocolate.

Rico em flavonoides, o chocolate escuro ou amargo têm alto poder antioxidante que ajuda seu organismo resistir a danos celulares causados pelo excesso de radicais livres. De acordo com estudos nacionais e internacionais, o chocolate escuro tem a capacidade de ajudar a reduzir a pressão arterial, dando um alívio naquela sensação de estresse. Mas consuma de forma controlada, pois é rico em gordura: consuma de 2 a 3 quadrados quando o cansaço bater, combinado?

Espero que essas dicas te ajudem a render cada vez mais em seu trabalho. Adote um estilo de vida saudável e verá as maravilhas que isso pode fazer em sua vida… Acredite e conte comigo!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.