A melhor dieta para sua tireoide

Olá pessoal!

Semana passada pedi que me mandassem sugestões/dúvidas para que eu fizesse matérias aqui para o blog (estava sem inspiração!). Nem preciso dizer o quanto meus leitores são INCRÍVEIS, né? Vocês me mandaram muitas sugestões bacanas! Tenho várias pautas para discutir e estão todas devidamente anotadas. Qualquer hora sua sugestão aparece por aqui…. Fiquem ligados!

Bom, um dos assuntos mais pedidos foi: alimentação para pessoas com problema na tireoide (hipotireoidismo, mais especificamente). Realmente a incidência de disfunções nessa glândula aumentou consideravelmente nos últimos anos. A causa? Não se sabe. Mas acredita-se que esse tipo de problema SEMPRE existiu em grande escala na população. O que evolui foram os exames e dessa forma, aumentaram os diagnósticos.

O fato é que quando algo não funciona bem em nosso organismo, problemas começam a aparecer. O que é de se esperar, não é?

Que tipo de problemas podem aparecer na tireoide?

A tireoide pode sofrer de doenças que acometam:

  • Sua forma (aumento difuso ou nodular);
  • Sua função (hipotireoidismo ou hipertireoidismo) OU
  • ambos

No caso do hipotireoidismo, que foi o assunto mais pedido, a tireoide não produz hormônio suficiente e a reposição (por medicamentos) é necessária. A falta de hormônio leva a alterações no metabolismo de diversos órgãos do corpo e alguns sintomas podem aparecer.

Quais os sintomas gerais do hipotireoidismo?

Cansaço, ganho de peso, depressão, dificuldade de se concentrar, memória fraca, intolerância ao frio, redução da frequência cardíaca, pele seca, unhas e cabelos quebradiços, dores articulares. Também pode ocorrer prisão de ventre, fadiga muscular, alterações no ciclo menstrual, inchaço no rosto e pernas e aumento do colesterol. MAS LEMBRE-SE: esses sintomas podem aparecer em diversas condições de saúde. Cabe ao médico avaliar os exames e relaciona-los com os sintomas apresentados pelo paciente para fazer o diagnóstico final.

Tratamento do hipotireoidismo

Você não precisa se apavorar se for diagnosticado (a) com hipotireoidismo. É facilmente controlado com a reposição do hormônio tiroidiano (levotiroxina). Os sintomas desparecem com o uso contínuo do medicamento. Deve haver disciplina no tratamento, por isso certifique-se de tomar o remédio todos os dias em jejum, pelo menos 15 minutos antes da refeição, para que nada atrapalhe sua absorção. Ao repor o hormônio da forma correta, sintomas como cansaço, fadiga e estresse irão desaparecer. Nada como um dia após o outro…. Dê tempo ao tempo e não abandone o tratamento esperando soluções rápidas e milagrosas para os problemas.

 Algum alimento pode curar o hipotireoidismo?

Não existe um alimento ou dieta específica para corrigir uma disfunção da tireoide de forma independente. Uma boa alimentação, juntamente com o tratamento medicamentoso e a prática de atividade física é o que você precisa para controlar a disfunção e viver bem de verdade. São coisas que todas as pessoas deveriam fazer, não apenas quem apresenta algum problema endócrino, como o hipotireoidismo ou diabetes.

Uma alimentação equilibrada, com alimentos nutritivos e de qualidade, pode ajudar tanto na prevenção quanto no tratamento das disfunções da tireoide.

FALEI SOBRE OS BONS NUTRIENTES PARA A TIREIOIDE AQUI.

E os vegetais crucíferos, como a couve, brócolis, o repolho, a couve-flor… Se tenho hipotireoidismo devo retira-los da dieta?

Na teoria, o consumo de vegetais crucíferos poderia levar a uma disfunção na tireoide por possuírem substâncias capazes de inibir a produção de hormônios produzidos pela glândula. Isso só poderia acontecer em duas situações:

  • Caso você consumisse quantidades ABSURDAS desses vegetais por dia (tipo 1 kg de couve);
  • Se você tivesse deficiência de iodo.

O iodo é um nutriente fundamental para a produção dos hormônios tireoidianos. Em 1990, mais de 650 milhões de pessoas no mundo foram acometidas por uma doença chamada bócio, caracterizada pela deficiência de iodo na alimentação. No Brasil, em 1955, cerca de 20,7% das crianças em idade escolar apresentavam bócio endêmico. Em 1974 esse número caiu para 14,1%. E o que mudou? Acrescentaram iodo ao sal de cozinha. Por isso não precisamos nos preocupar tanto com o iodo da dieta… A não ser que você retire totalmente o sal da alimentação e não consuma uma quantidade adequada de alimentos ricos nesse nutriente.

Como as duas situações são raras, você NÃO precisa retirar estes alimentos da sua rotina. São muito nutritivos! Uma porção por dia de algum deles (que seria um prato de sobremesa) é uma quantidade segura e proporciona diversos benefícios a sua saúde! As folhas de couve ou espinafre usadas no suco verde também não causarão nenhum impacto negativo em sua tireoide. REPITO: isso só aconteceria se você consumisse GRANDES quantidades desses alimentos.

Glúten e hipotireoidismo

Pessoal, quem é antenado em dieta e alimentação sabe do que estou falando. O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada (a aveia entra na lista por sofrer contaminação cruzada, mas não possui glúten em sua composição. De qualquer forma, os celíacos não podem consumir qualquer aveia, apenas as isentas desse componente). Essa proteína não é bem diferida em 6% da população.

Estudos têm demostrado uma forte ligação entre a sensibilidade ao glúten (que não chega a ser uma doença celíaca, mas apresenta diversos sintomas no paciente) e a própria doença celíaca com o hipotireoidismo. O que acontece é o seguinte: o sistema imunológico de pessoas hipersensíveis ao glúten poderia confundir esse componente com tecidos tireoidianos e atacar a tireoide “sem querer querendo”, entenderam? Não sei se já comentei com vocês aqui, mas nosso sistema imunológico pode errar de vez em quando. No meu caso, quando me tornei diabética aos 7 anos, uma semana antes de diagnosticar essa condição tive catapora. Os médicos disseram que pode ter acontecido o seguinte: na hora de atacar o vírus da catapora para mata-lo, ele atacou as minhas células que produziam insulina e assim me tornei diabética. É justamente o que pode acontecer com uma pessoa sensível ao glúten ou celíaca: ao consumir esse componente, o sistema imune ataca a tireoide achando que é o glúten. Com isso, a pessoa desenvolve hipotireoidismo (nesse caso, a tireoidite de Hashimoto).

Enquanto alguns estudos defendem a dieta isenta de glúten aos pacientes com hipersensibilidade ou celíacos, outros não encontraram melhoria ao retira-lo da dieta desses indivíduos. A verdade é que…. Não sabemos!

Por isso não é possível generalizar absolutamente NADA quando se fala em saúde. Mas é muito importante que você faça exames para diagnosticar alguma sensibilidade ou intolerância ao glúten, ainda mais se possui algum tipo de disfunção endócrina como o hipotireoidismo. Uma simples alteração na dieta que pode mudar sua vida.

É importante destacar uma coisa: não faça mudanças em sua rotina alimentar por conta própria, certo? No caso dos alimentos sem glúten, você pode se prejudicar. Hoje já há uma grande preocupação da indústria de alimentos quanto a isso. Os produtos sem glúten tendem a ter menos vitaminas e fibras que os integrais, porém hoje já existem alguns alimentos no mercado que atendam todas as necessidades sem ter o glúten na composição. De qualquer forma, procure um profissional para te orientar a fazer essas trocas na alimentação da melhor maneira possível.

Tireoide e o peso

Uma disfunção na tireoide pode dificultar sua perda de peso, ainda mais se você não for das pessoas mais disciplinadas e comprometidas com a própria saúde. Pode ser mais difícil, mas definitivamente NÃO É IMPOSSÍVEL. Aliás, é SUPER possível…

O que você deve fazer? APOSTO que você sabe! O que posso te dizer é para não se cobrar tanto, assim o processo não se torna estressante. Controlar o peso, fazer uma atividade física e tomar um remédio certinho, não são coisas de outro planeta. Dê o primeiro passo e não pense muito para fazer…. Simplesmente faça. Comece com uma mudança no seu café da manhã, por exemplo. Troque o pão por um integral, acrescente uma fruta no lanche, coma um pouco de verdura no almoço ou uma sopa de vegetais no jantar. Faça uma caminhada de 10 minutos por dia….O importante é começar, dar o primeiro passo.

É importante salientar aqui a importância do tratamento medicamentoso e o acompanhamento médico periódico. Faça exames (no mínimo a cada 6 meses) para evitar ou tratar o problema o mais cedo possível.

Não é normal se sentir cansado, estressado, com falta de energia o tempo todo. Não se acostume a isso! Nós, seres humanos, nos adaptamos a qualquer condição, seja boa ou ruim. Ás vezes nos pegamos sofrendo todos os dias com uma dor, um desconforto, mas não vamos ver o que é ou fazemos algo para mudar. Simplesmente reclamamos e sofremos, como se isso fosse ajudar ou como se a solução mágica fosse aparecer ao ouvir nossas preces. Ir ao médico, fazer exames, cuidar da alimentação, praticar uma atividade física…. Tudo isso acaba ficando para depois diante das preocupações e problemas do dia a dia. Mas pare para pensar em como sua vida melhoraria se você se sentisse melhor.

Será que o seu dia de trabalho não seria mais produtivo? Será que sua vida amorosa não estaria melhor se você estivesse se sentindo mais confiante consigo mesmo (a)? Será que até mesmo sua vida social não melhoraria, já que seu bom humor atrairia mais amigos? Afinal, quem gosta de ficar perto de um “reclamão” ou “reclamona”?  Sentindo-se mal com algo, fica difícil ser feliz.

Não se acostume a viver mal, a empurrar a vida com a barriga. Tome uma atitude e faça uma mudança por vez, sem cobrança, sem sofrimento…. Apenas com a consciência de que é para o SEU bem. E se a gente não se amar, quem vai?

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

10 Comentários

  1. por Adriana Kurita - 5 de outubro de 2015  23:00 Responder

    Fui diagnosticada recentemente com hipotireoidismo, embora eu já sentisse os sintomas há anos...essa matéria foi um presente para mim, obrigada!

    • por giovana - 8 de outubro de 2015  21:30 Responder

      Oiiii Adriana!!!
      Poxaaa, que legal!!! Fiquei feliz em te ajudar =D
      Beijão,
      Giovana Morbi

  2. por Ednéia Bravo Barreto - 8 de outubro de 2015  13:09 Responder

    Giovana, boa tarde!

    O texto foi muito bem escrito, como todos os que vc. produz.
    Porem não ficou claro, quais são os alimentos que poderia comer, e ajudar o bom funcionamento da tireoide, além é claro de tomar a levotiroxina.

    Grata,
    eBravo

    • por giovana - 8 de outubro de 2015  21:30 Responder

      Oi Edinéia!
      No meio da matéria coloquei um link de um post de umas três semanas atrás em que escrevi sobre os nutrientes necessários para o bom funcionamento da tireoide e os alimentos onde encontra-los! Tenta clicar lá que abre a matéria em outra janela! =D Espero ter ajudado!
      Beijão, Giovana Morbi

  3. por Raque - 9 de outubro de 2015  23:17 Responder

    Boa noite,amei sua matéria, faz anos que tomo remédio, n entendi sobre o glúten, será q foi o causador da hipo,amo pão rsrs...bjus

    • por giovana - 14 de outubro de 2015  9:23 Responder

      Oi lindona,

      Fico feliz que tenha gostado!
      Então, alguns estudos mostram que pode haver uma relação entre o glúten e problemas na tireóide. A retirada desse componente da dieta de pessoas que sofrem com problemas na glândula poderia ser algo muito bom para a saúde desses pacientes. Mas te aconselho a procurar orientação, caso queira fazer o teste, para não te prejudicar e nem te deixar infeliz, né? Uma boa dieta deve nos deixar satisfeitos e felizes, acima de tudo!
      Beijão,
      Giovana Morbi

  4. por Brenda - 9 de novembro de 2015  10:21 Responder

    Tenho Hipotiroidismo desde os 10 anos de idade, vivo no efeito sanfona. Esta matéria foi sensacional para mim. Obrigada Giovana.

    • por giovana - 11 de novembro de 2015  10:55 Responder

      Oiii Brenda,

      Fico MUITO feliz que tenha te ajudado!

      Beijo no ❤,
      Giovana Morbi

  5. por Jane Moreira - 28 de janeiro de 2017  13:48 Responder

    Olá Giovana, como vai?
    Tenho feito pesquisas sobre dieta para casos de hipotiroidismo e achei seu post bem coerente. Estou querendo fazer um acompanhamento com um profissional de nutrição e quero saber se vc faz este trabalho. Estou em Belo Horizonte, se vc não for daqui e tiver alguém para me indicar ficaria grata.
    Grande abraço!

    • por giovana - 30 de janeiro de 2017  11:22 Responder

      Sou de SP, linda. Não conheço nutri de BH.. =(

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.