9 coisas que você deve tentar se nenhuma dieta funcionou

Olá pessoal!

Se você já tentou todos os tipos de dieta e nada funcionou, este post é especialmente para você…

 

A maioria das pessoas quando pensam em dieta, já relacionam com sofrimento e privação, o que acaba tornando o processo desgastaste e marcado como uma experiência negativa. Dietas com restrições de nutrientes, como todos devem saber, não funcionam. Pode funcionar para algumas pessoas, afinal, cada organismo é único. Porém, para a grande maioria dos mortais, a mudança de hábitos ainda é a melhor alternativa. E essa mudança não acontece do dia para noite. Antes de você tentar seguir um plano de dieta, siga os conselhos a seguir. É mais fácil do que você pensa!

1) Deixe de contar

contando calorias

A primeira coisa que eu não aconselho você a fazer é ficar contando calorias. Primeiro porque nem tudo que tem poucas calorias é bom para perda de peso e segundo, porque gera uma ansiedade desnecessária, que acaba resultando em mais fome. E isto acaba virando um ciclo! Você fica ansioso(a), come muito, fica chateado(a), deprimido, e come… Pare de contar e garanto que provavelmente você perderá peso e também será capaz de mante-lo por mais tempo.

2) A sua escolha deve ter qualidade

frutasComa uma fruta em vez de um doce… Elas oferecem muito mais nutrientes!

Não adianta pessoal… Se o alimento oferece poucas calorias, mas é lotado de sódio e conservante, isso não é vantagem. O alimento deve ter qualidade, e quando falo em qualidade quero dizer que tudo que você comer deve ser rico em nutrientes. Seu corpo precisa manter os nutrientes, vitaminas e minerais em equilíbrio para garantir que seu corpo funcione em perfeita harmonia. Como já disse, nosso organismo é como uma orquestra. Se falta algum integrante, o som já não é tão bom e de qualidade como poderia ser. Ou seja, mantendo seus estado nutricional em dia, provavelmente sua perda de peso acontecerá. Troque sua batata inglesa pela batata-doce, coma mais legumes e frutas, troque o leite e iogurte integral pelo desnatado, o arroz branco pela quinua ou pelo integral e escolha fontes de proteína magra, como frango e peixe, por exemplo. Fazendo essas trocas básicas, você já consegue um bom resultado.

3) Coma pequenas porções

Passar fome quando se está de dieta é um erro típico. Você não deve passar fome… Pelo contrário. Você deve comer várias vezes ao dia, em quantidades menores. E sempre escolhendo alimentos de qualidade. Não adianta nada você comer pequenas porções de batatas fritas ou chocolate ao longo do dia. Lembre-se: a escolha dos alimentos é muito importante no processo da perda de peso. Comer pequenas refeições durante o dia mantém o açúcar estável, garantindo sua saciedade. Esse hábito também aumenta seu nível de energia, pois comer refeições maiores dificultam a digestão, te deixando sonolento(a).

4) Caminhe…

walk

Primeiro, não coloque metas muito difíceis de alcançar, como por exemplo “Essa semana vou para academia todos os dias”. Comece fazendo caminhadas de 30 minutos duas ou três vezes por semana e depois, conforme sua disposição melhorando, aumente o ritmo. Mudanças não são fáceis e quando são drásticas são mais difíceis. Caminhar é uma ótima maneira de queimar calorias, reduzir o estresse e acelerar seu metabolismo. E não precisa gastar nada de dinheiro, não é pessoal? Basta sair andando por aí, pelo seu bairro. É uma ótima maneira de perder peso!

5) Livre-se da tentação!

noSai pra lá cupcake…

Você AMA chocolate e perde o controle quando está diante de um? Então não compre. Simples assim! Esta é a melhor maneira de desacostumar a comer essas coisas. Se sua casa já está lotada de chocolate, faça uma doação e pronto!

6) Faça compras com uma lista…

shop

A próxima coisa que você deve fazer é ir para o mercado sem fome e com uma lista apenas com alimentos de verdade e saudáveis. Lembre-se de que alimentos light/diet nem sempre são as melhores opções, afinal a indústria quer lucrar e por isso, muitas vezes enganam o consumidor com rótulos tentadores. Atenha-se a sua lista e não fuja dela. Fazer isso vai evitar que você compre as tentações das quais está fugindo. Esta é uma ótima maneira de planejar suas refeições e manter o orçamento sob controle.

7) Pare de procurar dietas em livros ou internet!

procurando dietasFez a dieta da amiga e não funcionou? Nem tudo é bom para todos…

Cada um é cada um. O que funcionou para sua amiga, pode não funcionar para você , e pode ser até perigoso! Você precisa conhecer seu corpo, entender o que funciona para você e procurar a orientação de um profissional da nutrição.

8) Considere intolerâncias ou alergias alimentares!

Se você come todos os dias as mesmas coisas, pode ser que desenvolva intolerâncias a certos alimentos e esse fator é decisivo para perda de peso. Você já tentou de tudo e não emagrece? Então você pode ser candidato(a) a uma intolerância. Os sintomas são variados: você pode sentir desde uma dor de cabeça até uma diarreia crônica. Além disso, intolerâncias ou alergias alimentares dificultam ou impossibilitam a perda de peso. Para diagnosticar há exames específicos ou estratégias para isso.

9) Coma para manter seu açúcar estável!

E para terminar, a melhor coisa que você pode fazedor para perder peso de uma maneira saudável é comer para manter seu nível de açúcar no sangue estável. Evite açúcar, alimentos refinados e não deixe de comer estes 3 nutrientes em suas refeições: carboidrato/proteína/gordura. Se você fica em jejum por muito tempo, seus níveis de açúcar caem e isso desperta uma fome descontrolada. Aí você ataca tudo que vê pela frente. O açúcar acumula em sua corrente sanguínea e o excesso é estocado como gordura principalmente na barriga. O excesso de cafeína também pode causar isso, então preste atenção se anda consumindo MUITO café, combinado? Duas xícaras pequenas por dia está ótimo!

Bem, espero que não deixe de considerar esses conselhos quando estiver frustrado(a) com alguma dieta. Se você realmente quer perder peso, cuidar da alimentação e praticar atividade física são aspectos fundamentais. A melhor perda de peso é lenta e com muita paciência. Se estressar com a dieta pode fazer você ganhar peso e não é isso que queremos. Não lute contra seu corpo, ele é seu aliado, seu templo. Cuide da sua mente e do seu corpo. E conte para mim, qual sua maior frustração quando faz dieta?

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.